quarta-feira, 6 de março de 2013

Futuro de Maldonado

Não vou entrar no mérito do que fez ou deixou de fazer Hugo Chávez. Nem vou 'comemorar' ou 'chorar' a sua morte, até por que não é do meu feitio, apesar de achar Chávez um ditador populista como os piores que já passaram pelo mundo, inclusive a Militar aqui no Brasil.

Como o blog fala de automobilismo, fica como incógnita a situação de Pastor Maldonado. Como acontecia na Alemanha Oriental, Chávez usava o esporte como propaganda política de sua pseudo-democracia e patrocinava muito forte vários atletas, sendo que no automobilismo a Venezuela cresceu de forma exponencial com o dinheiro bolivariano-ditatorial da PDVSA, estatal do petróleo da Venezuela. Para quem não sabe, o país sul-americano tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo, a ponto de exportar para... os Estados Unidos! Pastor Maldonado é rápido e um bom piloto, mas há vários como ele nas categorias de base e o diferencial do venezuelano sempre foi o patrocínio da PDVSA, assim como para Ernesto Viso, Roldolfo González e outros menos conhecidos.

Maldonado só está na F1 e na Williams por causa da PDVSA. Chávez em pessoa apoiava Maldonado. Houve certa turbulência ano passado quando a sufocada oposição venezuelana pediu para ver mais de perto para onde o dinheiro do povo, via PDVSA, estava indo. O lugar de Maldonado imediatamente ficou à perigo. O engodo foi resolvido, mas o futuro político da Venezuela agora é uma verdadeira incógnita. E se a oposição subir ao poder e cortar esse apoio praticamente sem restrições da PDVSA aos seus pilotos ao redor do mundo? Maldonado terá que cortar um dobrado este ano, pois se parte (ou ele todo) do seu patrocínio for embora, seu lugar na Williams ficará bastante ameaçado. E até mesmo na F1! 

6 comentários:

S. Carvalho disse...

Não sei se vai publicar, mas pelo menos vai ler.


(Por Jaime Boueri in BLOG DO BOUERI)

Chávez

(Al carajo ianques de mierda) Hugo Chávez morreu hoje. Ou, declararam hoje que estava morto. Ou assassinaram. Ou ele se suicidou, ou... Ah, pouco importa. Importa o significado da figura de Hugo Chávez.

"Ah que figura porra nenhuma! Menos um ditador, menos um filho da puta no mundo" dirão alguns.

Ditador?! Tá, vamos a um breve histórico.

Em 1992 Chávez tentou sim chegar ao poder através de um golpe de estado (vale lembrar que isso era somente parte de uma revolta popular do país, e não um golpe isolado, no meio do nada). Fracassou, foi preso (cumpriu toda a pena!) e quando saiu da prisão fundou seu próprio partido, em 1997. Disputou as eleições no ano seguinte, e foi eleito pelo povo com 56% dos votos.

Ao tomar posse, realizou um referendo para a convocação de uma nova Assembléia Constituinte. O referendo foi aprovado por 70% dos venezuelanos. Nas eleições para a Constituinte os apoiadores de Chávez conquistaram 120 dos 131 lugares. A nova constituição foi redigida e, após submetida a plebiscito, é aprovada por 71,21% dos eleitores.

Por determinação da nova constituição, houve uma nova eleição presidencial e legislativa, nas quais Chávez foi reeleito com 59,7% dos votos.

Em 2002 sofreu um golpe de estado - que depois foi confirmado ter sido financiado pelos Estados Unidos - que fracassou. Foi deposto por apenas 48h. Sendo reconduzido ao poder pelo povo e por parte da oposição.

Foi novamente reeleito em 2006, com 62.9% dos votos. Vitória essa que - assim como o plebiscito de 2002 - foi reconhecida como legítima pelos Estados Unidos, após suspeitas de fraude.


Ou seja, Chávez foi eleito, reeleito e reeleito de novo. O povo escolheu! Portanto, não me venham encher os colhões com essa história de ditadura.

Governou para o povo, para a Venezuela. E independente de ter sido bom ou ruim, de ter errado ou acertado, de ter sido o mocinho ou o bandido, Chávez fugiu ao óbvio. Arriscou. Fez diferente. Peitou quem ninguém costuma peitar e sobreviveu.

Só isso já é algo louvável, e digno de entrar para a história como um dos maiores líderes latino-americanos.

E assim será.

João Carlos Viana disse...

O que é isso S.Carvalho... claro que seu texto permanecerá aqui. Ao contrário de alguns blogueiros de esquerda, que não suportam ter suas ideias confrontadas e muitas vezes ridicularizam quem é da direita, todas as ideias contrárias as minhas são bem-vindas aqui. Claro, sem ofensas e com fundamentação. Lembrando que não me identifico muito com esquerda, mas a direita tem seus defeitos seríssimos e que tem que ser criticados quando erram. Li o texto do Jaime Boueri e mantenho minha opinião de que Hugo Chávez é apenas um ditadorzinho que adorava aparecer e, principalmente, não queria deixar o poder de jeito nenhum.

Volte sempre!

Vinicius disse...

Desculpe João,mas nenhum ditador se submete a vontade popular,Chavez se submetia varias vezes a vontade popular.


Se fosse mesmo um ditador,não haveria toda essa multidão em Caracas para se despedir dele e tampouco o reconduziriam ao poder após o golpe de 2002.

João Carlos Viana disse...

Vinicius, vc colocaria sua mão no fogo nessas eleições promovidas pelo Chávez? Se sim, boa sorte, por que eu não!

João Carlos Viana disse...

Vinicius, vc colocaria sua mão no fogo nessas eleições promovidas pelo Chávez? Se sim, boa sorte, por que eu não!

Vinicius disse...

João Carlos.

Coloco sim a minha mão no fogo nessas eleições promovidas pro Chavez e basta pra isso ver o que orgãos internacionais como a ONU e pessoas como o ex-presidente estadunidense Jimmy Carter confirmaram a legitimidade dessas eleições.