sábado, 27 de agosto de 2011

Que treino!



O fato da classificação em Spa ter sido a melhor do ano é, perdão do trocadilho, chover no molhado. A pista belga é tradicional em nos presentear com um clima pra lá de maluco a ponto dos pilotos terem utilizado os três tipos de pneus na uma hora de duração da sessão. Porém, o que não mudou nesse agitado e surpreendente treino classificatório foi mais uma pole position de Sebastian Vettel, que continuou com o domínio da Red Bull nos sábados e volta a pontear na F1 depois de muito tempo.

Após um longo verão, a F1 voltou com força total para uma de suas corridas mais tradicionais e esperadas do ano. Spa e seu clima em constante movimento sempre nos trás corridas boas e surpresas. E o que não faltou foram surpresas! Logo de cara, Michael Schumacher teve um pneu voando em sua primeira volta na pista e ‘comemorará’ seus 20 anos de F1 largando em último, exatamente 17 lugares atrás em relação a 1991. Com a pista molhada, mas fazendo sol, os tempos despencaram ao longo dos vinte minutos de treino e a primeira surpresa foi Heikki Kovalainen conseguir um excelente tempo quando a chuva já se fazia presente e ter conseguido um lugar no Q2, desalojando o bom Paul di Resta, que rodou em sua última tentativa. Por sinal, numa pista que sempre trouxe boas recordações, a Force Índia teve um dia para esquecer, pois Adrian Sutil, andando muito bem, acabou se acidentando e provocando uma bandeira vermelha no Q2.

Já no Q2, com pista novamente melhorando com o tempo, o final foi frenético e de forma inacreditável, Jenson Button resolveu assistir tudo dos boxes e como resultado acabou em 13º e tendo que fazer uma corrida de recuperação amanhã. Corrida vindo de trás, chuva... Button é um piloto a ser observado amanhã! Já o outro piloto da McLaren foi protagonista da polêmica do dia quando, Lewis Hamilton conseguiu o melhor tempo do Q2 após dar um chega-pra-lá em Pastor Maldonado na última curva. Quando ambos completaram as suas voltas, Hamilton e Maldonado se tocaram, vide que ambos já se estranharam em Monte Carlo, o que custou os pontos para o piloto da Williams. Aparentemente o venezuelano jogou seu carro em cima de Hamilton, mas como o inglês não é santo, uma punição é bom provável.

No Q3, com sol, os pilotos foram para os pneus slicks. E Vettel, até então discreto, levando tempo de Webber, mostrou o seu conhecido talento e numa disputa interessante com Webber e Hamilton, conseguiu uma volta sensacional, colocando meio segundo em cima do piloto da McLaren e um segundo completo em cima do companheiro de equipe. Um verdadeiro boqueirão! Depois de um tempo na obscuridade, Vettel voltou a mostrar sua velocidade estonteante quando realmente precisava. Mais uma pole para o alemão e mais uma pole para a Red Bull, que continua dominante nos sábados. A Ferrari não brigou com a Red Bull e Alonso fez um treino irreconhecível, levando tempo de Massa novamente. Alguersuari começa a superar as expectativas e colocou seu Toro Rosso numa ótima posição, demonstrando que o espanhol pode ser o substituto de Mark Webber num futuro próximo, já que 2012 o australiano ficará mais um ano na equipe da Red Bull. Pérez foi outro a mostrar um ótimo ritmo ao fazer uma boa classificação, mas o nome do treino foi Bruno Senna.

Descontando a provável babação global, Bruno Senna foi incrível em sua estréia num carro realmente competitivo. Muito mais rápido do que Petrov na chuva, o brasileiro também mostrou seu potencial no seco e superou o russo na sua primeira Classificação com a Renault. Bruno foi rápido num circuito especial como Spa e mesmo vários meses sem andar continuamente com um F1, o brasileiro impressionou neste seu retorno à F1. Tudo isso contribuiu para que Nick Heidfeld ficasse numa situação ainda mais incomoda, pois Bruno Senna chamou muito mais atenção em dois dias nesta temporada do que todo o ano do opaco alemão. Amanhã a corrida tende a ser emocionante, pois o clima instável de hoje pode muito bem se repetir amanhã e a corrida ser uma enorme loteria. Para os pilotos, péssimo. Para nós, sensacional!

Um comentário:

Ron Groo disse...

Coisas que só Spa podem fazer pelos fãs de corrida.