domingo, 21 de abril de 2013

Quebrando recordes

Fenômenos surgem de tempos em tempos nas mais diversas esportes e no Mundial de Motovelocidade, parece estar se confirmando a chegada de um novo talento no nome de Marc Márquez, que vem quebrando todos os recordes de precocidade, assim como Sebastian Vettel na F1. Se ontem o jovem espanhol da Repsol Honda deixou o recorde histórico de Freddie Spencer, de mais de 31 anos, de pole mais jovem na história da principal categoria do Mundial, para trás, hoje Márquez quebrou mais um recorde do lendário Spencer, o de mais jovem vencedor. Numa disputa de gato e rato contra Daniel Pedrosa, Márquez assumiu a liderança do Mundial de 2013 e entrou para a história.

Com a Honda claramente superior aos demais, Márquez e Pedrosa dispararam na frente e tornou a luta pela vitória numa disputa particular entre os dois pilotos da Repsol Honda. Como de usual, Pedrosa largou na frente, capitalizando no talvez único erro de Márquez hoje, quando ele se afobou na primeira curva e freou mais tarde do que Pedrosa, mas sem nenhuma tangência e quase saiu da pista. Pedrosa liderou a maior parte da prova, com Márquez logo atrás. A diferença nunca era superior a meio segundo, até Márquez aproveitar uma porta aberta deixada por Pedrosa para conseguir a ultrapassagem vencedora e dominar seu mais experiente companheiro de equipe. Márquez venceu e está se tornando um verdadeiro furacão na MotoGP. Mesmo contando com uma ótima moto, Marc vem surpreendendo a todos com a forma como vem mostrando rápido, até mais rápido do que todos imaginavam, seu enorme talento mostrado na Moto2 e Moto3. Para Márquez, resta encontrar seu limite rapidamente, pois quando estreou em 2008, Jorge Lorenzo também mostrou um grande desempenho nas suas primeiras corridas, mas quedas sucessivas destruíram sua temporada de estreia.

Muitas vezes chego a ter pena de Daniel Pedrosa. O espanhol da Honda era o fenômeno da metade da década passada ao dominar as categorias menores do Mundial e a própria MotoGP mudou de 1000cc para 800cc, por pressão da Honda, para que Pedrosa, minúsculo, se adaptasse melhor a moto. Pois o tempo passou e o esperado título de Pedrosa não veio. Ele viu Hayden ser campeão em 2006 e Casey Stoner chegar chegando em 2011. Até seu grande rival Lorenzo já está mais estabelecido do que Pedrosa, com dois títulos. O jeito melancólico ajuda a dar dó de Pedrosa, que vê um piloto como Márquez, que dominou as categorias juniores como ele, chegar dessa maneira em seu quintal. Dani precisa se recuperar o mais rápido possível, até mesmo para o bem de sua carreira e de sua auto-estima. Como sua Yamaha não era páreo para a Honda, Lorenzo fez uma prova de chegada e quando assumiu o terceiro lugar, por lá ficou até o final, tentando até mesmo uma aproximação a Pedrosa no final. Porém, Lorenzo não tem do que reclamar neste final de semana, pois sai de Austin empatado com Márquez na liderança do campeonato, com Pedrosa atingido de forma bombástica pelo vencedor de hoje e com Valentino Rossi não se encontrando com a M1. Até o momento, Rossi não andou no nível de Lorenzo.

Com essa vitória, Márquez entra na luta pelo título, mas Lorenzo ainda é o favorito pela enorme experiência que ele tem e pela forma como a Yamaha se dá muito bem nas próximas pistas do calendário. Márquez ainda errará, como todo novato erra, e é isso que Lorenzo conta em 2013, mas para o futuro, ele e todos os demais terão que ficar de olho em Marc Márquez.

Nenhum comentário: