domingo, 1 de julho de 2012

É melhor nem comparar...

Hoje pela manhã fui saudado por uma das melhores corridas de turismo que tive a chance de acompanhar nos últimos tempos. Sem o patriotismo piegas pelo acidente que provocou o precoce abandono de Augusto Farfus, a prova de Norisring do DTM foi de arrepiar do começo ao fim! Se não bastasse o belo e peculiar circuito de rua alemão de Norisring, muito rápido e separado por dois grampos, a chuva se fez presente e animou ainda mais a corrida. A prova parecia nas mãos dos belos carros da BMW guiados por Martin Tomcyck e Bruno Spengler, que até a penúltima volta lideravam uma dobradinha para a marca bávara. Porém, o inglês Jamie Green da Mercedes vinha voando e rapidamente tirou a diferença, ultrapassando Spengler na penúltima volta e conseguindo a manobra vencedora na última curva, num mole inacreditável do atual campeão Tomcyck, que ficou uma arara após a corrida!

Green pode ter provocado o acidente da primeira volta, mas fez uma excelente corrida de recuperação nas voltas finais, que deu uma inesperada vitória para a Mercedes, para júbilo de Norbert Haug e desespero do box da BMW. Foi uma corridassa, bem diferente do que aconteceu em Londrina, onde se realizou mais uma etapa da Stock-Car. Foi a primeira corrida que assisti da categoria nacional e mais uma vez vi uma prova sem muitas emoções, tirando a briga pelo quarto lugar no final, quando um Thiago Camilo sem pneus segurava um enorme pelotão atrás de si.

Porém, o ponto não é esse. O DTM tem carros com investimento de fábrica e quando Green venceu hoje, a Mercedes também venceu, assim como se Tomcyck não tivesse vacilado, a vitória seria da BMW, ou então se Mattias Eriksson, por exemplo, tivesse ganho, o triunfo seria da Audi. A Stock com suas bolhas não tem nada disso. Mesmo com a confusão que é a corrida com dois pit-stops obrigatórios (e também a confusa da transmissão da Bandsports, onde o duo que narrava e comentava não percebeu a forte chegada de Green nas voltas finais e até agora não sei se Green estava com pneus diferentes da dupla da BMW nos momentos finais), as corridas do DTM são melhores, o nível técnico é muito melhor, isso sem contar a beleza dos carros!

Nenhum comentário: