domingo, 17 de março de 2013

Zebra!

Para quem assistiu aos treinos, poucos acreditariam num resultado diferente da vitória de Sebastian Vettel na corrida realizada mais cedo em Melbourne. Já quem assistia a corrida até por volta da 20º passagem, poucos duvidariam de um triunfo de Fernando Alonso na abertura do campeonato de 2013. Porém, ninguém se apercebeu de um Kimi Raikkonen sendo tão sólido como em 2012, mas adquirindo outro diferencial, que foi cuidar dos pneus e com uma estratégia diferente, venceu em Melbourne como fizera seis anos atrás e acabou com o título. Kimi brigará pelo título? Ainda é muito cedo para dizer algo desse tipo, até por causa do final de semana atípico na Austrália, mas o piloto da Lotus mostrou que será, novamente, um dos protagonistas desta temporada, juntamente com quem o acompanhava no pódio australiano: Alonso e Vettel.

A corrida em Melbourne foi muito interessante e cheio de alternativas, até por que ainda havia a expectativa da chuva retornar para a corrida, como havia aparecido, com força, nos treinos. Porém, a chuva veio apenas com esparsas gotas e não atrapalhou o andamento da prova. Quando Vettel assumiu a ponta após a primeira curva e com as duas Ferraris brigando forte durante toda a primeira volta, o alemão da Red Bull já tinha uma vantagem de 2s, a vitória de Vettel parecia líquida e certa. Suas vitórias se caracterizam em sua maioria assim. Porém, a Ferrari, liderada por um combativo Massa, não deixou Sebastian escapar. Ao contrário. Massa e Alonso estavam colados na Red Bull quando Vettel visitou os boxes pela primeira vez, ainda antes da volta 10, com os pneus supermacios em frangalhos. Os pneus supermacios duraram muito pouco e vários pilotos pararam cedo. Mas nem todos. A dupla da Mercedes e Adrian Sutil permaneceram mais tempo na pista, indicando uma estratégia diferente. Raikkonen tinha um ritmo sólido e seus pneus pareciam durar mais, pois o finlandês sempre se aproximava das Ferraris quando estes se aproximavam de suas paradas. Por isso, Raikkonen não seguiu Alonso e Cia na segunda rodada de paradas. Kimi esticou ao máximo seu segundo stint. Enquanto todos prestavam atenção em Alonso e na forma como ele voava para se livrar de Vettel, Kimi fazia voltas muito rápidas mesmo com pneus com muito mais voltas que o espanhol. Quando fez sua segunda parada e Alonso a terceira, Raikkonen tinha 5s de vantagem sobre a Ferrari e parecia que seria insuficiente para segurar Alonso, mas Kimi, incrivelmente, tinha tempos muito parecidos com o de Fernando e chegou a aumentar a vantagem para o espanhol no final. A vitória de Raikkonen deu mais um tempero a um campeonato que se mostra excelente. Se a Lotus pareceu ter construído um carro que não maltrata os pneus e Raikkonen manter sua solidez, o finlandês poderá brigar por mais vitórias neste ano. Título? A Lotus não tem uma estrutura como a de suas rivais e por isso ritmo de desenvolvimento não é tão intenso como o de Ferrari e McLaren, por exemplo. Porém, Kimi, líder do campeonato pela primeira vez desde que foi campeão, irá dar muito trabalho. Pena que Romain Grosjean não aproveitou o acerto da Lotus e fez uma corrida discreta e só marcou pontos por causa de uma ultrapassagem nas voltas finais sobre Pérez. Se serve de consolo, ao menos Grosjean não bateu!

A Ferrari não deverá reclamar muito da prova em Melbourne, mesmo tendo a vitória nas mãos em vários momentos. Alonso começou o ano se sobressaindo sobre os seus adversários mais diretos, superando Vettel e Massa na base da estratégia e mesmo derrotado por Raikkonen, Fernando começou 2013 bem melhor do que 2012, onde lutou com Vettel em condições bastante desiguais com relação a carro. Neste ano, a Ferrari parece não ter um carro tão bom quanto a Red Bull em ritmo de treinos, mas a situação se inverte em ritmo de corrida, onde os pontos são conquistados. Por isso, Alonso estava bem feliz no pódio. Mesmo sabendo do perigo que representa Raikkonen, Fernando sabe que seu grande adversário, ainda mais com a fraqueza da McLaren e de Hamilton nesse seu início na Mercedes, é mesmo Vettel. E Alonso o bateu de forma inapelável. Massa fez uma ótima corrida, ganhando duas posições na largada e segurando o rojão de um forte Alonso, que o pressionou muito na primeira volta. Aqui vale um detalhe. Se a Ferrari tivesse mesmo favorecendo Alonso, era mais fácil pedir a Massa deixar o espanhol passar naquele momento. Massa liderou o duo da Ferrari em seu enfrentamento contra a Red Bull de Vettel e foi o primeiro a fazer seu pit-stop, algo que tradicionalmente a Ferrari faz quando um dos seus pilotos está na frente. O problema foi que Rob Smedley demorou demais para perceber a mudança de estratégia Alonso, que antecipou sua parada para ganhar as posições de quem estava à sua frente. Massa parou três voltas depois do espanhol que, com pneus mais novos e do mesmo tipo, deixou o brasileiro para trás, numa manobra astuta do espanhol. Não da Ferrari, como reagiu a Globo, principalmente com Reginaldo Leme. As pessoas precisam parar de achar que o brasileiro é sempre o coitadinho na Ferrari!

Com a primeira fila na mão, não deixou de ficar um gosto amargo na boca da Red Bull. Vettel liderava com facilidade ao final da primeira da volta e parecia emular suas vitórias de 2011 e no final de 2012. Porém, os carros projetados por Adryan Newey parecem, nesse primeiro momento, desgastar mais os pneus a ponto de Webber ter sido o primeiro a parar nos boxes. Vettel veio logo em seguida e ficou numa situação frágil frente as Ferraris no resto da corrida, mas o alemão ainda teve o talento de ficar à frente de Massa, se mantendo no pódio com um terceiro lugar. Um bom resultado para quem não lutou pela vitória, bem ao contrário de Webber. Passa o ano e o carro, e Webber continua largando muito mal, desta vez caindo de segundo para sétimo ainda na primeira volta e sua corrida foi totalmente comprometida, ficando sempre no meio do pelotão e destruindo seus pneus mais cedo que o normal. Terminando a prova em sexto, em sua corrida caseira, Webber já inicia 2013 em desvantagem frente ao seu companheiro de equipe. Um dos destaques da prova foi Adrian Sutil. O alemão largou atrás do seu companheiro de equipe e com uma estratégia diferente, Sutil largou com os pneus médios, esticando ao máximo suas primeiras paradas, além de ter optado por parar duas vezes. Com os pneus médios, Sutil andava no mesmo ritmo das Ferraris e de Vettel a ponto do alemão, desde 2006 na F1, ter liderado pela primeira vez uma corrida de F1. O problema foi quando Sutil colocou os pneus supermacios e Adrian passou a ter dificuldades com o desgaste e foi perdendo rendimento até cair para o sétimo lugar, logo à frente de Paul di Resta. Porém, após um ano de fora das corridas, Sutil provou que está tão bom como terminou em 2011 e a Force India continuou seu bom momento do final de 2012, quando liderou em Interlagos com Hulkenberg.

Quando Hamilton e Rosberg ficaram na pista com pneus supermacios por mais tempo que os demais, indicando que parariam duas vezes nos pits, todos apontaram os carros prateados e com capacetes amarelos como um dos favoritos à vitória. Porém, ao contrário do que ocorreu com Sutil, os pilotos da Mercedes não se deram muito bem com os pneus médios a ponto de Hamilton ter ido ao plano B, o que significava uma terceira parada. Isso deixou Lewis em quinto e longe da briga pela vitória, enquanto Rosberg foi um dos poucos a abandonar. A Mercedes evoluiu em relação ao final do ano passado, mas precisa de mais para conseguir por vitória, pois a velocidade de Hamilton fez bem ao time em ritmo de treino. A McLaren foi a grande decepção deste início de ano. Button parecia muito feliz por ter passado ao Q3 e hoje foi mostrado o porquê. O time não se encontrou em nenhum momento e nem Pérez, que sempre se destacou com corridas estratégicas graças ao seu trato com os pneus, e muito menos Button se destacaram. O inglês conseguiu um insosso nono lugar, enquanto Pérez foi ultrapassado por Grosjean nas voltas finais e saiu da zona de pontuação. A McLaren já teve inícios de ano ruins outras vezes e acabou dando a volta por cima e 2013 será outro ano assim, com a desvantagem de Button e Pérez não serem pilotos empolgantes quanto Raikkonen e Hamilton foram, principalmente em ritmo de classificação. Iremos ver como será o desenvolvimento da equipe ao longo da temporada, mas a McLaren parece estar atrás demais das rivais para brigar pelo título este ano.

As demais equipes fizeram corridas invisíveis, pouco aparecendo. A Sauber já começou desfalcada com o abandono de Nico Hülkenberg com um problema na bomba do combustível antes mesma da largada e Gutiérrez não foi sombra do seu compatriota Pérez em sua estréia em Melbourne. A Toro Rosso viu Vergne superar com facilidade Ricciardo, este correndo em casa e sendo um dos poucos a abandonar. Levando-se em conta a competitividade que existe dentro da equipe de Faenza, o australiano já está pressionado. A Williams, como falou bem Maldonado após ter caído no Q1 ontem, voltou a estaca de 2011 e terá que remar muito para conseguir os bons pontos que marcou ano passado. Maldonado rodou sozinho e Bottas ficou só à frente das nanicas. Muito pouco para um time que tem poucos patrocinadores. A Marussia teve em Jules Bianchi um trunfo que deverá levar para o resto da temporada. O francês superou os rivais da Caterham e seu companheiro de equipe com facilidade, mostrando um diferencial com o péssimo carro que tem em mãos.

2013 começou com uma surpresa auri-negra chamada Kimi Raikkonen e sua Lotus. Ninguém esperava sua vitória até a metade da corrida, mas o finlandês chegou ao seu 20º triunfo na F1 com categoria e a frieza habitual, que mostrou no pódio. No pódio também ficou claro a alegria de Alonso e a cara de preocupação de Vettel. São os dois que dão pinta que irão brigar pelo título e neste momento, Alonso ficou em vantagem não apenas em pontos, como também psicologicamente com uma Ferrari bem mais forte do que ano passado. E todos sabem do que o espanhol é capaz. Porém, para que briguem pelo título, Alonso e Vettel terão que espantar outras zebras, como a de Raikkonen hoje! 

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