A temporada de 1986 já havia sido histórica, mas o campeonato ainda não havia sido definido num dos certames com um dos níveis técnicos mais altos da história da F1. A verdade era que três pilotos tinham chances matemáticas de voarem de volta de Adelaide com o título debaixo do braço. Nigel Mansell era apenas o segundo piloto de Piquet quando 1986 se iniciou, mas o inglês surpreendeu a todos com uma pilotagem agressiva, mas ao mesmo tempo dominadora com seu Williams e Nigel era o grande favorito ao título com 70 pontos, seis de vantagem sobre seus concorrentes. Com a Williams tendo feito um bom final de ano em 1985, o novo contratado Nelson Piquet era um dos favoritos e abriu o campeonato com uma vitória, mas o brasileiro não contava (e ninguém contava...) com o desabrochar de Nigel Mansell e teve um campeonato irregular, tendo vitórias dominadoras, como também atuações bem abaixo do nível altíssimo imposto por Mansell. Alain Prost ainda tentava o bicampeonato, mas o francês sabia de sua inferioridade técnica e sabia que sua única chance era se Piquet e Mansell, que já não se bicavam há tempos, começassem a correr forte um contra o outro.
O clima não estava perfeito nos treinos, com a chuva aparecendo em determinados momentos, mas com pista seca Mansell se recuperou de sua pífia corrida no México e consegue uma bela pole-position, mesmo tendo batido seu carro, superando seu grande rival Nelson Piquet por uma margem mínima. O clima tenso começaria cedo entre os pilotos da Williams, com ambos tendo que dividir a primeira fila e, provavelmente, a primeira curva. Como sempre ocorria, Senna se metia entre os grandes e ficou em terceiro, à frente de Prost, que por sua vez ficou quase 1s atrás das Williams, demonstrando bem o quanto sua McLaren era inferior naqueles dias aos Williams. Seu companheiro de equipe, Keke Rosberg, vencedor desta corrida em 1985 e que se aposentaria em Adelaide, já tinha sido avisado que ele faria tudo para ajudar Prost. O finlandês seria parte essencial da corrida...
Grid:
1) Mansell(Williams) – 1:18.403
2) Piquet(Williams) – 1:18.714
3) Senna(Lotus) – 1:18.906
4) Prost(McLaren) – 1:19.654
5) Arnoux(Ligier) – 1:19.976
6) Berger(Benetton) – 1:20.554
7) Rosberg(McLaren) – 1:20.778
8) Alliot(Ligier) – 1:20.981
9) Alboreto(Ferrari) – 1:21.709
10) Streiff(Tyrrell) – 1:21.720
1) Mansell(Williams) – 1:18.403
2) Piquet(Williams) – 1:18.714
3) Senna(Lotus) – 1:18.906
4) Prost(McLaren) – 1:19.654
5) Arnoux(Ligier) – 1:19.976
6) Berger(Benetton) – 1:20.554
7) Rosberg(McLaren) – 1:20.778
8) Alliot(Ligier) – 1:20.981
9) Alboreto(Ferrari) – 1:21.709
10) Streiff(Tyrrell) – 1:21.720
O dia 24 de outubro de 1986 estava nublado e havia até mesmo a expectativa de chuva em Adelaide para a última corrida do campeonato. Enquanto Mansell era político em suas declarações, Piquet falava sobre sua estratégia. “Espero que Mansell bata em Prost e deixem a corrida para mim...” Prost apenas observava ansioso para que os pilotos da Williams lhe dessem alguma brecha e assim ele conquistasse o bicampeonato. Após a vitória de Berger no México baseado unicamente na estratégia de não parar para colocar novos pneus Pirelli durante a corrida, a Goodyear resolve arriscar e dar uma resposta ao rival. Os americanos chegaram à Austrália dizendo que haviam desenvolvido um pneu que duraria toda a corrida e que nenhum piloto precisaria parar fazer um pit-stop. Isso teria implicações diretas no campeonato. Se Mansell ‘esqueceu’ de largar na Cidade do México, desta vez o inglês saiu bem quando a luz verde acendeu, mas Senna largou ainda melhor e facilmente deixou Piquet para trás. Senna ainda tentou passar Mansell, mas o inglês se segurou e fez Senna fazer uma manobra acrobática atrás da Williams para manter seu carro em linha reta. Mais atrás, Alboreto batia ainda no grid de largada e encerrava seu dia após apenas alguns metros, enquanto a Ferrari via seu principal piloto encerrar o campeonato de forma patética.
Após a manobra de Mansell ainda antes da primeira curva, a pergunta era se o inglês forçaria uma briga com Senna, um mero franco atirador, para se manter na ponta. A resposta viria ainda na segunda curva, quando Senna ultrapassou Mansell praticamente sem briga, algo bastante incomum no currículo de ambos. Largando em sétimo, Rosberg já fustigava Piquet na briga pelo terceiro lugar, mas de forma até estranha, Mansell deixa Piquet e Rosberg passarem em apenas duas curvas. O Leão estaria com problemas? Nada disso! Nigel Mansell só precisava de um terceiro lugar para ser campeão e fazia naquele início de corrida uma prova tática e bastante cautelosa, ficando à frente de Prost. Quando os carros chegaram na reta Brabham, Piquet traciona melhor do que Senna e coloca seu Williams ao lado da Lotus. Os dois brasileiros aceleraram por toda a longa reta lado a lado e quando Piquet obteve uma pequena vantagem, cruzou na frente de Senna para ficar com o lado de dentro da curva e assumir a primeira posição. Em apenas uma volta, três líderes diferentes! Naquele momento, Nelson Piquet conquistaria o tricampeonato, mas era uma corrida de 82 voltas e muita coisa aconteceria naquelas duas horas subseqüentes.
Ainda na segunda volta Rosberg ultrapassa Senna e parte para cima de Piquet, com ambos abrindo uma grande diferença para os demais. Para Piquet, apenas a vitória interessava, enquanto Rosberg claramente tentava finalizar sua carreira com uma boa corrida e tentar ajudar Prost. O conto de fadas de Senna, como normalmente ocorria, acabou na volta seis quando foi ultrapassado por Mansell e Prost. Senna já tinha feito demais ao brigar pela vitória em várias corridas naquele ano com a Lotus e o brasileiro abandonaria na metade da corrida num solitário sexto lugar. Porém, o fato mais importante aconteceria uma volta mais tarde, quando Rosberg ultrapassa Piquet de forma agressiva na reta dos boxes, assumindo a liderança e abrindo para o piloto da Williams. O finlandês se torna o piloto mais rápido da pista e abre para Piquet. Rosberg era claramente o ‘coelho’ da McLaren, sumindo na frente, tentando fazer com que os pilotos da Williams o seguissem e errassem. Porém, tanto Mansell, como Piquet faziam uma bela corrida e não caíram na armadilha da McLaren. Percebendo isso, Prost aumenta seu ritmo e após ultrapassar Mansell, começa a descontar a diferença para Piquet. Quando Prost já tinha Piquet em sua alça de mira, o brasileiro comete um incaracterístico erro e roda na frente do francês. Piquet volta à corrida colado em Mansell, mas o inglês teria sua vida ainda mais facilitada oito voltas depois.
Numa cena que não foi mostrada pela TV, Prost entra nos boxes na volta 31 com um pneu dianteiro direito furado. Para sorte do piloto da McLaren, o furo ocorreu a poucos metros da entrada dos boxes. Com seus principais adversários tendo problemas ainda antes da metade da corrida, tudo levava a crer que o título caminharia facilmente para as mãos de Mansell. Ninguém, naquele momento, acreditava que algo diferente de Mansell campeão aconteceria. Mesmo Piquet ultrapassando Mansell na volta 44 e Prost, o mais rápido da pista, se aproximando, Mansell só precisava manter-se na corrida que o título era praticamente seu. Porém, aquela não seria uma corrida normal e uma das maiores reviravoltas da história da F1 aconteceria nas voltas finais daquela decisão.
