segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

W04

Se depender de apresentação, a Mercedes terá um ano bastante atribulado em 2013. No último sábado, a montadora prometeu uma apresentação diferente, usando o twitter para que os fãs vissem o carro novo antes do mesmo ser apresentado em Jerez nesta segunda. O problema foi que os servidores alemães não aguentaram o tranco e como resultado, a equipe se tornou piada mundial, com o carro passando a ser conhecido como W'404'. Hoje, o carro foi mostrado já andando, pilotado por Nico Rosberg e apareceu no youtube, assim como no twitter do novo contratado da equipe. Nada de uma apresentação formal.

E é justamente em Lewis Hamilton onde recai as maiores expectativas. Após anos debaixo da saia da McLaren, o inglês foi para a Mercedes se tornar o piloto mais bem pago da F1 atual, porém, numa equipe que se perdeu desde que, com a mesma estrutura e bem menos dinheiro, conseguiu um inacreditável título em 2009. As perguntas são muitas. Lewis será capaz de liderar uma equipe ainda emergente? Como o inglês se sairá se a Mercedes errar a mão mais uma vez? Como Hamilton trabalhará fora da McLaren? Essas e outras perguntas serão respondidas esse ano, mas não restam dúvidas que a Mercedes ganhou um ás ao volante, muito rápido em qualquer situação, mas também muito frágil psicologicamente. Nico Rosberg parece ser uma espécie de Barrichello alemão. Mesmo mostrando alguma velocidade, Nico parece não inspirar confiança necessária para os dirigentes para apostar nele. Primeiro, a Mercedes trouxe Michael Schumacher da aposentadoria como referência da equipe. Rosberg o superou. Agora, traz Lewis Hamilton já dizendo que ele é o líder natural da equipe. Novamente Rosberg terá que provar que é muito mais capaz de ser um mero segundo piloto.

Será a quarta temporada da Mercedes na F1 como equipe oficial e não faltaram boatos de que a estrela de três pontas estava para sair da F1, mas a Mercedes deu mais uma chance a trupe de Ross Brawn e ainda contratou, além de Hamilton, Toto Wolff como diretor da equipe, além de vários engenheiros de renome. Com Hamilton ao volante, a equipe não terá desculpas em caso de novo fracasso. A culpa será do carro.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

RB9

Continuando no ritmo das demais, a Red Bull apresentou seu carro querendo impactar no quesito visual. Assim como a McLaren, o time de Dietrich Mastechitz vinha praticamente com o mesmo lay-out de cores ao longos dos últimos anos, até por que a Red Bull não vive de automóveis ou é uma garagista, é uma bebida energética e usa a F1 para vender mais latinhas. Com isso, mais do que natural que o carro tivesse o nome Red Bull em destaque. Não foi o caso esse ano. Nas laterais do carro, sai o enorme Red Bull para a entrada da Infiniti, empresa que estampa o nome oficial da equipe e braço de luxo na Nissan, parceira da Renault, cujo Red Bull é hoje a cliente-premium.

Após anos de azul, o roxo entrou forte no novo carro, mas visualmente também se destaca um nariz muito feio, de um formato estranho e não seguindo a linha da maioria, o bico ornitorrinco está lá, para desespero dos puritanos. Como foi feito pelo mito Adryan Newey, talvez as demais equipes estudem permanecer com o feioso degrau, que tanto desagrada a todos, mas o RB9 é um dos carros mais pressionados da história. Com o tricampeonato nas mãos, a equipe comandada por Christian Horner vive a expectativa de conquistar o tetracampeonato consecutivo, algo só feito uma única vez pela Ferrari nos áureos tempos de Michael Schumacher. Vencendo tudo nos últimos anos, Sebastian Vettel é o líder natural da equipe e é forte candidato ao tetra em 2013. Às turras com o consultor da equipe, Helmut Mark, Mark Webber deverá partir para seu último ano na Red Bull, já que seu contrato só cobre este ano. O australiano brigará com Vettel pela primazia da Red Bull? Se não fez nos anos anteriores, dificilmente irá fazê-lo agora.

A Red Bull mostrou suas armas para 2013 e buscará entrar de vez na história da F1 com mais um título com Vettel este ano. Pelo menos visualmente, mudou bastante para conseguir este intuito.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

McLaren - 50 anos

Trailer - Parte 3

C32

Até o momento, um aspecto na F1 está bem melhor este ano do que em 2012: a beleza dos novos carros. A gradual saída dos degraus no bico dos carros melhoraram consideravelmente o aspecto visual dos bólidos, mas algumas equipes estão mudando seus lay-out para melhor. Se a Ferrari surpreendeu com um branco e preto na parte debaixo do carro, a Sauber foi ainda mais fundo e trocou o tradicional branco que a caracterizava desde 2006 quando foi comprada pela BMW por um cinza metálico muito bonito, lembrando um pouco a finada e pouco lembrada HRT.

Agora comandada por uma mulher, Monisha Katelborn, algo inédito na F1, a Sauber tenta manter o ótimo nível de 2012 quando conseguiu quatro pódios e consolidou Sérgio Pérez rumo a McLaren. Mas como a Sauber necessita de dinheiro e patrocínios, como 2/3 do grid atual, Kamui Kobayashi, em sua melhor temporada de então, teve que picar a mula e quem veio em seu lugar foi Esteban Gutíerrez, vindo do mesmo celeiro de Pérez: o dinheiro da Telmex de Carlos Slim. Se dois anos atrás todos estavam com um pé atrás com Sergio Pérez, o sucesso do mexicano faz da vinda de Gutierrez menos criticada, até pelas boas atuações do mexicano nas categorias de base, mesmo demonstrado algumas vezes alguns momentos afoitos que lhe custaram pontos e títulos. O piloto que não terá que pagar a conta será o alemão Nico Hülkenberg, para muitos, um talento do mesmo nível do compatriota Vettel, mas sem as chances do mesmo. Hulk já mostrou que tem condições de estar em equipes melhores e liderando a Sauber a outro bom campeonato, pode ser o passaporte para o alemão ir para um time top. Dizem que a Ferrari está muito interessada no que Nico irá fazer neste ano...

A Sauber continuará sua receita de sempre de ter jovens pilotos no seu plantel e usar a ambição deles para conseguir bons resultados. A receita funcionou otimamente em 2012 e com o mesmo tempero, espera fazer o mesmo em 2013.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

VJM06

A Force India teve uma apresentação bastante curiosa em 2013. Enquanto a maioria das equipes, até mesmo as nanicas, apresentam seus carros ao lados dos seus dois pilotos titulares e um ou mais suplentes, a Force India tinha apenas Paul di Resta para mostrar, sendo que o escocês, claramente querendo ir para um time grande, ainda nem anunciou a renovação de seu contrato com o time hindu!

Isso pode ser reflexos dos problemas que Vijay Mallya sofre em seu país natal, com a falência de sua empresa aérea, entre outras coisas. Muito se falou que a Force India pudesse ser vendida, o que seria uma pena para um time claramente em ascensão, vide a ótima corrida de Nico Hülkenberg na última etapa do ano em Interlagos, onde poderia ter vencido se não fosse um acidente com Hamilton. Hülkenberg nem está mais na equipe, que ficou com um Paul di Resta que claramente superestima sua capacidade, apesar de bom piloto, e está desesperado para ir para uma equipe grande. O time pode aproveitar essa ambição do escocês para conseguir outro bom ano, enquanto o segundo piloto da equipe é um incógnita. O já veterano Adrian Sutil é uma das apostas. O alemão já conhece a equipe e fez uma ótima temporada em 2011, mas uma garrafada na China pôs tudo a perder. Julien Bianchi se mostrou um piloto muito veloz, mas um pouco inconsequente nas categorias de base. Como a única vaga restante do grid é da Force India, Bruno Senna, e seus patrocínios, corre por fora. Por sinal, patrocínios que a Force India necessita bastante...

 E a Force India faz outra temporada para se manter forte no pelotão do meio, saindo das últimas posições onde se encontrava cinco anos atrás para até brigar pela vitória, mas a falta de dinheiro poderá atrapalhar a subida dos hindus.

F138

Podemos pensar que é pouco, mas seis anos para os padrões ferraristas é muita coisa, ainda mais contando com um fora-de-série chamado Fernando Alonso. Por isso, a pressão nos comandados de Stefano Domenicalli é enorme e o título é o que espera o presidente Luca di Monzemolo. Até mesmo para manter o emprego de Domenicalli.

O carro deste ano difere tanto em desenho como até mesmo nas quase intocáveis cores da Ferrari. Detalhes em branco e preto no fundo do carro, mais o fim do nariz ornitorrinco fez do F138, nome do novo modelo ferrarista, um carro muito bonito, mas como diria Enzo Ferrari, o carro só se torna realmente bonito se vencer. É tudo o que espera Alonso em sua quarta temporada pela Ferrari, onde o sonho do tricampeonato foi estragado por Vettel por duas vezes nos últimos três anos. Alonso fez uma temporada 2012 espetacular, talvez seu melhor ano, quando levou uma Ferrari claudicante, principalmente nas primeiras corridas, a disputa pelo título até o final do ano e ainda assim, perdendo por apenas três pontos para Vettel. Não restam dúvidas que Alonso é o líder da Ferrari e que o espanhol fará de tudo para repetir 2012, mas, melhor equipado, ter mais chances de derrotar Vettel e a Red Bull. Só o fato de permanecer mais um ano na Ferrari foi um bônus incrível para Felipe Massa num ano de 2012 muito ruim, particularmente na primeira metade, mas com um final de temporada forte, o paulistano espera ficar mais próximo de Alonso durante o ano todo. Título? Vitórias? Só se algo acontecer com Alonso!

E assim a Ferrari corre em busca de dar o terceiro título a Alonso e acabar com um jejum de seis anos, desde o título de Raikkonen em 2007. Para isso, basta dar um bom equipamento ao espanhol, pois atrás do volante, Alonso mostrou em 2012 do que é capaz de fazer.