terça-feira, 7 de outubro de 2014

Não é de hoje

Ainda sob os efeitos da cascata de péssimas notícias sobre o estado de saúde de Jules Bianchi, me preparava para escrever sobre o Grande dos Estados Unidos-Leste de 1979, mas algo na minha pesquisa me fez lembrar que esse problema, de onde começa e termina a jurisdição de pilotos, organizadores e FIA sobre as decisões das corridas não é de hoje. Abaixo, irei descrever uma parte do texto da edição de novembro de 1979 da Revista Quatro Rodas.

Aliás, os pilotos queriam que a prova tivesse seu início retardado em meia hora, pois a chuva estava diminuindo e queriam largar com pneus slick para pista seca.

Como os organizadores já haviam antecipado em uma hora o início da corrida, por causa da missa televisada do papa João Paulo II nos Estados Unidos, a antecipação não foi aceita.

A corrida foi muito acidentada e apenas sete carros chegaram ao final. É que os pilotos largaram com pneus de chuva e a pista foi secando, obrigado-os a trocar por pneus slicks.

Lembrando do contexto, a corrida foi realizada em Watkins Glen, circuito onde viu duas mortes violentas em 1973 (François Cevert) e 1974 (Helmut Koinigg), e o campeonato de 1979 já estava decidido à favor de Jody Scheckter, pendente apenas a menor decisão do vice-campeonato, entre Gilles Villeneuve e Jacques Laffite. Mesmo que a largada fosse retardada para melhorar a vida dos pilotos durante a corrida, os organizadores não ligaram muito para a opinião das estrelas do dia, no caso os pilotos, e deram a largada na hora marcada, por causa de uma transmissão de TV.

E essa decisão causou, como o texto explanou, muitos acidentes e decidiu a corrida à favor de Gilles Villeneuve, pois o canadense estava brigando com Alan Jones pela vitória e quando o australiano fez sua parada para colocar pneus slick, a Williams se atrapalhou e não apertou direito a roda traseira esquerda do carro de Jones e o australiano abandonou logo após sair dos boxes, com o pneu indo embora.

No Japão, 35 anos depois dessa corrida em Watkins Glen, sempre se perguntará se não teria sido melhor ter antecipado a corrida deste domingo com as informações na mão sobre o tufão que se aproximava. Para Jules Bianchi, no entanto, infelizmente essa discussão, e outras, veio tarde demais.

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