Quando ninguém mais lembrava que Rosberg liderava a corrida com boa vantagem, o piloto da McLaren apareceu nas câmeras da TV na volta 62 com um pneu traseiro direito dechapado, abandonando a corrida ali mesmo. Será que a história da Goodyear em cobrir toda a corrida com mesmo set de pneus era verdadeiro? A resposta seria dada na volta seguinte, quando após ser ultrapassado por Prost, Mansell foi protagonista de uma das cenas mais conhecidas da história da F1. No meio da reta Brabham, o pneu traseiro esquerdo da Williams número 5 estourou de forma espetacular sem o menor aviso e Mansell usou toda a sua habilidade em manter seu carro no controle, mas os danos eram demais para o inglês e a sua corrida estava acabada. Ainda havia esperanças para Mansell. Alarmados com seguidos estouros de pneus, os técnicos da Goodyear clamavam a todas as suas equipes clientes que chamassem seus pilotos para trocar os pneus. Meio reticente, mas com pneus muitos desgastados e muita vibração, Nelson Piquet entrou nos boxes para colocar pneus novos. E quanto a Prost? Tendo trocado seus pneus mais cedo por causa de um furo, o francês resolve ficar na pista e com Piquet não podendo forçar demais, por causa do combustível, Prost recebeu a bandeirada com apenas 4,2s de vantagem sobre Piquet, conquistando o bicampeonato de forma espetacular. “É inacreditável, eu sabia que o título era possível e eu sempre estive confiante. Eu também sabia que eu precisava de sorte e eu tive muito sorte hoje. Foi fantástico!”
Assim falou Prost depois da corrida. E foi mesmo uma corrida fantástica, uma das melhores da história da F1 e vinte e cinco anos depois, ainda é comentada com diferentes níveis de emoção. Com o melhor carro da F1, a Williams conseguiu perder o título de pilotos por apenas dois pontos e por erros próprios. Com Rosberg tendo estourado um pneu, não teria sido melhor trazer Mansell para os boxes e fazer um pit-stop por precaução, já que o inglês tinha uma enorme vantagem sobre o quarto colocado Johansson? Agora é fácil dizer, mas a Goodyear só agiu quando o próprio Mansell teve o pneu estourado. Mas o que os brasileiros não se conformam foi Piquet ter parado. Para muitos ele perdeu o título ali, mas ele teria segurado? Anos depois Piquet disse que o carro trepidava tanto por causa dos pneus que ele estava quase perdendo a visão no final da reta. Até mesmo Prost, com os pneus vinte voltas mais novos, também sofria de trepidação, mas o francês teve o talento de levar seu carro até o final e conseguir um incrível bicampeonato, calando a boca dos críticos que diziam que ele só foi campeão em 1985 por ter o melhor carro. Pois Prost não apenas conseguiu um título com um carro inferior, como derrotou duas lendas do automobilismo, com ele mesmo já entrando na história do automobilismo. Quando parou seu carro após a bandeirada e pôs as mãos na cabeça, Alain Prost parecia saber exatamente o feito que havia feito!
Chegada:
1) Prost
2) Piquet
3) Johansson
4) Brundle
5) Streiff
6) Dumfries
1) Prost
2) Piquet
3) Johansson
4) Brundle
5) Streiff
6) Dumfries
3 comentários:
Um final fantástico de decisão de prova no campeonato de 1986!!!
