terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Novidades

Ontem a FIA lançou um pacote de novidades a serem implantadas a partir de 2014, onde duas chamaram muito a atenção. Primeiro foi a instauração de números fixos para cada piloto, escolhido aleatoriamente de acordo com o gosto de cada um. Ótima ideia! Fora da F1, mais especificamente na Nascar e na MotoGP, pilotos se imortalizaram com seus números, como o #43 de Richard Petty, o #3 de Dale Earnhardt, o #48 de Jimmie Johnson, o #24 de Jeff Gordon e #46 de Valentino Rossi. Uma iniciativa que contraria as regras sem muita flexibilidade da F1 atual, onde certos aspectos até irrita pela frescura excessiva. Será interessante saber a escolha de cada pilotos pelos números que irão utilizar a partir do próximo ano. Vettel será o número 1, mas e Alonso? Massa? Hamilton? Button? Será que Rosberg ficará com o 24? Provavelmente iremos conhecer os números pelos quais esses pilotos andaram em seu tempo no kart.

A outra medida é mais polêmica. Próximo ano a última corrida, em Abu Dhabi, terá pontuação dobrada, quebrando uma longa tradição na F1. Apesar de ser muito ligado a tradições e a história, não acho essa ideia tão ruim assim. Exemplos em outras categorias mostraram que a corrida final tivesse um outro peso com essa pontuação, que a prova se tornou um evento diferente e com mais emoção, pois a chance de termos disputas pelo título, até mesmo múltiplas, aumenta bastante. Como sempre farei um levantamento histórico sobre essa nova regra...

Independentemente da opinião de A, B ou C, algumas vezes a F1 parece parada no tempo e que muitas vezes precisa se reciclar, olhar o que está acontecendo em outras categorias e colher bons resultados para ela, saindo um pouco do pedestal de categoria intocável e que nada de fora presta. Essa ideia de pontuação dobrada na última prova me agrada num primeiro momento, como pode ser bem ruim na prática. A conferir. O que não pode é falta de compreensão e ignorância em ver opiniões diferentes. Posso até ser uma minoria, ou não, em gostar deste novo item do regulamento, mas essa é a minha opinião e respeito os contrários a ela. Intolerância, desrespeito, como vi no Facebook quando dei minha opinião num post de um amigo meu, só servem para os babacas selvagens de Vasco e Atlético-PR. 


Nenhum comentário: