terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

O Capitão - Parte 3




Ao longo da história, a Penske Racing tem o maior número de vitórias na F-Indy (119), o maior número de poles (140) e de Campeonatos (11), incluindo seis de sete temporadas de 1977 a 1983. Penske Racing também tem mais de 30 vitórias na Winston Cup Series da NASCAR, dois Campeonatos da Can-Am, e três títulos da Trans-Am. Apesar de todas estas realizações incríveis, a Penske Racing é mais famosa pelas suas 14 vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis, entre 1972 e 2006. O incrível aproveitamento da Penske Racing chega à 32%, superando inclusive outras equipes mitológicas nos EUA em seus respectivos esportes, como o New York Yankees (29,5%), Boston Celtis (29%) e o Montreal Canadiens (25,2%).

O Penske Team se caracterizou por ser um verdadeiro celeiro de grandes pilotos que participaram das corridas durante as últimas décadas: Mark Donohue, Mario Andretti, Rick Mears, Bobby Unser, Al Unser, Sr, Al Unser Jr., Emerson Fittipaldi, Tom Sneva, Bobby Allison, Gary Bettenhausen, Gil de Ferran, e Helio Castroneves.

Além disso tudo, Roger Penske é presidente de um império que emprega mais de 30.000 pessoas em todo mundo. Até mesmo em outros esportes, Roger Penske tira muito dinheiro, fazendo parte do comitê organizador do último Super Bown em Miami. Ele também é diretor da Home Depot, do Universal Technical Institute, Detroit Renaissance, e é um dos sócios da General Eletrics e da Delphi Corporation. Ele é diretor fundador da CART e um dos sócios da Ilmor Engineering. Penske também possui algumas pistas de corridas, a pista de Michigan Spedwaay, Nazareth, North Carolina Motor Speedway, e o Califórnia Speedway, inaugurado em 1997. Seus negócios deram um lucro na casa dos bilhões de dólares nos últimos anos.

Perfeccionista e trabalhador, Roger Penske é um homem de visão e altamente ambicioso. Penske também é conhecido pela sua forma como trata seus pilotos, sendo o engenheiro chefe de seus pupilos por vários anos, primeiro com Rick Mears, passando por Emerson, Gil e Hornish. Apesar dos vários interesses fora da pista, Roger se dedicou extremamente aos pilotos dele, e a sua presença e os anos de experiência parecem ter um efeito calmante na equipe.

Para 2007, Penske continuará com suas equipes na IRL, com Castroneves e Hornish Jr, na NASCAR, com Ryan Newman e Kurt Bush e agora parte para mais uma empreitada: as 24h de Le Mens. Após um acordo com a Porsche e vencer o campeonato da ALMS na categoria LMP2 ano passado, o velho Penske foca agora sua equipe para as tradicionais 24h. Mesmo com 70 anos, o homem não pára!

Nenhum comentário: