sábado, 15 de maio de 2010

E se...


A Ferrari dominou os treinos livres da quinta-feira e pintava como favorita, mas na figura de Fernando Alonso, líder nas duas primeiras sessões. Porém, na terceira vez em que a F1 vai à pista, o espanhol exagerou na Subida do Cassino e se estatelou no guard-rail, destruindo todo o seu final de semana, pois enquanto seus rivais de digladiavam na pista, Alonso apenas assistia, pois a Ferrari não tinha tempo hábil para consertar sua Ferrari parcialmente destruída. Pelo desempenho mostrado e a forma como Felipe Massa andou, ele uma notória vítima do austuriano em 2010, Fernando Alonso deveria estar pensando na provável pole que perdeu.

Quem não tem nada com isso é Mark Webber, mostrando que sua fase atual é explêndida, ao conseguir uma pole inesperada, pois nem a Red Bull mostrou o rendimento minimamente parecido com o massacre em Barcelona, nem o próprio australiano estava brilhando, com atuações obscuras até então. Porém, quando interessava mostrar algo mais, Mark Webber brilhou e conseguiu sua segunda pole seguida, superando a grande estrela do final de semana. Robert Kubica está provando o porquê da Ferrari estar interessada nele e o polonês colocou sua apenas regular Renault na primeira fila, numa demonstração pura de quando a pista necessita da habilidade do piloto, os grandes se sobressaem. E Kubica já pode ser considerado um grande.

Vettel foi superado mais uma vez por Webber, mas o alemão também tirou uma volta da cartola em Mônaco, pois em nenhum momento o piloto da Red Bull apareceu entre os primeiros, ao contrário de Massa, constantemente sendo o mais veloz no Q1 e Q2, mas não cosneguindo se impor quando importava. O próprio Felipe admite que não anda muito bem em Monte Carlo e sabe que desperdiçou uma chance óbvia de ficar com a pole e se encaminhar para a vitória, diminuindo os rumores de que está de saída da Ferrari. Largando em quarto, o brasileiro dependerá muito da largada.

Os pilotos com motores Mercedes, como McLaren e a equipe da fábrica, não foram bem e Hamilton liderou os pilotos com propulsores alemães, com Nico Rosberg superando mais uma vez Michael Schumacher, mas com uma diferença na casa dos milésimos. O líder do mundial destoou mais uma vez e mesmo ficando apenas dois décimos atrás de Hamilton, nunca andou o necessário para superar o companheiro de equipe. Com mais uma vaga para entrar no Q3 com a não-participação de Alonso, Rubens Barrichello mostrou um bom trabalho com sua Williams e Vitantonio Liuzzi finalmente largará na frente do companheiro de equipe Adrian Sutil, com o alemão ficando novamente de fora do Q3.

As novatas não atrapalharam tanto assim as equipes e até mesmo a Lotus ficou próxima da Sauber, apesar das rodadas de Trulli e Kovalainen. Não deverá haver tantas reclamações dos pilotos sobre fechadas de carros mais lentos, mas isso deverá acontecer aos montes durante a corrida. Largando na pole, Mark Webber é o favorito natural a vitória, mas terá ao lado um piloto faminto em mostrar que merece estar num cockpit melhor e por isso Kubica poderá ser um fator essencial amanhã. Já Alonso, largando em último, deve estar pensando no que poderia ter feito com um carro na mão como ele tinha na quinta-feira.

Nenhum comentário: