quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Segundo round

Nessa manhã, a F1 volta à sua pré-temporada no conturbado Bahrein, sendo que é mais fácil encontrar onde não estar conturbado no mundo do que o contrário. Para a torcida de muitos, em Jerez foi visto uma Red Bull frágil e com sérios problemas de confiabilidade, principalmente na refrigeração dos motores Renault que, de tão complicados, também atrapalhou Toro Rosso e Caterham.

Se Adryan Newey é conhecido como o gênio da aerodinâmica, seus desenhos agora terão que contemplar o sistema de refrigeração do complexo powertrain da Renault. Num momento de tantas mudanças na F1, andar poucos quilômetros como a Red Bull em Jerez pode representar um problema sério e por isso a Renault necessita de uma virada para essa bateria de testes no Oriente Médio. Quem acumulou muita quilometragem foi a Mercedes, a equipe, que testou a confiabilidade do seu elegante conjunto com sucesso, enquanto a McLaren mostrou uma nova suspensão traseira que pode ser a tendência para os próximos dias, já que além de confiável, a prateada McLaren se mostrou também muito veloz.

Tendo agora a Mercedes como parceira, a Williams conseguiu ter a sorte grande de trocar o problemático Renault pelo bom conjunto tedesco e nadou de braçada em Jerez, evoluindo muito com relação ao péssimo carro de 2013, com Felipe Massa na liderança e gostando bastante de estar nessa posição pela primeira vez na F1. Há quem diga que a Ferrari escondeu o leite em Jerez, quando os italianos acumularam muitos quilômetros, mas com bastante discrição. Com notícias de bastidores de que a relação entre Alonso e a Ferrari não é mais a mesma, 2014 tende a ser um ano turbulento em Maranello e ter um bom carro ajudará nesse complicado relacionamento.

Com todas as suas dúvidas ainda para serem respondidas e com a Renault necessitando com urgência de melhorias de impacto, a F1 começa seu segundo round de testes vindo mais forte, já que em Jerez as equipes andaram claramente abaixo do potencial dos carros e no Bahrein, um deserto, os problemas de refrigeração poderão se maximizar. Até sábado, teremos um quadro mais claro de como será as primeiras corridas de 2014.

Nenhum comentário: