sábado, 17 de novembro de 2012

A um passo do paraíso

Em sua centésima corrida na F1, Sebastian Vettel tem chances de conquistar seu tricampeonato e se não o fizer em Austin, deverá deixar tudo bem encaminhado para sacramentar seu nome de vez na história da F1 em Interlagos. O alemão da Red Bull vem dominando com ampla vantagem até este momento o final de semana norte-americano e sua pole, mesmo com uma margem pequena em cima de Hamilton, deverá fazer com que Vettel faça sua corrida com marca registrada. Boa largada, voltas voadoras e administração rumo a bandeirada. Enquanto para Alonso, só resta uma sorte absurda amanhã.

A classificação mostrou algumas coisas interessantes no grid. Primeiro, Sebastian Vettel não tem apenas o melhor carro como único triunfo a seu favor. Mesmo a Red Bull tenho o melhor carro do grid, o alemão sofreu para ficar com a pole, enquanto seu companheiro de equipe ficou em terceiro, mas tomando meio segundo de Vettel. Sebastian é superior a Webber e isso ninguém duvida, mas creditar os triunfos de Vettel apenas ao carro projetado magistralmente por Adryan Newey é simplório demais. Outro fator interessante será ver o comportamento de Hamilton e a McLaren em 2013. O inglês é tão ou mais rápido do que Vettel (não significando melhor...) e ficou apenas um décimo atrás de Vettel, mas Hamilton está de malas prontas para a Mercedes, que quase viu Rosberg ficar pelo caminho no Q1. Já a McLaren viu Button ficar mais uma vez pelo Q2, enquanto Pérez segue sem brilhar pela Sauber desde que assinou com a McLaren. Essa separação Hamilton-McLaren deverá ser bastante danosa a ambos. Fernando Alonso está numa sinuca de bico incrível. Seu carro não rende e ponto de levar 1.6s de Vattel e o espanhol ainda ficou atrás de Massa, algo muito raro nos últimos tempos. Alonso deverá esperar unicamente pela sorte amanhã!

Um fato levantado por muita gente será a primeira curva amanhã. Numa subida íngreme e com formato estranho (muito largo no início, estreito no meio e extra-largo na saída), a primeira curva é bastante temida na primeira volta amanhã, ainda mais com Grosjean no meio do grid. Talvez com muito cuidado, nada aconteça amanhã. Mas Alonso esperar exatamente que algo aconteça para ter alguma chance de diminuir o prejuízo amanhã, pois Vettel está bastante próximo de conseguir seu terceiro título.

Nenhum comentário: