Na medida em que as equipes se degladiavam na pista de Jerez no primeiro teste pós-furacão, a F1 estava mais interessada no que acontecia em Monte Carlo, lugar da reunião do Conselho Mundial da F1. Com boatos de que outras equipes poderiam sair da F1, várias medidas foram impostas à F1. Não restam dúvidas de que 2009 será bem diferente. Como normalmente faz, Mosley criou um balão de ensaio com várias baboseiras e poucas propostas viáveis. A maiorias das baboseiras não passou, mas as viáveis foram quase todas trazidas a realidade. O motor, principal alvo atual de Mosley, deverá durar três corridas. Sinceramente não gosto muito disso, mas é bem melhor do que o motor-padrão, apesar da Cosworth construir um motor standard a partir de 2010 com preços módicos. Outra novidade é o fim dos testes durante a temporada e a restrição dos Túneis de vento. Pelo o que vimos, se uma equipe construir um carro errado, ele ficará errado até o fim e com o pouco uso do Túnel de vento, muitas das decisões serão empíricas, sem muito uso da ciência. Outro fato é a praticamente extinção da função de piloto de teste, emprego bastante procurado até a cinco anos atrás. Para 2010, ocorrerá o fim dos rebastecimentos (oba!) e o fim das mantas térmicas nos pneus (uhh!). Além de outras medidas que deverão aparecer, uma nova F1 estará mostrando sua cara (bem feia, por enquanto...) a partir de 2009.
2 comentários:
É meu amigo JC. As coisas vão mudar mesmo. Isso já estava previsto. E não só na Fórmula 1. O mundo inteiro está mudando.
Grande abraço.
SAVIOMACHADO
desde que não diminuam a duração dos GPs, acho que tá valendo.
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