domingo, 11 de novembro de 2012

Final louco e normal

Daniel Pedrosa vencer, pela sétima vez neste ano, não é surpresa alguma. Resultado normal de um piloto que foi mais rápido em pista seca, nas poucas vezes em que a pista ficou assim no final de semana valenciano. Porém, a corrida em Valencia foi tudo, menos normal. As condições variáveis de clima fez da escolha de pneus uma loteria e permitiu a pilotos que normalmente lutam em posições intermediárias, ficassem na ponta da corrida, como a CRT de Aleix Espargaró. 

Porém, após a corrida se assentar, Jorge Lorenzo e Daniel Pedrosa lideravam a corrida e querendo coroar seu bicampeonato, Lorenzo parecia que venceria, ainda mais após o erro de Pedrosa. Contudo, logo depois Lorenzo deu de cara com a lenta moto CRT de James Allison e acabou por perder o controle de sua Yamaha de forma espetacular, sofrendo um acidente forte, mas sem ferimentos a Lorenzo. Com isso, Pedrosa ficou sem rivais e colocou volta no sétimo colocado e superou o surpreendente Nakagami, substituto do machucado Ben Spies da Yamaha, por quase 40s, provavelmente a maior diferença em anos.

Pedrosa mostrou força em sua melhor temporada. Dani largou dos boxes após a indefinição de qual pneu largar e o espanhol rapidamente estava colado no líder Lorenzo, que largou com pneus slicks, mas no grid. A corrida foi recheada de acontecimentos, como a melancólica despedida de Valentino Rossi da Ducati e a melhor posição de uma motor CRT com o quinto lugar de Michele Pirro. Só que Casey Stoner roubou as atenções com um terceiro lugar depois de cair para 14º pela estratégia de sua equipe. O australiano fez uma prova agressiva e subiu ao pódio em sua última corrida pela MotoGP. Casey Stoner é rápido e tem um estilo bonito de se ver, mas não restam dúvidas que o agora ex-piloto da Honda é um chato de galocha, que passou o ano reclamando de tudo e de todos, criando um clima tão chato como ele na MotoGP. Dentro das pistas, Stoner fará falta. Já fora das pistas... vá pescar, como sua equipe mostrou a ele.

E 2013? Pedrosa e Lorenzo tendem a continuar a dominação exercida pelos espanhóis na segunda metade da temporada, principalmente com Honda e Yamaha andando tão forte como agora. Rossi terá que se reinventar para andar no ritmo de Lorenzo, enquanto Pedrosa terá que lhe dar com o monstro que é Marc Márquez, que hoje fez outra corrida épica na Moto2 ao sair do último lugar rumo a primeira posição. Só na primeira volta, foram 22 posições ganhas! Só espero que as corridas melhores, que hajam mais brigas e disputas por vitórias, algo que faltou e muito em 2012. Que venha 2013!

Nenhum comentário: