domingo, 7 de abril de 2013

Três vencedores e um perdedor

É bastante comum nas corridas que além do ocupante do topo do pódio, há mais vitoriosos numa mesma prova. Seja por uma pilotagem exuberante, ter andado mais do que o carro ou moto, além das sempre emocionantes corridas de recuperações. Não faltam exemplos para que um piloto seja o vencedor mesmo que não ganhe a corrida. Hoje no Catar, o pódio deveria ter um único degrau para os três pilotos que subiram para receber seus troféus em forma de concha e pérolas. Jorge Lorenzo, Valentino Rossi e Marc Márquez foram grandes na prova de hoje por razões diferentes, mas todos eles foram vencedores na corrida de hoje. E como para cada vencedor há um derrotado, hoje Daniel Pedrosa foi o grande perdedor do final de semana.

Nos testes de pré-temporada, Jorge Lorenzo viu a Honda continuar com sua dominação mostrada nas corridas finais de 2012 com Pedrosa. O compatriota foi o mais rápido em praticamente todos os testes, enquanto Lorenzo ficava num segundo lugar constante e preocupante. Contudo, nunca é bom duvidar de um piloto do estilo de Jorge Lorenzo. Ele é um típico piloto lutador, daqueles que se mostram na hora certa e o faz de sempre exuberante, tirando algo mais da onde ninguém espera. Na primeira etapa do ano, Lorenzo não tomou conhecimento da Honda e de Pedrosa e conseguiu uma pole enfática. Se Pedrosa, notoriamente o melhor largador da MotoGP na primeira fila, estava em terceiro e poderia assumir a ponta, Lorenzo fez algo mais para segurar o piloto da Honda na primeira volta e fazer uma corrida impecável, liderando todas as voltas da corrida, onde foi o mais rápido quando precisava abrir vantagem e soube administrar a prova a seu bel-prazer. Lorenzo começou o ano forte e teve ao seu lado dois pilotos que podem ainda fazer história em 2013.

Rossi e Márquez deixaram a desejar na classificação de sábado e ficaram bem atrás dos seus companheiros de equipe. Parecia que Rossi tinha perdido sua velocidade nos anos da Ducati e Marc Márquez, mesmo sendo o mais rápido na sexta-feira catari, ainda tinha muito o que aprender. Porém, quando valiam pontos, os dois fizeram corridas sensacionais para completarem o pódio ao lado de Lorenzo. Rossi largou bem, mas saiu da pista numa disputa com Pedrosa que o deixou em oitavo. O italiano demorou a deixar seus rivais de bolo (Stefan Bradl, Andrea Doviziozo e Álvaro Bautista) para trás, mas quando o fez, partiu para cima do bloco que batalhava pelo segundo lugar (Daniel Pedrosa, Marc Márquez e Cal Cruthlow). A diferença era de 4s, mas Rossi não se intimidou e com um ritmo que o deixava como o mais rápido da pista, atropelou a todos sem dó, nem piedade. Era a volta do velho Valentino, quando sua simples presença na rabeta de alguém causava sérios calafrios em seus adversário. Sete Gibernau que o diga...

Porém, Rossi não teve vida fácil. No final, teve que brigar fortemente com o novato Marc Márquez, que vendeu caro sua posição. O espanhol da Honda atuou como um verdadeiro veterano e com uma pilotagem agressiva e audaciosa, deixou seu companheiro de equipe para trás logo em sua primeira corrida. E por isso Daniel Pedrosa foi o grande perdedor da noite no Catar. O espanhol tem oito anos na MotoGP, já viu a categoria mudar para poder ajuda-lo a vencer o campeonato. Viu dois companheiros de equipe serem campeões debaixo do seu nariz, incluindo aí o batalhador, mas nada além disso Nicky Hayden. E logo em sua primeira prova de 2013, após um final de 2012 empolgante, é derrotado de forma enfática, com direito a ultrapassagem na pista por Marc Márquez, este em sua primeira corrida na MotoGP. Pedrosa sofre de um gravíssimo problema de confiança e a chegada de Márquez como a nova estrela da Repsol Honda pode ser um pé de cal na carreira de Pedrosa, onde foi dominante nas categorias menores e mesmo mostrando muita velocidade, ainda não disse a que veio na principal. Dani precisa de uma recuperação urgente, se quiser ainda conquistar seu primeiro título na MotoGP, algo que seu maior adversário e rival de geração, Jorge Lorenzo, já conseguiu e se encaminha para o terceiro.

Porém, Lorenzo terá que lhe dar com um rejuvenescido Rossi e um Marc Márquez com fome de entrar para a história. A corrida de hoje foi muito boa, ao contrário das modorrentas provas do ano passado. 2013 promete ser espetacular!

3 comentários:

Vinicius disse...

Era a volta do velho Valentino, quando sua simples presença na rabeta de alguém causava sérios calafrios em seus adversário. Sete Gibernau que o diga...

Palavras do JC

Max Biaggi também

João Carlos Viana disse...

Concordo, mas com o Gibernau era mais frequente e de dar dó!

Vinicius disse...

Mas com o Biaggi a coisa era mais dolorida(pro Biaggi) até em conta da inimizade entre eles,o Gibernau era amigo do Rossi até o GP do Qatar de 2004,e 5 anos depois no mesmo Qatar fizeram as pazes.