segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

STR7




O último carro apresentado nesse animado dia 6 de fevereiro foi o da Toro Rosso. Claramente filial da Red Bull, o time de Faenza deve ter esperado Sebastian Vettel, Mark Webber, Adryan Newey e Christian Horner pararem de falar sobre o novo RB8 para colocar o novo carro da equipe que um dia foi Minardi na frente dos boxes com um grande pano vermelho e seus dois pilotos apenas para mostrar um carro parecido com o do ano passado, com a diferença na asa dianteira e o já lendário bico-degrau.



Porém, isso não foi a única novidade da Toro Rosso. Com uma nova dupla de pilotos, o time se mantém como Red Bull Jr na atividade exclusiva de preparar jovens pilotos para serem aproveitados (ou não) pela Red Bull. Depois de três anos, Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari não se provaram bons o suficiente pelos altos padrões da Red Bull e entraram em seus lugares os promissores e ex-vencedores da F3 Inglesa Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne. Jovens e arrojados, Ricciardo e Vergne sonham em repetir a trajetória de Vettel e ascender ao time principal, principalmente sabendo que Webber não durará muito na Red Bull.



Porém, a nova dupla da Toro Rosso sabem que se não mostrarem serviço, o destino poderá ser igual ao de Buemi e, principalmente, Alguersuari. Hoje, o espanhol bateu forte na Toro Rosso, acusando-a de não ter ido para uma equipe por ter confiado, em vão, no time que pilotava até ano passado. Daniel e Jean-Eric que se cuidem!

RB8



Helmut Marko brincou com a Ferrari dizendo que o carro da Red Bull seria mais bonito que os italianos. Talvez o austríaco não tinha visto a nova criação de Adryan Newey... O carro azul é bastante parecido com o carro dominante do ano passado, mas com o bico-degrau deixando a dianteira do carro campeão tão feio quanto os demais.


Mas como não falamos de concursos de beleza, a Red Bull pode conquistar seu terceiro título seguido juntamente com Sebastian Vettel. Os ingredientes estão lá e a chance de isso acontecer é bastante real, principalmente se Vettel continuar crescendo e amadurecendo como mostrou em 2011, quando conquistou o bicampeonato com os pés nas costas melhorando ao longo de 2011. Para Mark Webber, resta melhorar e repetir o que fez em 2010, quando andou próximo de Vettel e esteve até mesmo mais próximo de conquistar o título. Se a Red Bull continuar forte como no ano passado, a esperança de um campeonato emocionante reside em Mark Webber ser forte como Vettel e poder enfrenta-lo. Com 36 anos de idade, Webber dá seus últimos tiros para tentar conquistar seu sonhado título.


Com poucas mudanças nas regras (afora o bico ter ficado mais baixo e com isso ter deixado todos os carros deste ano feios como há muito não se via), a Red Bull tende a continuar vencendo como fez nos últimos dois anos e meio. Dominando? Difícil dizer, mas Vettel entrará em 2012 como favorito rumo ao tri.

C31



Antigamente a Sauber era a equipe que mais caprichava nas suas apresentações, com shows criativos e etc. Em momentos de aperto e com Peter Sauber cada vez mais comedido, a Sauber foi bastante simples em apresentar seu novo carro para 2012. O carro foi levado para a reta de Jerez e os pilotos foram tirar suas fotos ao lado do carro, que de nada tem de criativo. O bico-degrau está lá e realmente é a nova onda (olha o novo!) desta temporada.


O time suíço manteve a mesma dupla de pilotos, com os promissores Kamui Kobayashi e Sergio Pérez tentando sair exatamente da pecha de promessas para desabrocharem na categoria. Kobayashi já parte para sua terceira temporada e se quiser mesmo ser o melhor japonês na história da F1, Koba precisa mostrar mais do que suas ousadas ultrapassagens que, por sinal, rarearam bastante. Já Pérez parece ter sua carreira mais dirigida, com o apoio da Ferrari e até mesmo o mexicano pensando em estrear pela equipe italiana em 2013. Basta a Pérez evoluir ainda mais.


Com dois pilotos pensando em crescer e de passagem pela eterna equipe média do sisudo Peter Sauber, Koba e Chapolin Pérez querem mostrar que podem levar a Sauber a um nível melhor. E melhorar o nível deles mesmos.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

E20



A Lotus tem uma história de vida que lembra muito o Paraná Clube, advindo da junção de vários clubes ao longo dos anos. A hoje Lotus não tem nada a ver com a antiga Lotus, nem com o time de Tony Fernandez. A equipe começou em 1981 chamando-se Toleman, que depois passou a se chamar Benetton em 1986, Renault em 2002 e Lotus a partir deste ano. Uma equipe com larga tradição e bons momentos nesses mais de trinta anos, exclicitamente nos títulos de Michael Schumacher e Fernando Alonso.


Seis anos depois da vitória do espanhol, a Lotus fez uma aposta arriscada em sua tentativa de reviver momentos gloriosos ao tirar da aposentadoria precoce Kimi Raikkonen. O finlandês se desiteressou por completo da F1 após seu título em 2007 e saiu da categoria dois anos depois por absoluta falta de saco. Dois anos no WRC foram suficientes para Kimi pensar em retornar às corridas e com a Lotus procurando um líder depois da saída de Robert Kubica no começo do ano passado, todos ficaram felizes, mas há várias questões a resolver. Desde 2006 a Lotus, ainda chamando-se Renault, não briga por títulos e vitórias. A motivação de Kimi é uma incógnita difícil de se decefrar, até por que Raikkonen parece ser um tipo esquisito, apesar de muito rápido. Quem poderá se aproveitar disso é Romain Grosjean, piloto francês que foi enxotado pela Renault no final de 2008, mas que foi campeão da GP2 ano passado e voltou à equipe bancado pelo patrocínio da Total. Se Kimi não se motivar, mas a Lotus fazer um carro decente, Grosjean pode se sobressair.


A Lotus viveu um ano de 2011 difícil, perdendo seu piloto principal e tendo problemas financeiros, com a Renault claramente apoiando a Red Bull, mesmo a equipe usando o nome da montadora até o ano passado. Uma nova dupla de pilotos foi contratada e há mais perguntas do que respostas no momento. O carro tem o já famoso bico-degrau, algo que deverá ser moda nesse ano.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

F2012



Quando o carro de 1979 foi mostrado ao mundo e não agradou aos olhos de ninguém, Enzo Ferrari pronunciou a famosa frase no qual "todo carro vencedor se torna bonito". Jody Scheckter foi o campeão naquele ano e o modelo 312T4 é considerado um dos Ferraris de F1 mais famosos de todos os tempos. Se isso acontecerá com o F2012, somente o tempo nos responderá, mas que o novo carro ferrarista é feio pacas, não há como negar!


Até mesmo Fernando Alonso não elogiou muito a estética do novo carro, mas o bólido se mostrando eficiente, o espanhol já mostrou que tem tudo para voltar a brigar pelo título, algo que não conquista desde o já longuínquo ano de 2006. Considerado o melhor piloto do grid desde então, Alonso tende a ser o piloto número um da Ferrari e liderar o time rumo a briga pelo título deste ano, o que seria muito ruim para Felipe Massa, cada dia mais ameaçado de sair do time ao final do seu contrato, no fim deste ano, mesmo com a temporada ainda nem tenha começado. Os fantasmas de Kubica e Sergio Pérez assustam constantemente o brasileiro e outro ano abaixo de Alonso deverá ser garantia a bilhete azul para Massa. E isso não será algo de se estranhar...


Com dois pilotos querendo mostrar alguma coisa em 2012 (Alonso querendo mostrar que ainda é o melhor no grid e Massa que ainda tem condições de estar numa equipe de ponta), a Ferrari iniciará 2012 motivada e pronta para repetir a frase de Enzo Ferrari de 33 anos atrás.

VJM 05



Certas notícias acabam ofuscando apresentações e no caso do novo carro da Force India, além da concorrência da Ferrari, o julgamento de Adrian Sutil, ex-piloto da equipe até o ano passado, acabou sendo mais falado do que o esquisito novo carro. O alemão foi condenado a 18 meses, com direito a condicional, pela confusão que provocou na China no ano passado quando brigou e feriu gravemente Eric Lux, um dos acionistas da Renault (agora Lotus). Mesmo livre, Sutil teve sua carreira completamente marcada e até mesmo soterrada pelo episódio.


Seguindo o que fizeram Caterham e Ferrari, a Force India também seguiu o bico dianteiro com um horrível degrau que fez do carro extremamente feio. A equipe indiana terá uma das duplas de pilotos mais jovens da F1, com Paul di Resta ganhando a companhia de Nico Hulkenberg, após o alemão ter passado um ano como piloto de testes da equipe hindu. Di Resta fez um campeonato de estréia correto, mas sem grandes arroubos de virtuosismo. Já Hulkenberg tem a chance de se firmar na F1 após sua boa estréia pela Williams em 2010. Pensando sempre no futuro e talvez prevendo substituir um dos seus pilotos em 2013, Julien Bianchi, piloto reserva da Ferrari, andará nas sextas-feiras pela equipe em nove oportunidades, repetindo o que a Force India fez com Hulkenberg ano passado. Ou seja, titulares, abram o olho!


A Force India já foi fecha-grid, conseguiu milagres em Spa e em Monza em 2009 e a partir de então só subiu a ponto de se tornar uma equipe média consolidada, a ponto de ficar em sexto lugar no Mundial de Construtores em 2011 e almejar o quinto este ano. Querer demais? Quem imaginaria que aquele time com Sutil e Albers (lembram?) estaria hoje no grid?

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

MP4/27




A McLaren foi a primeira das grandes equipes a mostrar suas armas para 2012. O novíssimo MP4/27 foi mostrado sem muita pompa em Woking, sede do centro tecnológico da equipe, com Lewis Hamilton (chamado de covarde pelo seu ex-amigo Adrian Sutil, por causa do não comparecimento do inglês no julgamento do alemão) e Jenson Button tirando o pano branco para desnudar um carro sem grandes novidades em termos de pintura ou grandes revoluções visuais.


A dupla inglesa do time inicia o ano de forma diferente, já que Button tentará manter a ótima fase de 2011, quando conquistou com méritos o vice-campeonato, enquanto Hamilton tentará uma volta por cima, já que se 2011 não foi desastroso para Lewis, no mínimo foi decepcionante, apesar das três vitórias, mas várias confusões dentro e fora das pistas.


A McLaren tem hoje a dupla mais homegênea e forte da F1, com seus dois pilotos se dando muito bem e o time está falando grosso, falando em metas agressivas para 2012. Se no ano passado o time começou mal com uma pré-temporada sofrível e acabou pressionando a dominante Red Bull, a McLaren tentará esse ano começar mais próximo da rival e conquistar um título que não vem desde 2008.