Os cruzamentos de pilotos mostram que Prost era muito superior a Piquet e Mansell, por isto mesmo o Mclaren sendo mais lentos que as Williams, não foi surpresa a vitória do Prost, ele é 1 segundo mais rápido que os pilotos da Williams além de quebrar menos e bater menos em toda a sua carreira ele tem só 29% de abandonos contra, 37% de Senna, 39% de Piquet e 49% de Mansell. O Mansell por 4 anos apanhou feio do De Angelis na Lotus de 80-84, já Senna, mesmo novato venceu De Angelis em 1985. Este mesmo Mansell não conseguiu vencer Rosberg na Williams em 85, coisa que o Prost fez com grande facilidade venceu fácil o Rosberg em 1986 na Mclaren, Mansell e Piquet tiveram uma briga parelha na Williams em 86/87. Agora o Prost e o Mansell se cruzaram em 1990 na Ferrari, que massacre foram 5 vitórias do Prost, contra apenas 1 do Mansell, isto que o Mansell venceu Portugal porque jogou o Prost para fora da pista,logo na largada, Prost acabou ficando atrás das Mclaren, prejudicando a sua corrida, dizem que o Mansell queria se vingar do Prost eles tinham brigado no GP da Inglaterra, o Prost naquele GP fez de tudo para o Mansell (que tinha anunciado que iria abandonar a F1) ganhar,mas não tinha jeito o Prost ultrapassou o Mansell que de novo quebrou a Ferrari, como Mansell e Prost não estavam se dando bem, ele teria feito aquela manobra para ajudar o Senna. O Prost até hoje diz que perdeu o campeonato de 87 por causa do GP de Portugal e o pior é que é verdade.
Algumas bobagens e alguns acertos desse tal de Paulo aí embaixo. Prost não era e nunca foi 1s mais rápido que Mansell e Piquet. Não há base estatística para isso, nem em pole positions nem em corridas. É um chuta nas estrelas, completamente aleatório. E o termo "muito superior" também é totalmente decabido. A McLaren tinha um e somente um problema em relação à Williams: os motores Porsche eram menos eficientes que os Honda na questão de consumo. Por isso Prost tinha que segurar em várias corridas para chegar até o fim (vide Hockenhein em Imola). Vejam Rosber por exemplo: nessas mesmas 2 corridas ele abandonou a várias voltas do fim por falta de combustível. No quesito potência, os Porsche se equivaliam aos Honda.
A virtude de Prost em 86 foi se manter sempre à uma distância segura da briga dos líderes e ser rápido o suficiente para pontuar constantemente. (vide o GP do Mexico daquele ano) . Nisso ele era excelente: eficiência ao volante.
E em 1987 ele nunca esteve nem perto de ganhar o campeonato, nem se considerar o GP de Portugal. Naquele ano sim os Honda eram superiors aos Porsche e demais motores. E Piquet fez em 87 o que Prost fez em 86: pontuando regularmente, pois após sua batida em ìmola, como ele mesmo disse, já não era mais rápido o suficiente para brigar com Mansell. ANtes, ganhou o campeonato no jogo mental e estratégico.
Em tempo: Senna era o mais rápido dos 4, em termos de velocidade pura. Dê 4 carros iguais para os 4 pilotos, com a mesma configuração, e peça uma volta rápida. Até Ímola em 87 eu diria que Senna seria o primeiro, Piquet e Mansell se alternariam em sgeundo, e Prost o último mais rápido, mas por pequena margem. Após Ímola, Piquet se tornou o mais lento dos 4.
Outra coisa: Prost era um terror nos bastidores. Fez gato e sapato do pobre do Mansell em 1990, da mesma forma que Piquet abusou dele em 1987. Prost saiu da McLarem no fim de 1980 acusando os mecânicos da equipe de não-confiáveis. Saiu da Renault no fim de 1983 acusando a equipe de irresponsabilidade e incopetência, e tendo como consquência os mecânicos da Renault destruindo seu carro particular na França - fato que o fez mudar para a Suiça logo em seguida. Saiu da McLaren novamente em fins de 1989 porque perdeu a briga interna para Senna... e por fim saiu da Ferrari em fins de 1991 chamando o carro de um caminhão horroroso, e por isso foi penalizado e não correu a últiam corrida, tendo seu salário descontado proporcionalmente. Por fim, exigiu mundos e fundos para correr na Williams em 1993 e cagou para competir com o Senna em 1994.
Finalizando, como se vê, Prost não é tudo isso que ele mesmo se vende em frente às câmeras!
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