sábado, 1 de maio de 2010

Nova fase


A antes categoria exclusiva dos ovais agora tem um dos calendários mais versáteis do automobilismo mundial, com provas em todo tipo de traçado. A F-Indy iniciou a temporada de 2010 com uma inédita série de quatro provas em circuitos mistos, sendo que três em traçados urbanos e quem tem o mínimo de conhecimento em virar para a direita se sobressaiu. Will Power, que começou sua carreira na F3 na Austrália e na Inglaterra, se sobressaiu nessa primeira fase da temporada e conseguiu poles e vitórias em todas as corridas, conseguindo a liderança tranquila do campeonato. Outros nomes como Justin Wilson e Mike Conway, que fizeram suas carreiras na Inglaterra, também apareceram bem, mas ninguém sabia ao certo como se sairiam em circuitos ovais. E essa nova fase começou no perigoso circuito de Kansas.

A tríade Penske-Ganassi-Andretti continuou dominando no primeiro circuito oval do ano, mas nomes que estavam praticamente desaparecidos, como Ryan Briscoe e Scott Dixon, retornaram as primeiras posições e foram o destaque dessa nova fase. Briscoe conseguiu a pole e liderou as primeiras voltas, mas na primeira bobeada, Dixon ultrapassou o australiano e dominou a prova com certa tranquilidade. Foi a primeira vitória do neo-zelandês, que sempre andou bem em circuitos mistos, mas foi mal nas quatro corridas iniciais, em 2010 e também da Ganassi, igualmente em má fase até hoje. A equipe do gordo chefe de equipe também garantiu uma boa segunda posição com Franchitti e volta à briga, pela enésima vez, pelo título deste ano.

E Power? O líder do campeonato fez uma prova discretíssima, com sua quase infalível equipe errando num pit-stop e fazendo o australiano ficar no pelotão intermediário. O vice Helio Castroneves fez uma prova sem graça, onde ciscou nas primeiras posições, mas nunca brigou de verdade pela vitória. Briscoe chegou a perder uma roda após uma parada, mas ainda chegou nas primeiras posições, mostrando que o australiano ainda pode se recuperar do seu mal início de ano. A Andretti fez uma má Classificação, mas Tony Kanaan e Ryan Hunter-Reay se recuperaram bem e chegaram nas primeiras posições. Hunter-Reay, que conseguiu uma vitória em Long Beach, pode surpreender neste ano. E pensando que ele nem tinha lugar pra correr este ano...

Já pensando em Indianápolis, cuja corrida será realizada no último domingo do ano, a F-Indy viu pilotos oscilando na medida em que entravam e saíam dos seus habitat e isso pode ser determinante nas 500 Milhas, com uma boa performance de Ganassi, com Penske e Andretti um pouco mais atrás. Para o resto do campeonato, os pilotos que andarem bem em todos os circuitos serão beneficiados. Hunter-Reay, Kanaan e Castroneves saíram na frente.

Nenhum comentário: