domingo, 2 de maio de 2010

Por dentro!


O apelido de Jorge Lorenzo dentro do motociclismo é 'Por fuera', pelas suas manobras de ultrapassagem suicidas vindas por fora dos seus adversários. Contudo, o espanhol teve que mudar um pouco sua marca registrada para conseguir uma vitória emocionante na última volta no Grande Prêmio da Espanha em Jerez e completar a trifeta dos espanhóis, já que mais cedo Pol Espargaró e Toni Elias tinha garantido a vitória nas 125cc e Moto2, respectivamente.

Ao contrário das duas categorias menores, a prova da MotoGP foi carente de emoções na maior do tempo, com a ótima largada de Daniel Pedrosa, o pole, e Valentino Rossi. Inicialmente a corrida parecia que seria decidida entre os dois, mas Rossi, com o ombro avariado por uma queda num treino de motocross, demonstrava estar conformado em se manter na região do pódio e marcar pontos importantes para o campeonato. Enquanto isso, Pedrosa disparava com sua Honda, bem ao seu estilo. Mais atrás, Lorenzo brigava com as Ducatis após uma má largada. Primeiro houve uma disputa intensa com Stoner, incrivelmente apagado em Jerez, e depois foi a vez de atacar e ultrapassar Nicky Hayden. Então a corrida ficou estática e o melhor momento foi a briga pela 7º posição entre Marco Melandri, Simoncelli e Randy de Puniet.

Numa pista quente, quem cuidou bem dos pneus colheria os frutos mais tarde. Mesmo correndo sozinho na frente, Pedrosa estava forçando muito e de forma análoga, Lorenzo, que havia feito algumas ultrapassagens nas primeiras voltas, cuidava melhor de sua borracha e sua forma de pilotar, usando menos pista, mostrava isso claramente. As últimas voltas viram Lorenzo subir de produção de forma incrível e o espanhol partiu para cima de Rossi. Faltando seis voltas, Rossi meio que cedeu a posição para o companheiro de equipe, pois sabia que não tinha condições de brigar. Lorenzo então partiu para cima do seu compatriota e arqui-rival Pedrosa. Rapidamente Lorenzo estava colado na traseira de Pedrosa, mas o piloto da Honda tentou de tudo para se manter na ponta, sendo até mais agressivo do que o normal. Na entrada da última volta, Lorenzo tentou uma manobra audaciosa por fora, mas Pedrosa lhe fechou a porta com vontade. Lorenzo tinha que mudar de estratégia e assim o fez. Na curva Dry Sack, eternizada pelo toque de Schumacher em Villeneuve em 1997, Pedrosa deu um mole incrível quando deixou a porta aberta e Lorenzo não fez de rogado e meteu por dentro.

Foi uma vitória incrível de Lorenzo que lhe deu a liderança do campeonato de bandeja. As 122.000 pessoas que lotaram o circuito de Jerez foram a loucura e isso pareceu ter contagiado Lorenzo, que se jogou no lago dentro do autodromo de Jerez durante as comemorações. Agora a Yamaha tem seus dois pilotos ponteando o campeonato e terá que se virar em administrar dois egos enormes, como o de Lorenzo e Rossi. Pedrosa, que perdeu uma corrida praticamente ganha na última volta numa bobeada sua, precisa muito mais de um psicólogo do que uma moto melhor. Casey Stoner, a última ponta do quadrado mágico da MotoGP, precisa se recuperar e agora vê seu companheiro de equipe, Nicky Hayden, andando muito bem esse ano, enquanto a Ducati aparenta estar um degrau abaixo com relação a Honda e, principalmente, a Yamaha.

A Moto2 protagonizou uma corrida empolgante em Jerez e quem se deu bem foi Toni Elias, o mais experiente de todos, inclusive com passagem pela MotoGP. O espanhol entrou na história ao vencer em quatro categorias diferentes (125, 250, Moto2 e MotoGP), mas Elias sofreu bastante para ganhar em casa. Primeiro se envolveu no múltiplo acidente que provocou uma bandeira vermelha na primeira largada e ainda sofreu uma queda hilária enquanto corria das outras motos. Depois, teve que lhe dar com uma multidão de motos que estavam sedentos pela vitória, incluindo aí Tomizawa, Thomas Luthi e o surpreendente Kenny Noyes, americando radicado na Espanha e que conhecia a pista com a palma da mão. Foi uma corrida cheio de troca de posições, mas no fim Elias usou a experiência para vencer e tentar se consolidar como favorito que era antes da temporada começar. Mas quem começou a festa espanhol em Jerez foi Pol Espargaró, que superou seu compatriota Nicolas Terol na corrida das 125cc e venceu pela primeira vez no ano, enquanto Terol lidera o campeonato.

Foi uma festa espanhola com certeza, com todas as nuances das corridas do Mundial de Motociclismo. Drama, emoção e muitos pegas marcaram as três corridas do final de semana. Lorenzo saiu fortalecido e comemorará seu 23º aniversário com a liderança do campeonato nas mãos, deixando peara Rossi a pressão de tentar derrotá-lo com a mesmo moto. Mas alguém ousa duvidar de Valentino Rossi? Jorge Lorenzo com certeza não!

Um comentário:

Ron Groo disse...

Os anos tem mostrado que duvidar de Il Dotore é pura besteira.
Todos podem fazer corridas boas. Mas só ele é genial.