domingo, 9 de maio de 2010

Aussie Rules


Mark Webber não tomou conhecimento da concorrência neste domingo em Barcolena e conseguiu uma vitória categórica, onde largou bem, disparou na frente e só viu o segundo colocado da corrida quando parou seu Red Bull no Parque Fechado, para comemorar junto aos seus mecânicos um triunfo que pode o colocar na briga definitiva do campeonato. Porém, o segundo colocado mudou de mãos algumas vezes e com a sorte de um campeão que é, Fernando Alonso pode subir ao pódio em casa, algo que parecia impossível no início da prova. Por sinal, hoje foi uma corrida daquelas bem esquecíveis para quem procura emoção.

Como de costume, Barcelona foi uma corrida chata e sem grandes emoções. A largada ocorreu sem problemas e os cinco primeiros colocados permaneceram nas mesmas posições, enquanto a procissão se iniciava com Webber disparando frente a Vettel, que tentou repetir a manobra na Malásia, mas o alemão não conseguiu. A esperança de troca de posições eram nos pit-stops, que provavelmente ocorreriam apenas uma vez. E foi o que aconteceu. Hamilton não teve uma parada brilhante, mas Vettel foi ainda pior e o inglês acabou assumindo a segunda posição da corrida após uma batalha dura na saída dos pits, quando Hamilton deu um chega pra lá em Vettel e o piloto da Red Bull acabou saindo da pista. Mais atrás, a McLaren agora seria a prejudicada quando Button perdeu sua posição para Schumacher e partir daí iniciou-se o melhor momento da corrida, com o inglês tentando a ultrapassagem no final da reta dos boxes, com Schumacher se defendendo explendidamente, tudo isso sobre os olhares atentos de Felipe Massa. No decorrer da corrida, a explosão de pressão de Button diminuiria e Schumacher permaneceria na mesma posição, enquanto Vettel começava a sofrer problemas nos freios que o fizeram ir aos boxes por uma segunda vez, fazendo com que Alonso conseguisse um lugar no pódio. Enquanto Vettel se arrastava na pista, mas ainda com vantagem sobre Schumacher, Hamilton protagoniza o último momento da corrida quando tem seu pneu estourado na curva 3, na penúltima volta, e bate no muro, promovendo o sortudo Alonso ao segundo lugar, enquanto Vettel, tirando o pé do acelerador no meio da reta, beliscava um lugar no pódio. Quem nem deu bola para isso foi Webber. O australiano esteve simplesmente perfeito nas 66 voltas da corrida e sua vantagem foi tão grande, que Mark não tentou o hat-trick (vitória, pole e melhor volta), pois não valia a pena acelerar no final de uma corrida bastante desgastante para os pneus, preferindo ficar 'apenas' com vitória e pole. O australiano não é exatamente um piloto brilhante e do mesmo nível de Vettel, mas deixou de ser o leão de treino, como era conhecido no começo da carreira, para se tornar um piloto extremamente eficiente em ritmo de corrida e quando teve um excelente carro em mãos, como hoje, foi competente a ponto de conseguir uma vitória como a deste domingo, onde não deu chances da ninguém.

Vettel pode ficar num canto da parede e resmungar. "Tudo acontece comigo!" O jovem alemão poderia estar facilmente na liderança do campeonato, mas problemas de todos os tipos (inclusive seus...) fizeram com que Sebastian perdesse pontos preciosos no campeonato e hoje foi mais um dia desse. Como não conseguiu ultrapassar Webber na largada, um segundo lugar era mais do que possível para Vettel, mas um pit-stop lento fez com que o alemão perdesse tempo e retornasse à pista atrás de Hamilton, ainda saindo da pista. Isso parece ter mexido com o carro, pois o ritmo de Vettel não foi mais o mesmo a partir daí e o alemão reclamava constantemente pelo rádio em problemas na diateira do seu Red Bull. Uma segunda parada foi feita para resolver o problema que só piorava, mas Vettel se viu praticamente sem freios, com seu engenheiro e toda a Red Bull rezando para que o alemão terminasse a corrida. Contudo, não apenas Vettel viu a bandeirada, como também ganhou um lugar no pódio de presente. Lewis Hamilton fazia uma corrida muito boa, onde se colocava entre os carros da Red Bull, algo impensável após o domínio dos carros azuis no sábado. Porém, na penúltima volta, o inglês da McLaren foi traído por um pneu dianteiro esquerdo estourado bem no momento em que contornava a rápida curva 3, local onde a pressão sobre o pneu é enorme. Hamilton não apenas teve sua corrida destruída e foi prejudicado no campeonato, como mostrou o quanto é perigoso se manter mais de 50 voltas com o mesmo set de pneus. Aconteceu com ele, mas podia ter acontecido com qualquer um.

Vendo tantos problemas ocorrendo com seus rivais, Alonso se viu de repente em segundo lugar, mesmo sem ter efetuado nenhuma ultrapassagem, mesmo que mantendo um ritmo forte a corrida inteira. O espanhol sabia que sua Ferrari não estava no nível de Red Bull e McLaren na sua casa e por isso preferiu esperar os acontecimentos a sua frente e no final o espanhol capitalizou os problemas de Vettel e Hamilton para conseguir um ótimo segundo lugar. Sem chance de vitória, Alonso fez o certo para quem quer conquistar o campeonato: marcar o maior número de pontos possíveis. Massa só se destacou quando fez uma boa largada e pulou para sétimo e por lá ficou até a penúltima volta, quando subiu um posto com o acidente de Hamilton. 2010 defitinivamente não vem sendo um ano muito bom para Massa e nem com Galvão Bueno se engasgando no meio da transmissão pode negar isso.

A forma como Michael Schumacher segurou Button provou o quanto a Mercedes está atrás das adversárias nesse ano. O alemão se aproveitou de um pit-stop lento da McLaren e ganhou a posição do atual Campeão Mundial, mas teve trabalho para segurar o inglês, que tentou ultrapassá-lo por várias voltas, mas o velho Michael Schumacher teve gana para se segurar e ainda subiu para quarto nas penúltima volta, assegurando seu melhor resultado do ano. Apesar de ter co-protagonizado o melhor momento da corrida com Schumacher, Jenson Button ainda se manteve na liderança do Mundial com o quinto lugar na corrida, mas sua vantagem caiu para perigosos três pontos ante Fernando Alonso. Porém, ninguém pode negar que Button tentou fazer algo numa corrida onde as ultrapassagens são notoriamente difíceis. Assim como foi extremamente difícil foi a corrida de Nico Rosberg. O piloto da Mercedes fez uma péssima largada e ficou brigando com as Williams na primeira parte da corrida, mas um pit-stop mal feito fez o alemão perder uma enormidade de tempo e caísse para a obscura 15º posição. Sem chances de marcar pontos, Rosberg tentou uma segunda parada e, mais rápido, chegou forte atrás do seu xará Hulkenberg. Mesmo com um carro que era mais 2s mais rápido, Rosberg demorou a ultrapassar o novato, tendo que receber uma lição de como ultrapassar pelo seu engenheiro. Com milhões de pessoas vendo isso! Nico ainda ganhou duas posições com o incidente de Hamilton e o problema de Liuzzi na última volta, quando já era pressionado por Rosberg. É conhecido de todos que a Mercedes tirou Schumacher da aposentadoria porque apostava nele e Rosberg está vendo, da pior forma possível, que está é a cruel realidade. O carro foi mudado para que Schumacher melhorasse seu desempenho. Rosberg? Que se acostume com o novo carro. E ele era vice-líder do mundial...
Kubica e Sutil, comprovadamente os melhores pilotos que não estão nas quatro melhores equipes de 2010, fizeram corridas discretas, onde Sutil ultrapassou Kubica na largada e ficou a corrida inteira à frente do polonês, que teve que esperar a rodada única de paradas para deixar Jaime Alguersuari para trás e se estabelecer atrás de Sutil. Ambos merecem melhores carros que têm em mãos, mas vão marcando pontos e fazendo sombra a pilotos que não estejam fazendo um bom trabalho nas equipes grandes. Rubens Barrichello fez uma ótima largada e ganhu várias posições, acabando por colocá-lo entre os dez primeiros da corrida e novamente entre os pontos. A Williams não tem um bom carro esse ano, mas Barrichello vem mostrando que mesmo com quase 300 corridas nas costas, ainda tem motivação para tirar algo mais do carro. Alguersuari foi outro que fez uma ótima largada, perdeu posições durante as paradas, mas efetuou a ultrapassagem mais bonita do dia, quando ultrapassou por fora Hulkenberg na freada da reta dos boxes. Por sinal, pela segunda vez o espanhol coloca uma por fora em cima do alemão da Williams, novamente discreto hoje. Mesmo punido com drive-through, Alguersuari ainda conseguiu marcar um ponto com a 10º colocação e já começa a ameaçar Buemi, discretíssimo a ponto de só aparecer quando abandonou.

A Sauber tinha boas perspectivas para hoje, mas tudo começou a dar errado quando De la Rosa tem seu pneu furado ainda na primeira volta e Kobayashi larga muito mal, caindo várias posições. O espanhol abandonaria mais tarde, provavelmente com problemas após uma volta quase que completa andando com três pneus, enquanto Kobayashi passou a prova inteira brigando com Vitaly Petrov, mas não conseguindo a ultrapassagem. Peter Sauber deve estar perdendo os últimos fios de cabelo que ainda restam, pois conseguir o necessário patrocínio com resultados assim devem ser bem difíceis. Enquanto Lotus e Virgin fizeram seus papeis como equipes secundárias, a Hispania foi ainda pior e deu vexame em casa. Bruno Senna bateu ainda na primeira volta e disse que dificilmente teria condições de chegar até o final com um carro tão ruim, enquanto Karun Chadhok, que acabaria abandonando, se envolveu em dois incidentes com Alguersuari e Massa, mostrando o quão lento é. Se Lotus e Virgin são lentas demais em comparação as veteranas, a Hispania começa a ficar lenta demais frente as duas novatas. Como dizia o outro, a Hispania terá que melhorar muito, mais muito mesmo... para ter um carro ruim!

Finalmente a Red Bull mostrou sua superioridade, mas não da forma como queria, pois Alonso se meteu entre seus pilotos, fora a sorte do acidente de Hamilton e Vettel ter chegado ao fim com seus sérios problemas. A equipe precisa melhorar um pouquinho mais a constância em ritmo de corrida para estabelecer um verdadeiro domínio nesse ano, pois em termos de velocidade, está claro que a Red Bull é bem mais rápida do que McLaren, Ferrari e Mercedes. Se o problema for mesmo constãncia, Mark Webber mostrou hoje que pode ser um aposta mais segura do que Vettel.

Um comentário:

Ron Groo disse...

É... Webber teve dia de gênio.
E Alonso de Gastão, aquele personagem da Disney que atazana o Donald com sua boa sorte.