sábado, 10 de maio de 2014

Os intocáveis

Um segundo. Essa foi a diferença da Mercedes para o melhor do resto, a Red Bull de Daniel Ricciardo, o carro que todos diziam ser o melhor da temporada, mas sem um motor à altura. Se Barcelona é a pista onde os melhores carros mais se destacam, 2014 será mesmo um afazeres doméstico entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, com o inglês cada vez mais em vantagem. No terceiro treino livre Rosberg colocou uma boa vantagem sobre Hamilton, que nunca venceu em Barcelona e dizia que o companheiro de equipe tinha certa vantagem em determinados setores da pista espanhola. Porém, quando chegou o momento onde o talento e a velocidade eram imprescindíveis, Hamilton mais uma vez superou Nico e parte na pole amanhã, numa pista tradicionalmente onde o primeiro colocado no grid é o primeiro a ver a bandeirada uma hora e meia depois.

Foi um treino marcado por duas bandeiras vermelhas e uma pergunta a ser feita logo nos primeiros minutos de Q1: Será Pastor Maldonado o pior piloto a já ter vencido uma corrida na história da F1? Não me recordo de um piloto tão errático a já ter ganho uma prova como o venezuelano. Quando se espera que o amadurecimento signifique a diminuição dos erros, como aconteceu de certa forma com Andrea de Cesaris, piloto com o qual Maldonado começa a ser comparado, com Pastor as besteiras permanecem intactas, mesmo sabendo o venezuelano que pneus duros e frios não tem aderência alguma no começo da volta de aquecimento em um treino. E falando em amadurecimento, será que o presidente Maduro assiste F1 e vê seu farto investimento indo para o muro corrida sim, corrida não? A outra bandeira vermelha foi provocada por um problema no carro de Sebastian Vettel no Q3. Superado pelo companheiro de equipe de forma sintomática, Vettel partiu para o desespero e mesmo a Red Bull ter anunciado que a troca de chassi fora programado, isso cheira a um pedido do alemão, que sofreu com uma série de problemas de noviciado do novo chassi e largará numa péssima posição amanhã numa corrida onde o lugar onde você larga praticamente define o se domingo.

Daniel Ricciardo continuou seu bom momento e será o melhor do resto, à frente de Valtteri Bottas, sendo que essa posição deveria ter sido de Felipe Massa se ele não errasse em sua última volta no Q3. Esse é o perigo de uma única tentativa no Q3... Também ao contrário do seu companheiro de equipe, Romain Grosjean deu uma demonstração de melhora da Lotus ao colocar seu carro em quinto, melhor posição disparada do time que mais sofreu com a mudança de regulamento. Correndo em casa, Alonso amargou a sua primeira derrota para Raikkonen num grid, mas o mais preocupante foi a Ferrari ter ficado quase 2s atrás da Mercedes, indicando outra corrida dificílima para os italianos.

Já a Mercedes permanece intocável. Somente uma hecatombe poderá impedir uma dobradinha dos tedescos e com Hamilton numa fase esplendorosa, onde está muito confiante com o carro que tem, o inglês tem tudo para conseguir sua quarta vitória consecutiva e dependendo da posição de um desesperado Nico Rosberg, assumir a posição no qual Lewis já deveria estar: na ponta do campeonato. 

Nenhum comentário: