terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fazendo história


"Eu sempre respeitei nomes como Petty, Earnhardt e Gordon, mas não esperava fazer algo que ninguém tinha conseguido fazer." Foi com essas humildes palavras que Jimmy Johnson começou a explicar o seu feito realizado neste domingo. O americano não apenas entrava no seleto rol de pilotos com mais de três títulos na Nascar (os outros são os próprios Richard Petty, Dale Earnhardt e Jeff Gordon), como foi o primeiro a conquistar quatro títulos consecutivos na disputada categoria neste domingo, com um quinto lugar no oval de Homestead.

Com o advento do odioso play-off na categoria em 2004, Johnson passou a dominar a Nascar com vitórias nos momentos corretos e muita regularidade nas dez corridas decisivas que fazem parte do play-off. Foi assim no triunfo de 2009 e também nos outros três, mas Johnson tem um quê que incomoda bastante os especialistas da Nascar. Jimmy Johnson está longe de ser um piloto carismático e suas vitórias não emocionam os torcedores da Nascar, tanto que ninguém lembra com saudade de nenhuma de suas 47 vitórias na carreira. Um exemplo dessa falta de sal de Jimmy é que mesmo com todos esses títulos e ter o talento reconhecido por todos, Johnson não é considerado a principal estrela da Hendrick Motorsports, com essa regalia ficando a cargo de Jeff Gordon, outro com quatro títulos na carreira.

Na verdade, muitos dos críticos de Johnson credenciam os títulos do piloto a estrutura da Hendrick, hoje a melhor equipe da Nascar, e ao seu chefe de mecânicos, Chad Knaus, com quem conquistou todos os títulos. Pura lorota! O problema é que Jimmy tem uma característica que não agrada muito aos fãs da Nascar. Se há uma característica que pode ser muito lembrado em JJ (como é conhecido) daqui a alguns anos, essa é a eficiência. Não bater nos adversários para ganhar ou conquistar vitórias memoráveis. Jimmy apenas fica no lugar certo e na hora certa e entende como ninguém uma corrida na Nascar, a construindo do início ao fim com o auxílio importante de Chad Knaus. Johnson pode não ter a fama de intimidador de Earnhardt, o carisma de Petty, a polêmica de Tony Stewart ou o bom-mocismo de Jeff Gordon, mas como o próprio Knaus disse após a corrida, Jimmy Johnson é um piloto super-talentoso e sua eficiência pode o levar a voos ainda maiores.

Um comentário:

De Gennaro Motors disse...

legal !

eu tb sempre respeitei nomes como o do Petty ! muito bom!