sábado, 30 de junho de 2012

Diárreia mental

Jorge Lorenzo fazia um campeonato espetacular, conseguindo 140 pontos em 150 possíveis num certame onde tem que disputar curvas com alguém como Casey Stoner, que tem a Honda por trás e tentará de tudo para ser campeão em sua anunciada última temporada da carreira. Era um campeonato impecável para o espanhol da Yamaha, até encontrar um tresloucado Álvaro Baustista na primeira curva de Assen e ver sua temporada quase perfeita ir ao chão e seu campeonato a perigo.

A cagada mental de Bautista de um molho ao campeonato, já que Stoner capitalizou o zero ponto de Lorenzo para empatar com o espanhol e derrotar o cada vez mais derrotado Daniel Pedrosa dentro da Repsol Honda. Como sempre, Dani largou melhor e liderou a maior parte da corrida em Assen, a Catedral do motociclismo, mas sucumbiu a Stoner já na parte final da prova, levando 5s do rápido companheiro de equipe, que ontem sofreu uma forte queda e sentia dores na mão esquerda no final da prova. Não sei se é psicológico ou mental, mas a verdade é que Pedrosa nunca entregou o que dele prometia, se tornando num dos maiores cheques sem fundo da história do Mundial de Motovelocidade. Já Stoner, que foi bem menos badalado do que Pedrosa ao longo da carreira, conseguiu uma boa vitória psicológica sobre Lorenzo, já que o espanhol ficou muito abalado pela queda logo na primeira curva e como teremos duas corridas em sequencia, a forma como Lorenzo se comportará dirá muita coisa. 

A corrida foi seccionada em brigas pela terceira e quinta posições. Na luta pelo lugar mais baixo do pódio, Ben Spies sofreu outro golpe ao ser derrotado pela Yamaha satélite de Andrea Doviziozo na última volta. O italiano quer a vaga do americano, que não vem apresentando os bons resultados de outras temporadas e dificilmente ficará na Yamaha oficial em 2013. E falando na próxima temporada, a paciência de Valentino Rossi com a desequilibrada Ducati parece ter acabado e ele tentará um lugar numa equipe japonesa ano que vem, sendo que a Honda oficial parece ser o caminho, já que a Honda também perdeu a paciência com Pedrosa e a Repsol já estaria satisfeita com Marc Márquez no time oficial em 2013. Hoje a prova de Rossi beirou o ridículo, com o italiano fazendo um inesperado pit-stop para trocar o pneu traseiro por desgaste, quando era o último entre as motos oficiais. 

Mas como ainda estamos em 2012, a briga será novamente entre Lorenzo e Stoner, com o australiano ganhando um presente dado pela asneira de Baustista.

Nenhum comentário: