segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Dacar na Argentina?


Quando estava no colégio, uma das aulas que eu mais gostava era de Geografia, com a professora Francisca Helena. Ela era uma baixinha invocada e durona, mas ao mesmo tempo um amor de pessoa quando gostava dos seus bons alunos. E pelas palavras da própria, eu era um dos melhores que ela teve. Tanto que quando a reencontrei, alguns anos atrás, ela me abraçou efuzivamente e me elogiou na frente de todos. Da 5º à 7º Série, ela me ensinou onde ficava vários países, o que era 1º, 2º (ainda existia 2º Mundo...) e 3º Mundo, os nomes das nuvens e, o que eu adorava, o nome das capitais. Era o meu forte. Fazia questão de aprender o máximo possível de capitais. De vez em quando a minha querida professora me perguntava, de sopetão, qual era a capital da Bulgária, eu respondia todo pimpão, "Sófia".

Como ainda lembro o nome de muitas capitais, acho que o Rally Dacar morreu em 2007 da forma como conhecemos. Justamente porque o Rally Dacar, que um dia foi chamado de Paris-Dakar, não passou, em nenhum momento, em... Dacar! Na verdade, passou a milhares de quilomêtros da capital senegalesa. A vindo do tradicional rally para a América do Sul matou o maior charme da corrida, que era a aventura pelo deserto do Saara e a passagem pelas remotas vilas no meio da África negra. Ficou a pior parte do rally, que foram as mortes, nesse ano pelo falecimento de uma jovem expectadora, atropelada por um carro descontrolado.

Porém, não devemos simplesmente ignorar a segurança dos competidores e pessoas que acompanham o rally e ir para a África cheio de ameaças terroristas, mas se não há condições de se fazer o tradicional Rally, que não tentem fazer um genérico na América do Sul, ou, no mínimo, mude de nome, pois acho simplesmente ridículo chamar o rally de Dacar, quando a competição se passa a milhas de distância da referida cidade. Se nas minhas aulas de Geografia, eu dissesse a prof. Francisca Helena que a capital do Senegal era Dacar, com certeza eu não seria muito elogiado por ela durante a aguirção...

4 comentários:

Thiago Raposo disse...

Na verdade o nome Dacar (Dakar) acabou virando uma marca - sim, em homenagem a cidade que recebia o Raly - mas agora é uma marca!

Mesma coisa se você ficar revoltado com as Casas Bahia em São Paulo! O nome Dakar tinha já um certo peso de marketing e não quiseram jogar isto fora!

Veja como uma homenagem a cidade...

João Carlos Viana disse...

Não vejo desta forma...
Não faz muito sentido uma prova ter como marca uma cidade que nem de longe faz parte do rally. Por que então não colocarem Paris-Dakar, como era conhecido anteriormente? Ou então chamar este rally na Argentina de "Rally Portenho" ou "Rally Mercosul"?

De Gennaro Motors disse...

Ola Amigo

Confira no www.degennaromotors.blogpsot.com a matéria internacional a matéria que realizamos com uma Chevrolet C-10 1973.

Grande Abraço

Fernando Gennaro

Anônimo disse...

Chamar o Rally Dacar desse ano de genérico é no mínimo falta de bom senso. Você apenas se ateve ao fato de não gostar do nome. E morte no Rally Dacar sempre ouve independente de que continente ele tenha sido realizado.