sábado, 21 de maio de 2011

Muito bom para um segundo piloto

Essa foi a frase dita por Mark Webber após a sua vitória no Grande Prêmio da Inglaterra do ano passado. Na época, a frase dita pelo australiano pelo rádio causou um enorme mal estar, pois a Red Bull se orgulhava no momento de não se utilizar das famigeradas ordens de equipes, além de que Webber estava na frente no campeonato. Hoje, com Vettel disparado na frente e numa fase iluminada, Webber pode muito bem dizer isso novamente, pois o australiano, mesmo sendo segundo piloto hoje, foi muito bem em todo o final de semana até o momento, sendo o mais rápido na sexta-feira e no Q3, que onde é importante.

O recado da dominação da Red Bull foi dado no terceiro treino livre. Com 1.3s de vantagem sobre os demais, o time comandado por Christian Horner era franco favorito para ficar com a pole e como não poderia deixar de ser, Webber e Vettel decidiram praticamente sozinhos quem largará amanhã na pole, com vantagem para o australiano por exatos dois décimos. O atual campeão ficou com cara de que comeu e não gostou e até esboçou uma segunda tentativa, que na F1 atual seria péssimo estrategicamente para a corrida de amanhã, mas Vettel teve que amargar a primeira derrota do ano nas Classificações. A McLaren novamente ficou como a segunda força, mas com Hamilton praticamente 1s atrás dos carros azuis, enquanto Fernando Alonso mostrou sua magia ao separar os carros ingleses e tirar um quarto lugar da cartola. O sempre frio espanhol vibrou bastante pelo rádio, comemorando uma volta perfeita. Mas se Button, o segundo piloto da McLaren, ficou a milésimos de Hamilton, o mesmo não pode ser dito por Massa. Praticamente 1s atrás do companheiro de equipe e com a notícia de que Alonso reinará no time italiano até 2016, Felipe tem a certeza que dificilmente será campeão pela Ferrari, tendo que procurar uma casa nova se quiser este objetivo. Mas com atuações como a de hoje, será difícil alguma equipe grande querer o brasileiro...

A Mercedes pintou bem nos treinos livres, mas o time ficou longe de brigar com a McLaren e apenas Nico Rosberg marcou tempo no Q3, com Schumacher preferindo poupar pneus macios para amanhã. O detalhe que, após tantas críticas depois do fiasco em Istambul, Schumacher estava mais rápido do que Rosberg hoje. Com o incêndio no carro de Heidfeld hoje pela manhã, Petrov tomou as rédeas da Renault e pôs o carro numa boa posição, mostrando a evolução do russo. Barrichello segue sua sina de sempre remar, remar e remar, mas na hora de colher os louros, ver o companheiro de equipe lhe superar. A Williams estava muito mal nas Classificações, mas depois de muito tempo colocou um carro no Q3, mas com Pastor Maldonado! Coitado de Rubinho, que ainda amargou ter sido o último das equipes estabelecidas, sendo que Kovalainen superou a opaca Force Índia no Q2, conseguindo a melhor colocação da história (recente) da Lotus. Tomara que no boxe da equipe hindu não tenha copos de vidro, pois Sutil, especialista em cortar pescoços com esse aparato, ficou muito atrás (novamente) de Paul di Resta.

A prova amanhã tende a ser um domínio da Red Bull, pois mesmo com todas as novas regras, dificilmente não veremos algo diferente dos dois carros azuis disparando na frente, com o segundo pelotão brigando pelo lugar mais baixo do pódio. Ano passado, Webber venceu em Barcelona, mas a gana demonstrada por Vettel em vencer, quando quase foi à pista novamente para tirar a pole do australiano, pode ser o prenúncio de uma nova briga entre o primeiro e o segundo pilotos da Red Bull.

Nenhum comentário: