terça-feira, 18 de novembro de 2008

Tri-peat


Pontos corridos ou mata-mata? Não, não irei falar sobre o futebol e a discutida melhor fómula do Campeonato Brasileiro. Hoje falarei sobre automobilismo, mais especificamente, a Nascar. Categoria odiada por muitos, mas que simpatizo desde os tempos em que meu PC tinha o jogo Nascar Racing , acompanhei praticamente toda a temporada e vi Jimmie Johnson fazer história na categoria, ao conquistar o tricampeonato verdadeiro, ou seja, três títulos em seguida. Somente a trinta anos atrás, foi que algo parecido aconteceu com Cale Yarborough.

Porém, a tema no início do post ainda não foi colocado. Desde 2004 a Nascar instituiu os Play-Offs, após o campeão de 2003, Matt Kenseth, ter conquistado apenas uma vitória para se sagrar campeão. Desde então, os tais play-offs mudaram de forma algumas vezes até dar os três títulos a Johnson. Porém, vale salientar alguns detalhes importantes. Antes da fase final se iniciar na vigésima sétima etapa, poucos duvidavam do título de Kyle Busch. O jovem piloto da Toyota tinha conquistado oito vitórias, num domínio pouco visto na Nascar, mas quando os Play-Offs começaram, "Buschinho" desandou a fazer besteira e o seu carro quebrar. Isso deu chances a Jimmie Johnson e Carl Edwards brigarem pelo título de forma até particular, apesar de Greg Biffle e Jeff Burton terem chegado próximos da briga. No entanto, Johnson mostrava uma regularidade arrebatadora, conquistando três vitórias na fase final e vários top-10, enquanto Edwards, mesmo com mais vitórias, teve dois problemas que o puseram nas últimas posições. O resultado foi que Johnson precisava de um trigésimo sexto lugar para se sagrar tricampeão na última etapa realizada em Miami e o fez com calma e uma dose de sorte. Com esses resultados, Johnson entra na história da Nascar e pode estar começando uma nova era na categoria, onde o nível exigido para se tornar campeão aumentou muito. Além de velocidade, a estratégia, em parceria com o seu chefe de equipe Chad Knaus, é mais do que importante, até nos mínimos detalhes. Edwards venceu pela nona vez na temporada, mas teve que se contentar com o vice. E Kyle Busch? De líder no início dos Play-offs, caiu para décimo na Classificação final, com uma vitória a mais do que Johnson...

Outro destaque desse ano foi, o que parece, o declínio de Jeff Gordon e Tony Stewart, ídolos dos dois protagonistas da transmissão do canal Speed para o Brasil. Sérgio Lago e Roberto Figueroa dão um show de transmissão, com muita informação e humor, numa briga super engraçada de quem é o melhor: Gordon ou Stewart? (Particularmente, prefiro o Gordon...) Muita gente não gosta da Nascar e de uns tempos para cá também tinha muito preconceito com a categoria, mas as divertidas transmissões da categoria, mas o convívio semanal me fez voltar atrás e hoje não perco uma corrida da Nascar!

Nenhum comentário: