domingo, 17 de junho de 2012

Campeão?

Um piloto com 93,3% de aproveitamento no campeonato em seis rodadas se torna favorito absoluto para a temporada corrente, mesmo não tendo muito campeonato pela frente, podendo tudo ocorrer nesse processo. Porém, a fase atual de Jorge Lorenzo o faz favorito absoluto ao título deste ano, mesmo ainda faltando muitas corridas para o fim da MotoGP em 2012 e o título parece ser apenas questão de tempo. Se o talento de Lorenzo é inquestionável desde o ano passado, quando a Yamaha era inferior a Honda, com sua moto mais equilibrada com relação a Honda este ano, Lorenzo vem se sobressaindo claramente frente a Casey Stoner e Daniel Pedrosa, respectivamente segundo e terceiro na corrida de hoje e no campeonato.

Lorenzo teve um pouco mais de trabalho para vencer a prova de hoje. Como choveu no sábado, Lorenzo sequer largou na primeira fila e teve que escalar o pelotão para brigar com o líder Stoner. O espanhol da Yamaha deixou rapidamente seus adversário para trás até encontrar Casey Stoner, seu grande rival desde o ano passado, só que ao contrário de 2011, quem tem a melhor moto é Lorenzo, enquanto Stoner se virava com uma moto com muita vibração. O australiano ainda tentou se segurar, mas no melhor momento da prova, Lorenzo assumiu a ponta da corrida de forma definitiva, vencendo pela quarta vez em seis corridas, disparando na ponta do campeonato. Com esse resultado, Lorenzo tem uma folga tal, que mesmo abandonando a próxima prova e Stoner vencendo, ainda se mantém na ponta do campeonato.

Após ser ultrapassado por Lorenzo, Stoner perdeu rendimento e chegou a ser pressionado por Pedrosa e o pole-man Álvaro Bautista, mas o australiano se manteve em segundo. Quando chegou ao parque fechado, Stoner estava claramente insatisfeito e reclamou com sua equipe, principalmente apontando para a traseira de sua Honda. Pedrosa lutou a prova toda com Bautista e conseguiu o seu eterno lugar mais baixo no pódio. Talvez por isso a Honda esteja procurando um piloto realmente número um para 2013, com a aposentadoria de Stoner. Spies chegou a liderar a corrida no início, mas perdeu rendimento durante, porém, seu quinto lugar foi a melhor posição dele em 2012. Cal Crutchlow não treinou ontem por causa de um acidente e largou em último hoje, partindo para uma bela corrida de recuperação, subindo para sexto, incluindo uma ultrapassagem sobre Hayden na volta final. A Ducati continua mal, mas Rossi está ainda pior que Hayden, fechando os pilotos com motos realmente de MotoGP.

Lorenzo venceu a parte rumo ao seu segundo título na MotoGP a passos largos e firmes. A Yamaha renovou seu contrato por dois anos e a sua garra e talento demonstra bem o porquê do esforço dos japoneses.

Nenhum comentário: