domingo, 5 de dezembro de 2010

Corrida maluca


Essa manhã a Stock Car conheceu seu novo campeão em uma das corridas mais insanas dos últimos tempos. Max Wilson entrou na corrida final como líder do campeonato, mas as péssimas condições de tempo em Curitiba fez da prova derradeira uma loteria sem fim, com muitas variáveis. Logo de cara, um dos quatro concorrentes ao título abandonou a prova ao levar um toque quando liderava a corrida ainda na segunda volta. Allan Khodair havia tomado a ponta do pole Thiago Camilo, mas a chuva que aumentava fez Camilo encher a traseira de Khodair. Thiago seria desclassificado. A chuva se intensificou e com elas as confusões, com Ricardo Maurício, Max Wilson e Cacá Bueno se alternando como campeão desta temporada. Quando a chuva piorou de vez, Ricardo Maurício acabou abandonando em um toque com David Muffato e Max Wilson, mesmo sem visibilidade, acabou se tornando campeão desta temporada ao terminar em 8º, uma posição atrás de Cacá Bueno, que necessitava de um 5º lugar para ser tetra.

Max Wilson já um veterano das pistas, mas enveredou por uma carreira diferente após não ter chances de realizar o sonho de correr na F1. Para quem não lembra, Wilson foi companheiro de Juan Pablo Montoya como piloto de testes da Williams em 1998, mas enquanto o colombiano chegou a ser uma estrela fugaz da F1 após uma passagem inesquecível nos Estados Unidos, Wilson não teve sucesso na Cart e se mudou pro... Australian V8. O tradicional campeonato de turismo australiano é um sucesso local, mas pouco conhecido no resto do mundo, tanto que Wilson era o único estrangeiro no certame que tinha vários pilotos oceânicos conhecidos (mas sem sucesso na Europa, apesar das tentativas), como Craig Lowdes, Will Davison e James Courtney. O campeonato é fortíssimo, mas infelizmente Wilson não obteve sucesso, apesar de ter passado vários anos por lá. Ano passado ele retornou ao Brasil pela Stock com algum sucesso, se classificando por Play-Offs e esse ano consagrou sua volta com uma bela temporada com a equipe RC-Eurofarma, time com vários títulos recentes.

Porém, a Stock mostrou hoje muita desorganização e não duvido até mesmo que o resultado seja mudado por protestos que porventura apareçam. Safety-cars entrando por motivos estranhos, transmissão ruim (Luís Roberto e Reginaldo Leme pareciam não ter informações suficientes para informar o telespectador como estava o campeonato e a corrida) e desrespeito flagrante ao regulamento, pois se não pode reabastecer (de forma artificial, diga-se de passagem...) durante o safety-car, porque TODOS os pilotos assim o fizeram? É por essas e outras que não sou fã da categoria, apesar dos elogios globais que vê crescimento aonde não existe. Mas Max Wilson não tem nada com isso e levou um título emocionante para casa!

Nenhum comentário: