domingo, 14 de abril de 2013

Cenário ficando claro

As duas primeiras corridas de 2013 foram marcadas pela instabilidade climática e por isso não foi possível cravar quem estava bem ou mal, pelo menos nesse estágio inicial da temporada. A polêmica também se fez presente vinte dias atrás e por isso o clima estava, literalmente, quente em Xangai, mas o calor ficou mesmo fora das pistas, pois a corrida não foi das mais emocionantes, mas já é possível identificar quem é quem nessas primeiras corridas de 2013. A Ferrari finalmente acertou um carro na Era Alonso e o espanhol fez uma corrida impecável, vencendo com enorme autoridade quando assumiu a ponta após ultrapassar Hamilton e marchou, apesar de estratégias diferentes de rivais, rumo a sua primeira vitória em doze provas. A Mercedes tem a velocidade de Hamilton, mas também o apetite de Lewis por pneus, algo crucial hoje em dia. A Lotus tem Raikkonen e só isso basta para fazer corridas surpreendentes. A McLaren tem a economia de Button e muito o que evoluir. E finalmente a Red Bull tem a genialidade de Vettel, apesar do mau humor de Webber.

Como falado anteriormente, a corrida em Xangai não foi das mais emocionantes, mas ainda assim não faltaram ultrapassagens e alternativas, graças ao pneu macio que se desfazia em pouquíssimas voltas, proporcionando estratégias diferentes e que acabava mexendo com o desenrolar da corrida. Porém, ficou claro no início que Fernando Alonso seria o senhor do Grande Prêmio da China. O espanhol se aproveitou da largada vergonhosa de Raikkonen e ainda na primeira volta já estava engatado na traseira da Mercedes de Hamilton. O inglês resistiu apenas duas voltas, quando o DRS foi permitido, e Alonso passou a dominar a corrida, mesmo com pilotos como Vettel e a dupla da McLaren tentando amenizar a falta de ritmo dos seus carros e irem para uma estratégia diferente dos líderes. Alonso executou ultrapassagens seguras, mas sem perder muito tempo. Os antigos gostam muito de comparar Alonso com Nelson Piquet e se alguém quiser assistir alguma corrida dos anos 80, enxergará semelhanças na forma como Nelson Piquet ultrapassava os pilotos da mesma forma de Alonso hoje. Quando tinha carro para isso e um script para cumprir numa corrida, Piquet ultrapassava sem muitas cerimônias, como Alonso fez hoje. Quando tinha pista livre à frente, o espanhol da Ferrari normalmente era o mais rápido da pista e o time italiano executou a estratégia de forma cartesiana, deixando Alonso no limiar de conseguir uma vitória categórica, colocando 10s sobre os demais. É a primeira vez em muito tempo em que Alonso vence de forma tão enfática na Ferrari em condições normais em todo o final de semana. Nos últimos anos Alonso teve que tirar um algo mais para levar sua Ferrari a ponta ou a posições que não condiziam com o potencial do carro vermelho. Com um carro muito bom, dá para imaginar do que Alonso poderá ser capaz nas próximas corridas. Já Felipe Massa teve um desempenho de um piloto descendente, ou seja, com um início de corrida muito bom, mas que caía de rendimento com o passar da corrida. Massa pegou o embalo de Alonso e ultrapassou Hamilton numa manobra muito agressiva, sem ser perigosa. Felipe acompanhou Alonso nas primeiras voltas e chegou a colocar o bico em alguns momentos, mas tudo foi pelos ares quando o brasileiro colocou os pneus médios. Massa fez uma corrida que lembrou bastante seus não muito bem vindos tempos de 2011, onde chegava a largar à frente de Alonso, mas sucumbia ao ritmo forte do espanhol. Hoje, Massa levou 40s do companheiro de equipe, o que é muita coisa para um piloto que tem que mostrar serviço para ficar na F1 em 2013.

Raikkonen declarou após os treinos que não esperava um grande resultado na corrida devido a falta de ritmo do seu carro. Se foi bravata ou não do finlandês, a verdade foi que Kimi andou sempre no mesmo ritmo da Mercedes de Hamilton, proporcionando uma corrida de gato e rato com o inglês e que Kimi acabou vencendo graças ao seu ritmo muito forte de corrida. Raikkonen vem fazendo ainda mais a diferença pela Lotus neste ano, enquanto Grosjean vem fazendo corridas anônimas, marcando apenas dois pontinhos, mas se serve de consolo, ao menos parou de bater. Quando conquistou a pole no sábado, todos esperavam um ótimo desempenho de Hamilton, vide que a Mercedes conseguiu uma surpreendente vitória com autoridade com Nico Rosberg um ano atrás. Hamilton é mais rápido do que Rosberg, mas o inglês também gasta bem mais pneus. Isso seria crucial. Hamilton largou bem e permaneceu na ponta, mas foi engolido pelas duas Ferraris e ficou claro nas primeiras voltas que ele estava sem pneus antes dos outros. Lewis parou logo e sempre era muito rápido nas primeiras voltas após seu pit, mas perdia muito nas voltas seguintes. Hamilton passou a prova inteira brigando com Raikkonen e acabou derrotado pelo finlandês, mas olhando pelo lado bom, Lewis tem dois pódios em três corridas e a Mercedes parece ser o carro em condições de bater a Ferrari de Alonso. Nico Rosberg abandonou logo no começo da prova e pouco pode-se falar dele. Sem ritmo de corrida, Vettel e a Red Bull tentou o diferente para conseguir um algo mais e por dois décimos, não subiu ao pódio. O alemão esticou ao máximo sua estada na pista com pneus médios, ganhando posições com um ritmo de corrida forte, mas ao mesmo tempo muito cauteloso. Vettel foi inteligente ao não brigar desnecessariamente com Alonso e quando colocou pneus macios nas últimas cinco voltas, começou uma empolgante perseguição a Hamilton pelo último lugar no pódio e só não o fez por um pequeno erro antes da reta oposta, quando ambos ultrapassavam um retardatário. Apesar do quarto lugar e estar atrás de Ferrari e Mercedes, Vettel não tem muito do que reclamar e sai de Xangai ainda na liderança do campeonato.

Com cabelo cortado à la exército, Mark Webber parecia ir a guerra contra Vettel, ainda mais com as declarações do alemão de que, na verdade, era Webber o mau caráter da história. Porém, fatores extra-pista não deixaram o australiano sequer com chances de fazer algo contra seu companheiro de equipe. Largando dos boxes após ser desclassificado dos treinos, Webber estava logo à frente de Vettel quando se envolveu num incidente com Vergne. O australiano teve que ir aos boxes e aparentemente sua equipe não fixou bem a roda traseira direita e a corrida de Mark foi para o vinagre. Como disse Helmut Marko no início do ano. Webber consegue ser espetacular em apenas duas ou três corridas. No restante, é apenas um piloto correto. A McLaren foi a única a parar duas vezes em Xangai e Galvão foi afoito em dizer que Button poderia brigar pela vitória por causa disso. A grande realidade é que a McLaren não tem um carro capaz de lutar contra as atuais equipes de ponta e tentará usar a maciez na pilotagem de Button para conseguir estratégias alternativas na tentativa de conseguir posições mais acima do atual potencial do carro. Button conquistou um bom quinto lugar, enquanto Pérez só foi mostrado quando fez uma espécie de break-test em Raikkonen e o finlandês passou a prova com bico do carro avariado. Porém, o mexicano ficou fora da zona de pontos e levou 28s do companheiro de equipe. É muito! Do restante do pelotão, o grande destaque foi mesmo Ricciardo, que levou sua Toro Rosso ao sétimo lugar. O australiano já tinha chamado a atenção quando foi ao Q3 no sábado, mas com uma corrida inteligente, Ricciardo conseguiu marcar bons pontos e como seu compatriota Webber já está com um pé fora da Red Bull, atuações como essa podem deixa-lo bem cotado para 2014. De estilo diferente, bem mais agressivo, Vergne só apareceu levando um toque de Webber e rodando. Outra equipe que sofre de desempenhos bem diferentes entre seus pilotos é a Sauber. Enquanto Nico Hülkenberg liderou algumas voltas por causa da estratégia, andou à frente de Vettel com os mesmos pneus e mesmo atrapalhado quando colocou pneus macios antes da hora, ainda conseguiu marcar pontos, Esteban Gutierrez fez outra corrida ruim e acabou enchendo a traseira de Adrian Sutil enquanto ultrapassava outro carro. Foi bisonho e até agora o mexicano sequer repetiu as boas atuações iniciais de Pérez. Se Sutil abandonou cedo, Paul di Resta fez as honras da Force India ao andar muito tempo na frente de Massa, acabando com a corrida do brasileiro, mas como Paul não tinha nada a ver com isso, marcou bons pontos para a equipe com um oitavo lugar. A Williams vive sua pior temporada desde 2011 e fecharam o pelotão das equipes ditas médias, mas com Jules Bianchi logo atrás. O francês realmente é muito bom e vem se destacando nas equipes nanicas.

A corrida em Xangai mostrou que Alonso virá ainda mais forte em 2013, pois se no ano passado ele não tinha carro para o seu talento, parece o ter agora. A Mercedes cresceu exponencialmente este ano nas mãos de Hamilton, enquanto Raikkonen vem fazendo o algo mais pela Lotus. A Red Bull terá que retomar o foco após as polêmicas malaias para Vettel ser novamente o grande adversário de Alonso e tentar o tetra. Porém, alguns pilotos mostraram que terão muito trabalho para ficar na F1 nos próximos anos, caso de Massa, Pérez, Gutierrez e Grosjean. O cenário ficou mais claro em Xangai e não deverá mudar muito na próxima semana no Bahrein.

2 comentários:

Vinicius disse...

Webber começou a pagar hoje a primeira parcela de ```camaradagens´´´que fez pra Vettel.

A segunda parcela começará a ser paga domingo que vem,no Bahrein.

Imagino como Pizzonia,Wilson e Klien devem estar se sentindo ao ver Webber sofrer nas mãos de Vettel,o mesmo que Webber os fez sofrer nos tempos de Jaguar.

Vinicius disse...

Vettel não esqueceu de todas as traquinagens,arapucas e ursadas que Webber lhe aprontou desde 2010,e já começou a madar as parcelas pro masupial canastrão pagar em longas e suaves prestações,a 1a parcela já foi paga,a 2a parcela será paga domingo que vem,no Bahrein.

O pagamento no Bahrein,será o seguinte: Webber não treina em nenhum dia,e na corrida larga dos boxes,mas alguns metros depois,todas as suas rodas se soltarão do carro,e ele abandona,sem sequer completar meia volta,Ron.

Na Espanha,o mesmo só que consegue largar,mas a Red Bull já ordenou a dupla da Toro Rosso,que assim que o carro Numero 2 for avistado no retrovisor deve ser fechado com toda a força do mundo,e se Webber for visto a frente deles,Vergne e Ricciardo devem torpedar sua traseira com tudo que tem direito.

quem cumprir as ordens a risca,literalmente,ganha a vaga na Red Bull em 2014 ou talvez já neste ano de preferencia antes das ultimas corridas pra não deixar Webber aprontar outra ursada pra cima de Vettel,JC.

Webber vai saber com quantos paus se faz uma canoa...