terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Mito?

Em meados da década de 80, piloto japonês era sinônimo de piloto ruim e barbeiro. Seja Satoru Nakajima na F1, ou Hiro Matsushita na Indy, os nipônicos que corriam na época nas duas principais categorias do automobilismo mundial eram considerados chicanes ambulantes e retardatários habituais, mas nem sempre amigáveis, exemplificado pelo incidente Senna-Nakajima em Interlagos/90.

O tempo passou e a qualidade dos pilotos vindo do oriente melhorou consideravelmente, mas algumas características deles permaneceram intactas, como a agressividade selvagem que nos premiou com vários momentos banzai durante as corridas. Após Nakajima e Aguri Suzuki, aportou na F1 Ukyo Katayama, que graças ao dinheiro de patrocinadores do seu país andou em equipes menores da categoria por alguns anos e querendo andar mais do que o carro, ficou conhecido por essas bandas como 'Katagrama'. Porém, via-se em Katayama alguma velocidade que o fez marcar alguns pontos, mesmo que entremeada com alguns momentos cômicos. O mais importante foi que o preconceito com os pilotos do país do sol nascente diminuía cada vez mais e o próximo representante, Takuma Sato, sepultou de vez essa implicância e, de forma impressionante, se transformou em simpatia.

Campeão da F3 Inglesa (dizem que com motores especiais da Mugen, que dominava o campeonato na época), Sato foi talhado pela Honda para ser o melhor piloto japonês da história. Sato mostrou velocidade e agressividade, característica já inerente dos pilotos nipônicos, e foi o primeiro japonês a ficar conhecido como 'mito'. Mesmo andando em equipes boas, Sato era capaz de fazer grandes corridas e grandes asneiras em pouquíssimo tempo, como acontece comumente na Indy hoje em dia. Essa falta de constância o tirou da F1 e o mesmo aconteceu com o atual 'mito', Kamui Kobayashi. Rápido e agressivo, Koba foi capaz de ultrapassagens em lugares impossíveis e isso o tornou bastante popular, mesmo que a constância não fosse o forte do japonês. Por sinal, outra característica inerente dos pilotos japoneses...

Após um ano de fora da F1, Kobayashi foi anunciado como o novo contratado da Caterham ao lado do novato Marcus Ericsson. 'O mito voltou!', exclamou vários. Será mesmo? Primeiro que de mito, só vejo poucos pilotos na F1 atual, e eles estão brigando por títulos há algum tempo. E Kobayashi, mesmo com sua experiência sendo importante nesse atual momento da Caterham, foi contratado como piloto-pagante. As corridas poderão ser mais divertidas no pelotão de trás, pois com o carro que tem em mãos, dificilmente Kobayashi poderá fazer suas acrobacias que tanto encantou o público lá na frente, mas que teve pouco efeito prático para resultados mais concretos.  

7 comentários:

Ron Groo disse...

Bom... ele é o melhor japonês, mas... Isto não é lá grande coisa se a gente olhar a lista de japas que guiaram na F1

Ron Groo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ron Groo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ron Groo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ron Groo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ron Groo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ron Groo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.