sábado, 23 de março de 2013

Viúva casando...

Quando criança, quando se via, ao mesmo tempo, sol e chuva, se dizia, aos gritos, que a viúva está casando! Esse foi o clima do Q3 em Sepang e por isso a comemorada pole de Sebastian Vettel não teve uma importância que seria dada se ocorresse com tempo seco. Uma boa característica do alemão que muitos esquecem é que ele anda muito bem em piso molhado, vide sua primeira vitória quatros anos e meio atrás em Monza pela Toro Rosso. Se Vettel anda muito bem em pista molhada, surpreendeu o bom desempenho de Massa, historicamente ruim na chuva. O brasileiro continuou sua ótima fase ao cravar Alonso mais uma vez, deixando o espanhol com cara que chupou limão enquanto iam para a agora tradicional foto dos três primeiros do grid.

O treino em Sepang começou com sol forte, mas as nuvens escuras nas adjacências do circuito indicavam chuva para qualquer momento. Antes disso, Jules Bianchi mostra que é possível se sobressair nas equipes ditas nanicas. Muitos falavam que Lucas di Grassi e Bruno Senna faziam um ótimo trabalho quando ambos corriam por essas equipes, mas faltou a eles o que Bianchi já mostrou em duas corridas: sair do lugar do comum, fazer o diferente. Bianchi não apenas foi o mais rápido dos quatro pilotos que tem em mãos as cadeiras elétricas Marussia e Caterham, como ficou apenas dois décimos atrás da decadente Williams de Bottas. A diferença para o companheiro de equipe Chilton foi superior a 1s. Jules Bianchi veio para ficar!

A Williams continua sua via-crucis e Maldonado mal andou no Q2, que terminou debaixo de chuva e atrapalhou Paul di Resta, que ficou nos boxes na hora errada, assim como Romain Grosjean. Mesmo com apenas duas corridas, esses dois jovens pilotos são dos mais pressionados na F1, pois estão muito atrás do seus respectivos companheiros de equipe. No caso do piloto da Force India, a coisa piora, pois Adrian Sutil passou um ano parado e em sua volta, Di Resta está levando um banho! Com a pista molhada, mas fazendo sol, todos foram para o Q3 tentando se equilibrar numa pista escorregadia. E foi Vettel que se sobressaiu, deixando as duas Ferraris logo atrás, com Massa voltando à primeira fila após três anos. Um momento significativo para Felipe, vide que um ano atrás todos imaginavam ele fora não apenas da Ferrari, como da F1!

São duas classificações marcadas pela chuva e o status quo da F1 ainda não está claro. Antes de fazer a pole, Vettel esteve longe de brilhar no Q1 e no Q2, fora que o ritmo da Red Bull na corrida australiana foi bem inferior a velocidade na classificação. A Ferrari, com Felipe à frente, se mostrou ao inverso, andando muito forte na corrida e com seus dois pilotos na ponta, isso poderá ser um ponto a favor dos vermelhos. A não ser que Massa e Alonso briguem. Raikkonen não largará tão bem, mas assim aconteceu em Melbourne e todos sabemos do resultado. E ainda tem a chuva, fiel companheira do Grande Prêmio da Malásia. Ou seja, não faltará motivos para acordar de madrugada neste domingo de seca braba!

Nenhum comentário: