sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Equilíbrio


A semana acabou no Bahrein e oito dias de testes para Ferrari, Toyota e BMW também. Temendo o frio e a chuva na Europa, essas equipes preferiram gastar mais e ter pista seca, ao invés de perder tempo nos boxes. Mas como nem tudo sai como planejado, uma tempestade de areia fez com que ferraristas, toyotitas e bemeditas ficassem nos boxes. Com os carros na pista, o que marcou entre essas equipes foi o enorme equílibrio entre elas, com parcas diferenças separando cada uma delas. Claro que a Ferrari tem a vantagem sobre as duas, mas chamou a atenção como BMW e, principalmente, Toyota andaram próximos aos italianos.

Em Jerez, as demais equipes fizeram um teste sem grandes sobressaltos e, surpresa, sem muita chuva. Andando com o carro híbrido de 2008, Toro Rosso dominou com Sebastien Bourdais, enquanto McLaren era claramente a mais rápida, mas nem tanto, com relação as demais. Com um Kers diferente, a Williams andou forte, mas isso acontece com freqüência, enquanto a Red Bull mostra que terá um carro competitivo esse ano. Já a Renault provou que, além de feio, não está no nível dos demais. Somente o talento de Alonso foi capaz de levar o carro a boas posições, mas nada que o espanhol possa fazer em todas as provas. E justo na semana que a ING anuncia que vai abandonar a F1...

Ao contrário do que muita gente imaginava, a F1 está muito equilibrada e vacilos como o da Renault ou atrasos como da Toro Rosso e Force India, pode levá-los pro fundo do grid. Ao lado, quem sabe, da nova "Honda". Fórmula 1 vai tomando forma em 2009 e os testes que virão serão ainda mais conclusivos.

Nenhum comentário: