sábado, 16 de março de 2013

2011 Revival?

Poucos devem se lembrar, mas nove anos atrás havia uma perspectiva muito boa para a temporada que se iniciava em março de 2004 e todos apostavam que o título seria decidido entre Williams-BMW e McLaren-Mercedes, até Michael Schumacher colocar 2.5s no primeiro carro não-Ferrari no primeiro treino livre em Melbourne e o que se viu depois foi um banho do alemão que o levou ao seu sétimo e último título. Hoje não foi uma diferença tão abissal como em 2004, porém Sebastian Vettel provocou em todos a mesma sensação de 2011, quando dominou como quis a temporada rumo ao seu segundo título. Mesmo num treino confuso, a Red Bull reinou absoluta em Melbourne e com pneus supermacios, colocou mais de meio segundo no primeiro carro não-roxo, no caso, o branco da Mercedes de Lewis Hamilton.

O treino classificatório em Melbourne foi o terceiro na história da F1 em que a chuva no sábado atrapalhou a tal ponto de impedir a realização da sessão e esta ser realizada no domingo pela manhã. Ontem, ao menos o Q1 foi realizado e após muita chuva e rodadas, percebeu-se que McLaren e Williams caíram do seu status em relação a 2012, principalmente o time do Tio Frank, que viu Pastor Maldonado ficar pelo caminho no Q3, algo frequente em 2011, mas raro ano passado. Vale destacar que o novato Valtteri Bottas superou o mais experimentado venezuelano. Entre as nanicas houve uma inversão com a Marussia superando a Caterham, liderada por Julien Bianchi, talvez o mais destacado novato deste ano. O francês conseguiu um tempo apenas 0.4s mais lento do que Esteban Gutierréz, outro novato, mas que bateu com sua Sauber e ficou pelo caminho.

Mesmo com a pista úmida hoje, os treinos ocorreram normalmente, com o único sobressalto com a clara secagem da pista e alguns pilotos errando na hora de colocar o pneu certo na hora certa. O mais destacado caso foi Sérgio Pérez, que estreou com o pé esquerdo na McLaren ao optar com os pneus supermacios quando o lógico eram ainda os intermediários. Com isso o mexicano largará apenas em 15º mais tarde. Porém, quando iniciou-se o Q3, estava claro que os pneus supermacios eram os ideais, mas ainda assim Vettel já era mais rápido com larga vantagem e quando todos tinham os pneus com banda vermelha, o alemão da Red Bull estraçalhou a concorrência, com tempos de volta mais de 1s mais rápido do que o resto. A Mercedes, sempre forte com Rosberg, viu Hamilton ser o melhor do resto, enquanto a Ferrari ficou exatos 1s atrás da Red Bull, com Massa superando Alonso por três milésimos. Preocupante, mas ainda pior está a McLaren, pois Button conseguiu levar 1s da Force India de Paul di Resta, sendo o último do Q3.

Mesmo com o tempo muito nublado, a previsão indica pista seca para a corrida, o que indicaria uma amplo favoritismo da Red Bull e, particularmente, de Sebastian Vettel, pois mesmo Webber levou quase 0.5s do companheiro de equipe. Após um ano sensacional em 2012, 2013 começou com cara de 2011.

Nenhum comentário: