domingo, 26 de agosto de 2012

Destinos cruzados

Olhando para os últimos três anos, para mim não há ninguém melhor do que Will Power na Formula Indy. O australiano da Penske tem um incrível desempenho em circuitos mistos e um exemplo é o próprio circuito de Sonoma, onde Power conseguiu três poles consecutivas. Porém, também é incrível como Power tem falta de sorte em determinados momentos do campeonato e perde vitórias até mesmo tranquilas.

Neste domingo, Power dominava de forma impressionante no circuito californiano. Will chegou a ter quase 10s de vantagem sobre o companheiro de equipe Ryan Briscoe e outros 30s para o terceiro colocado Sebastien Bourdais. Dos seus rivais no campeonato, apenas Ryan Hunter-Reay fazia uma prova razoável, enquanto Castroneves pagava pela besteira na primeira volta ao tocar justamente Scott Dixon, que se recuperava a olhos vistos. Porém, quando Bourdais se envolve num perigoso acidente com Josef Newgarden, tudo mudou. Power havia acabado de fazer um péssimo pit-stop no momento da bandeira amarela e viu Briscoe, que vinha fazendo uma campanha tão discreta em 2012 que está ameaçado dentro da Penske, assumir a ponta e não perder mais. Mesmo com o melhor carro, Power teve que se conformar com o segundo lugar e ainda enfrentou um animado Franchitti lhe fungando o cangote no final da prova.

Power aumentou sua vantagem no campeonato, mas esse vacilo em Sonoma pode ser fatal em suas chances de título, pois a última prova será no superoval de Fontana e não é segredo que Will não é muito fã deste típico tipo de circuito americano, ainda mais em uma no qual nunca correu. Porém, Power deverá ter como maior adversário outro piloto que não tem muita sorte em termos de campeonato. Após sofrer a punição pelo toque em Dixon, Castroneves ficou várias voltas preso atrás de carros bem mais lentos, mas o brasileiro teve sorte na bandeira amarela que tirou a vitória de Power e por isso manteve boas chances no título, enquanto Hunter-Reay e Dixon tiveram problemas nas últimas voltas e podem ter dado adeus ao título. Porém, o melhor brasileiro desta tarde foi Rubens Barrichello, que fez uma prova sólida e terminou em quarto, seu melhor resultado na Indy. 

Faltando apenas duas corridas para o fim da temporada, Power ainda lidera serelepe o campeonato, mas quis o destino que perdesse essa vitória para Briscoe. 

Nenhum comentário: