quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Enquanto isso no domingo...


A cada corrida da MotoGP que se passa, fico cada vez mais convencido de que Valentino Rossi é mesmo um dos maiores talentos já surgidos no esporte a motor. E isso com um terceiro lugar! Para quem não entendeu, a explicação é mais complexa do que sua posição no Grande Prêmio de Valencia, derradeira etapa de 2009 do Mundial de Motovelocidade. O domínio exercido pelo italiano da Yamaha pode fazer nos parecer que Rossi não teve concorrência e que seus títulos sejam fáceis, como mostram seus números. Na verdade, Rossi é tão especial que o permite vencer pilotos do quilate de Casey Stoner, Daniel Pedrosa e Jorge Lorenzo.

Rossi não venceu em Valencia, corrida amplamente dominada por Pedrosa em sua cambaleante Honda, muito ajudado pela incrível queda de Stoner... na volta de apresentação! Contudo, o australiano, que ficou de fora de três corridas neste ano, mostrou que poderia ter conquistado muito mais do que o distante 3º lugar no Mundial, ficando logo à frente de Dani, bastante irregular ao longo da temporada, mas incisivo nos momentos em que teve moto para enfrentar o poderio da Yamaha. Lorenzo garantiu o vice-campeonato com a bizarra queda de Stoner, mas o marrento espanhol provou que será um nome do futuro e que enfrentará Stoner e Pedrosa pelo domínio do Mundial de Motociclismo a médio prazo. Pois o presente pertence a Valentino Rossi!

O último título a ser decidido foi nas 250cc e a prova reservou surpresas, como a saída de pista do frio Hiroshi Aoyama e uma queda inesperada do experiente Marco Simoncelli. Nesse jogo de erros, Aoyama venceu seu primeiro mundial e sobe para a MotoGP juntamente com Simoncelli, o vencedor da corrida Barberá, além de Bautista. Esses nomes, juntamente com o ótimo Ben Spies, deverão dar ótimos espétaculos na MotoGP em 2010.

Como estava viajando, acabei tendo que assistir a prova da Stock em Brasília, por sinal, a primeira em que assisti de ponta a ponta. Uma prova pobre de emoções e com regras ridículas, como essa dos seis primeiros terem que largar com pneus velhos, ainda mais destacada numa pista com alto desgaste de pneus como é Brasília. Allan Khodair venceu após um dos poucos momentos interessantes da corrida quando ultrapassou Ricardo Zonta, numa estratégia diferente dos boxes, após três toques na reta dos boxes. O idiota sistema do play-off, teoricamente para trazer emoção ao campeonato, deverá dar o título para Cacá Bueno na próxima corrida. Esse era o objetivo da Vicar? Duvido muito! Mas os carros são lindos e isso não dá para negar!

Um comentário:

De Gennaro Motors disse...

sem duvida alguma...ROSSE é o NUMBER ONE da MOTO GP