domingo, 18 de maio de 2014

Se igualando aos mitos

Quinta prova do campeonato. Quinta vitória. Revisando a história do Mundial de Motovelocidade, 'apenas' John Surtees, Mike Haywood e Giacomo Agostini haviam vencido as cinco primeiras provas do campeonato da categoria principal, no caso, a antiga 500cc. Pois é com esses mitos com que Marc Márquez já está sendo comparado. O espanhol da Repsol Honda está irresistível e mesmo não liderando de ponta a ponta hoje em Le Mans, a impressão que se tinha era que Márquez venceria a qualquer momento. E foi dessa forma que Márquez fez.

Colocando quase sete décimos sobre o segundo colocado na classificação, o surpreendente Pol Espargaró, Márquez largou mal e chegou a estar em décimo durante a primeira volta. Diga-se de passagem, nos momentos áureos de Valentino Rossi, o italiano tinha um problema parecido no apagar das luzes vermelhas. Como esses tempos já passaram faz tempo, Rossi agora larga bem melhor e após ultrapassar Andrea Doviziozo, Valentino assumiu a ponta da prova, mas os olhos estavam todos no pelotão intermediário. Com o bololô da primeira volta tendo assentado, Márquez começou sua corrida de recuperação e a primeira vítima foi justamente seu companheiro de equipe Pedrosa. Lorenzo tentava fugir de Márquez colocando pilotos entre eles, mas o piloto da Yamaha não foi páreo para Márquez. A forma como Marc deixava os outros pilotos espantava pela facilidade. Parecia que o jovem da Honda estava na MotoGP e os outros, com uma Moto2. A fase de Márquez é de tamanha superioridade, que Rossi, conhecido em seu auge pela sua força mental, errou quando tinha Márquez na sua rabeta e o espanhol nem precisou de muito esforço para se garantir na ponta e disparar rumo à sua quinta vitória na temporada e sua entrada entre os grandes do Mundial de Motovelocidade, pois somente uma hecatombe de proporções bíblicas tirará o título de Marc Márquez.

No reino da Yamaha, Rossi se impõe cada vez mais sobre Lorenzo e seu segundo pódio seguido o põe cada vez mais próximo da vice-liderança, ainda ocupada por Daniel Pedrosa. A cara de Dani após a corrida mostrou não apenas cansaço após uma semana em que teve que operar o braço, mas também de frustração de ver, impotente, seu companheiro de equipe escrever seu nome na história com a mesma moto. Já Lorenzo ninguém conseguiu ver a cara após mais uma corrida decepcionante, pois o espanhol rapidamente se escondeu em seu box. Lorenzo, apontado como o único a deter Márquez, ficara fora do pódio mais uma vez e da mesma forma de Pedrosa, vê o companheiro de equipe em melhor forma. Com Pedrosa e Lorenzo fora do pódio e de forma, quem completou o pódio foi Álvaro Bautista com uma Honda satélite, para efusiva comemoração do espanhol, o mesmo acontecendo com Pol Espargaró, que conseguiu seu melhor resultado até o momento na MotoGP.

Se algumas vezes falta um pouco de emoção nas corridas, assistir a MotoGP tem um atrativo bem especial que é acompanhar esse fenômeno chamado Marc Márquez. Da mesma forma que acompanhamos Michael Schumacher, o próprio Valentino Rossi e um pouco de longe Sebastien Loeb, hoje o bom de ligar a TV de manhã cedo é ver outra vitória impressionante deste impressionante Marc Márquez.   

Nenhum comentário: