domingo, 28 de outubro de 2012

Questão de confiança

Uma pausa para falar do meu time. O Ceará naufragou no campeonato da Série B e após vexatórias quatro derrotas seguidas, o meu alvinegro segue errante até o final do campeonato, sem chances de subir ou descer. O Vozão chegou a ficar oito jogos sem derrotas e conseguiu três vitórias consecutivas, mas em nenhum momento nos passou a confiança de que iria subir para a Série A, o que acabou se materializando. Falo tudo isso para chegar em Daniel Pedrosa. O espanhol da Repsol Honda vinha de cinco vitórias nas últimas seis provas, tirando quinze pontos da enorme desvantagem que tinha para Jorge Lorenzo. Mas nem assim Pedrosa passava confiança de que conseguiria uma histórica virada em cima do rival espanhol. E hoje, na penúltima etapa do campeonato, Pedrosa mostrou o porquê dessa desconfiança toda, caindo ainda na segunda volta da corrida e entregando de bandeja o bicampeonato para Lorenzo.

Claro que Jorge Lorenzo não tem nada com isso e demonstra uma confiança que o faz nunca ser carta fora do baralho mesmo estando em desvantagem na corrida ou no campeonato, ainda mais com um campeonato impecável do piloto da Yamaha. Lorenzo pode não ter a mesma velocidade de Pedrosa e sua moto não é melhor do que a Honda, mas Jorge tem uma força que o faz superar a lógica e conquistar o campeonato 2012 da MotoGP com uma etapa de antecedência. Lorenzo tem cinco vitórias no ano e inúmeros segundos lugares, tanto que foi essa sua pior posição quando viu a bandeirada, não contando a queda que levou na largada em Assen. O piloto da Yamaha sabia as limitações de sua moto e aproveitou como ninguém as circunstâncias dessa temporada. Após conquistar o bicampeonato de forma arrasadora em 2011, Stoner não entrou em 2012 tão forte quanto e ainda sofreu o sério acidente em Indianápolis, que culminou com a quebra do seu tornozelo direito e três provas de molho. Stoner provou hoje com sua vitória esmagadora que tinha caixa para bater de frente com Lorenzo, já que o australiano tem tanta confiança quanto o piloto da Yamaha e ao contrário de Pedrosa.

E a perspectiva para 2013 é a melhor possível para Lorenzo. Mesmo não sendo mais a estrela inconteste da Yamaha com a saída do decepcionante Ben Spies e a volta do multi-campeão Valentino Rossi, o espanhol hoje é o líder da equipe e sua forma está melhor do que nunca. Lorenzo continua tão veloz como sempre foi, mas aliado a isso, mantém uma regularidade impressionante, visto com todas as letras este ano. E o bicampeonato servirá para aumentar ainda mais a confiança de Lorenzo. Com a aposentadoria precoce de Stoner, Daniel Pedrosa poderia estar ainda mais tranquilo para 2013 como estrela única da Honda e com a possibilidade de uma briga interna na Yamaha, mas Pedrosa, cria da Honda desde os quinze anos, já está sendo muito contestado dentro da própria equipe. A cara do presidente da HRC, Suhei Nakamoto, ao final da corrida de hoje mostra bem a decepção de ter construído a melhor moto do pelotão e ter perdido um título que parecia ganho, principalmente olhando para 2011. E o piloto principal era Daniel Pedrosa, que desperdiçou uma chance de ouro para conquistar seu primeiro título da MotoGP. Pedrosa já tem sete temporadas na Repsol Honda e ninguém consegue apostar mais nele. E a Honda já tem sua aposta: Marc Márquez, que se sagrou campeão da Moto2 também hoje e é tão talentoso como Pedrosa, mas bem mais confiante.

O que tem que melhorar são as corridas. A linda paisagem de Philip Island, talvez o circuito mais bonito do mundo, não corroborou com a corrida chata de hoje, onde Stoner assumiu a ponta para não ser mais incomodado, o mesmo acontecendo com Lorenzo e o terceiro colocado Cal Cruthlow. E a grande maioria das corridas foram assim. Tomara que 2013 mude para melhor!

Nenhum comentário: