domingo, 1 de maio de 2011

Vitória da paciência



Não faltou quem começasse a criticar Daniel Pedrosa na metade do Grande Prêmio de Portugal, hoje pela manhã. Claramente com uma moto melhor, o piloto da Honda passou 80% da corrida atrás de Jorge Lorenzo sem ameaçar seriamente o rival. Apenas colocava de lado no final de reta dos boxes, mas Lorenzo freava mais forte e se mantinha na ponta sem maiores dramas. A fama de amarelão e de piloto que só vence quando tudo está dando certo a seu favor já começava a pipocar, de forma merecida, por sinal, em cima de Pedrosa. Então, faltando cinco voltas, quando todos esperavam que o ombro machucado do espanhol começasse a incomodar, Pedrosa saiu mais forte da curva Parabólica, colocou de lado em Lorenzo ainda na metade da reta e completou a ultrapassagem. Disparando em seguida.


Esse resumo pode descrever bem a chata corrida no Estoril e a vitória de Daniel Pedrosa. O espanhol da Honda foi paciente, não deixou Lorenzo disparar e quando o atual campeão da MotoGP pareceu mostrar um maior desgaste de pneus, Pedrosa utilizou sua melhor moto para ultrapassar e mostrando o quanto era mais rápido, empilhou uma série de voltas mais rápidas e ganhou com uma boa vantagem sobre Lorenzo. Foi a primeira vitória de Pedrosa no ano, dando um pouco mais de moral ao espanhol que já tinha feito uma boa segunda metade de temporada em 2010 até sofrer o seu acidente no Japão, que tanto problema lhe causou ao ombro. Casey Stoner, piloto dominador na pré-temporada e nas primeiras corridas, foi discretíssimo durante todo o final de semana português, não brigando pela pole e se colocando num solitário 3º lugar, que manteve da primeira a última volta. Com a vitória de Pedrosa, o status de salvador de Stoner para Honda diminua um pouco.


Quem pode se aproveitar dessa pretensa briga dentro da Repsol Honda é Jorge Lorenzo. Mesmo antipático, o espanhol da Yamaha é mesmo um piloto diferenciado e a forma como controlou Pedrosa, mesmo numa moto inferior, a maior parte da corrida notável. Mesmo em segundo, Lorenzo se manteve na liderança do campeonato e com Stoner e Pedrosa tirando pontos entre si, Lorenzo pode ser o grande beneficiado na luta pelo título. Andrea Doviziozo completou o bom final de semana da Honda com um quarto lugar tirado a fórceps de Valentino Rossi na bandeirada. O italiano ainda sofre com a falta de acerto da Ducati, que tem um baita motor, mas um chassi terrível. Como nos tempos da Ferrari nos anos 80...


Daniel Pedrosa se emocionou quando estacionou sua moto e comemorou a vitória com sua equipe, mas apesar das grandes dificuldades do espanhol com seus problemas físicos, quem teve uma atuação emocionante foi mesmo Yuki Takahashi. O japonês sofreu um grande baque semana passada quando seu irmão mais novo, Koki, sofreu um acidente e morreu. Mesmo sofrendo, o japonês conseguiu ânimo para disputar o Grande Prêmio de Portugal na Moto2 e com uma corrida cerebral, chegou em 3º, atrás de Stefan Bradl e Julian Simon. As cenas emocionantes após a corrida de Takahashi valeu o final de semana do Mundial de Motovelocidade.

Um comentário:

Jean Corauci disse...

Ola, João parabéns pelo blog, sou do GP Expert www.gpexpert.com.br gostaria de saber se vc tem interesse em ser um de nossos colaboradores, me mande um e-mail corauci@gpexpert.com.br abraços