
Ao contrário do que Galvão sempre diz sobre Spa, as nuvens negras estavam nos céus belgas, mas a chuva não fez parte do repertório da corrida de hoje, ao contrários dos dois dias anteriores. A largada foi um dos pontos altos, com Mark Webber ficando mais uma vez para trás e Nico Rosberg conseguindo um excelente arranque vindo do quinto lugar, subindo para segundo e depois para a ponta, numa bela ultrapassagem sobre Vettel no final da reta Kem

Porém, em termos de corrida de recuperação, Jenson Button foi ainda melhor. A finesse como Button faz suas corridas chega a impressionar e as críticas sobre seu título em 2009 começam a dissipar na maneira em como o inglês consegue transformar corridas aparentemente perdidas em ótimos resultados. Largando em 13º e com a asa traseira avariada após os toques na primeira curva, Bu

A Ferrari apostou em fazer um acerto de pista seca na molhada Classificação de ontem e parecia se dar bem com o rápido avanço dos seus pilotos no começo da corrida, com destaque para Alonso, que subiu de 8º para 3º em poucas voltas. Porém, isso se mostrou fogo de palha e mesmo com o espanhol fazendo outra corrida aguerrida, a Ferrari ficou longe da vitória e Alonso ainda seria ultrapassado por Button no final da prova. Ficou claro que os pneus médios não funcionaram para o time vermelho e foi assim que Alonso caiu de 2º para 4º, mas a grande verdade é que a Ferrari já tende a pensar em 2012. Felipe Massa teve outra corrida para esquecer (será que ele lembrará de alguma esse ano...?) e após ficar empacado atrás de Nico Rosberg, o brasileiro teve um pneu furado no final da prova e por muito pouco ficou fora dos pontos. Enquanto Alonso vai e passa seus adversários, Massa passa tempo demais para executar suas manobras. Quando o faz. Essa é a diferença entre Alonso, um bicampeão, em busca frenética pelo tri e por outras vitórias este ano, de Massa, sem pódio e com o contrato até o próximo ano, com a Ferrari tendo uma paciência inédita com ele. Entre os vários destaques da corrida de hoje, não se pode negar que Michael Schumacher foi o cara da prova, ainda mais pelas circunstâncias deste final de semana de comemorações. Correndo em sua sala de estar, como o próprio alemão se refere a Spa, Schumacher fez uma corrida de recuperação sensacional, onde saiu da última posição para quinto lugar, inclusive ultrapassando seu mais jovem companheiro de equipe nas últimas voltas e que largou dezenove (!) posições à sua frente. Quando vencia tudo, muitas acusavam Schumacher de não saber ultrapassar e que só vencia corridas fáceis, mas nessa sua volta, até agora sem sentido, Schummy está se destacando exatamente em provas complicadas e onde sua experiência tem sido fundamental para subir de posições e conseguir pontos cruciais para a Mercedes, enquanto o time germânico não consegue fazer um carro compatível ao orçamento e o motor que tem. Rosberg apareceu bem ao efetuar uma ótima largada e conseguir ultrapassar Vettel ainda na primeira volta, ma

Nas demais posições pontuáveis, destaque para Adrian Sutil, que se recuperou do acidente de ontem para ser o sétimo colocado, conseguindo outros bons pontos para a Force Índia, que tradicionalmente anda bem em Spa. Mesmo fazendo uma boa temporada de estréia, Paul di Resta já curte um bom tempo sem marcar pontos, enquanto Sutil segue constantemente na zona de pontuação. Pastor Maldonado foi outro a engrenar uma belíssima corrida de recuperação e saindo da 21º posição, o venezuelano subiu para décimo e marcou seu primeiro ponto na F1, superando Barrichello, que fez uma corrida básica, mas acabou batendo na traseira de Kobayashi no final, indo aos boxes e ficando atrás até mesmo das duas Lotus. Rubens, 315 corridas nas costas, cometeu um erro de principiante e começa a ver sua passagem na Williams, que precisa de dinheiro, ameaçada. Vitaly Petrov, da posição onde largou, fez o arroz-com-feijão e conseguiu pontuar mais uma vez com a Renault, mesmo não conseguindo ultrapassar Sutil no final. O russo faz uma temporada boa pelo potencial do seu carro e mostrou grande evolução da sua péssima temporada de estréia. Claro que a prova de Bruno Senna foi pífia, vide o que fez ontem na Classificação, mas o piloto mostrou um bom potencial e sua falha na primeira curva foi meramente por falta de tempo de corrida, já que passou tempo demais sem saber o que é largar e fazer uma difícil primeira curva como é a Surcis. Claro que Jaime Alguersuari, atingido por Senna e com a potencial grande corrida destruída na primeira curva, não pensará assim e tem bons motivos para reclamar do brasileiro, enquanto a Toro Rosso, que tinha ótimas chances de fazer a melhor corrida da temporada, ainda viu Buemi, que vinha em 6º, abandonar com a asa traseira quebrada, não se sabe bem como. Kobayashi quebrou um pedaço da asa na largada, se envolveu no forte acidente com Hamilton e ainda foi tocado por Barrichello no final. Ou seja, o japonês não pode reclamar de falta de emoção durante a corrida de hoje, mesmo com o seu Sauber não sendo competitivo hoje, como provou Pérez, que largou numa boa posição, mas em nenhum momento teve sossego, sempre tendo que se defender até abandonar. Depois da boa exibição de Kovalainen ontem, a expectativa era se a Lotus faria

A corrida não teve a emoção esperada, mas não deixou de ser emocionante, bem na média das corridas desta temporada. Ao contrário do que ocorria até o ano passado, quando o safety-car sempre trazia emoção as corridas, quando o Mercedes dirigido por Bernd Maylander entrou na pista após o acidente de Hamilton, a corrida deu uma esfriada e Vettel seguiu impávido rumo a mais uma vitória na temporada e o bicampeonato é apenas questão de quando e aonde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário