domingo, 4 de maio de 2014

Festa centenária

Hoje, uma anormalidade nas provas da MotoGP é Marc Márquez não vencer. Hoje a corrida em Jerez foi normal. O jovem da Honda não tomou conhecimento dos seus rivais e conquistou sua quarta vitória consecutivas nas quatro primeiras provas de 2014, deixando um registro de 100% na temporada em sua centésima corrida no Mundial de Motovelocidade. Ao contrário do péssimo narrador do SporTV, que reclamou do domínio exercido por Márquez, mas depois se tocou da besteira que falou e consertou, ver um piloto como Marc fazer o que está fazendo no Mundial de MotoGP com tão pouca idade é de se chamar atenção e pensar as possibilidades do espanhol no futuro. Quantos títulos ele poderá conquistar? Até onde ele poderá chegar? Quantos recordes Márquez irá quebrar?

De certa forma a corrida em Jerez foi, sim, massante, com Márquez sendo ultrapassado por Rossi na primeira volta, mas dando o troco logo em seguida e aumentando a diferença a doses maciças nas primeiras voltas para administrar logo depois. Marc Márquez está praticamente acabando com o campeonato em seu início como fez Michael Schumacher em 2004 na F1 e Michael Doohan em seus anos de domínio nas 500cc. Não havia disputa pelo primeiro lugar e as vitórias se sucediam com até certa facilidade. No auge de Valentino Rossi ainda haviam disputas pela ponta com Gibernau e Biaggi, mas Vale acabava prevalecendo, particularmente nas voltas finais, para dar um sério golpe psicológico nos rivais. Márquez o faz nas primeiras voltas, com uma pilotagem agressiva e ao mesmo tempo sem erros. Rossi lembrou os bons tempos e segurou Pedrosa nas voltas finais para ficar em segundo lugar, mesmo o segundo piloto da Honda vindo forte em sua tentativa de ficar apenas em segundo nas corridas vencidas pelo seu companheiro de equipe.

A placa mostrada a Pedrosa, quando ainda estava muito bem instalado em quarto atrás de Lorenzo (LO MEJOR), demonstra o quanto a Honda já está impaciente com Pedrosa, principalmente em comparação a Márquez. Outro que recebeu a bandeirada balançando a cabeça negativamente foi Lorenzo. Completando 200 GPs e 27 anos de idade, Jorge esperava muito mais do que um isolado quarto lugar, levando pau até mesmo de Rossi, algo que não vinha acontecendo nos últimos tempos.

Se algo de muito extraordinário não acontecer, o título de Marc Márquez é fava contadas, só esperando saber quando e onde acontecer. Em menos de um ano e meio de MotoGP, Márquez já estabeleceu um novo patamar de desempenho e se prepara para ficar entre os grandes da história da Motovelocidade.

Nenhum comentário: