De ontem para hoje, a equipe McLaren foi o foco das atenções do mundo da F1 por causa de duas notícias. Primeiro foi uma carta assinada pela McLaren admitindo a culpa pelo famoso episódio de espionagem que entrou para a história da F1 na metade deste ano. A McLaren confessou que "informações sigilosas da Ferrari acabaram sendo "disseminadas", mais do que se previa dentro da fábrica em Woking." Não contente em admitir a culpa, a equipe de Ron Dennis também pediu desculpas à Ferrari e toda a comunidade da F1.
Arrependimento Mclariano? Que nada! Informações preliminares da FIA indicavam que o carro de 2008 da McLaren continha partes do carro da Ferrari de 2007, usurpadas por Nigel Stepney e entregues a Mike Coughlan. Como a McLaren poderia ser punida severamente mais uma vez pela FIA por causa disso, a equipe inglesa preferiu se humilhar perante a opinião pública na tentativa de se safar mais uma vez. E a tática parece ter dado certo. Max Mosley anunciou que a reunião do Comissão da FIA que avaliaria o modelo MP4/23 no dia 14 de fevereiro de 2008 será cancelado pelo pedido de desculpas da McLaren. A FIA está boazinha? Bulhufas! Um acordo deve ter sido feito entre FIA-McLaren ou Mosley-Dennis para que nada mais acontecesse com relação a esse episódio da espionagem e tudo finalmente acabasse para o bem da F1.
Talvez tentando encobrir tamanha humilhação, a McLaren acabou com o último grande mistério da F1 para 2008. Heikki Kovalainen será o companheiro de equipe de Lewis Hamilton na McLaren em 2008. Num troca-troca entre inimigos, Briatore recebeu Alonso de volta da McLaren e mandou para seu desafeto Ron Dennis seu pupilo Kovalainen.
Agora resta saber qual será o comportamento do finlandês dentro da McLaren, pois tudo leva a crer que Hamilton será o primeiro piloto da equipe e Heikki seria apenas um escudeiro, mas o próprio nórdico já declarou que quer vencer de qualquer maneira. Será uma dupla interessante e rápida, mas ao mesmo tempo muito inexperiente. Lewis e Heikki tem somados apenas 34 Grandes Prêmios na carreira e apenas um ano na F1, sendo que 2008 haverá a saída do Controle de Tração e nenhum dos dois tiveram um contato muito íntimo com F1s sem o aparato eletrônico. Ou seja, no momento em que a experiência seria mais do que bem-vinda, a McLaren colocará dois pilotos verdes nos seus cockpits. Será algo a se observar, principalmente se houver uma troca de forças entre as equipes de F1 no ano que vem, pois se no final de 2006 a Renault era a campeã, hoje a McLaren teria o melhor carro, mas nada leva a crer que isso continuará ano que vem.
Com a confirmação de Kovalainen na McLaren, os movimentos dentro dentro do tabuleiro da F1 vão terminando, sendo que sobraram apenas três peões para serem definidos. O ano de 2007 da F1 definitivamente terminou e agora só temos 2008, com seus respectivos protagonistas, à frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário