sexta-feira, 15 de março de 2013

Rumo à Melbourne (Equipes)


Inconclusivos. Esse foi o principal adjetivo ao final dos testes da pré-temporada 2013 da F1. Apesar de nunca esses testes realizados durante o inverno europeu dissessem muita coisa sobre o restante da temporada, o deste ano foi ainda mais complicado para dar algum diagnóstico sobre o que ocorrerá a partir deste domingo. Além dos já tradicionais ‘esconde-esconde’ das equipes e ‘cavalos-paraguaios’ de alguém querendo aparecer, esse ano ainda tem a incógnita dos sempre novos pneus Pirelli. Os italianos entraram na F1 dispostos a complicar a vida de engenheiros e pilotos sempre com novidades e pneus de difícil compreensão a cada nova temporada e 2013 não foi diferente.

Todo mundo reclamou do desgaste dos pneus, mas outros fatores fizeram com que a avaliação dos pneus fosse ainda mais complicada, como a frieza (óbvio, já que na Espanha está fazendo frio devido ao inverno e seria muito mais lógico um teste desses nesse lado do hemisfério...) do asfalto e a característica de Jerez de La Frontera, lugar onde os motores roncaram pela primeira em 2013, mas há dezesseis anos fora do calendário da F1. Nesse caso, o ótimo desempenho da Mercedes na última bateria de testes em Barcelona após uma semana complicada em Jerez pode não dizer muita coisa, assim como o desempenho sempre mediano da tricampeã Red Bull. A Ferrari andou forte em todas as três baterias e seus pilotos declararam que o início de 2013 é bem superior ao de 2012. A McLaren, que terminou 2012 muito forte, talvez não inicie tão forte pelas declarações pessimistas dos seus dois pilotos, mas nunca é bom subestimar um time da grandeza e tradição da McLaren. 

Mantendo a mesma base que surpreendeu em 2012, a Lotus andou bem nos teste, mas a confiabilidade deixou um pouco a desejar. A Sauber mudou o lay-out do carro, mas não seu lugar no pelotão intermediário sempre querendo beliscar um pódio se os times ditos grandes derem brecha. A Williams modificou bastante seu carro e foi a última a mostrar seu novo bólido em 2013, mas andou forte com o carro novo. Já a Force India não atrasou o debut do seu carro, mas demorou a indicar seus pilotos. A Toro Rosso se mantém como filial da Red Bull com a finalidade única e exclusiva de fornecer jovens pilotos para a Red Bull avaliar e ver se fica ou dispensa. Com a saída da HRT, somente Caterham e Marussia ficaram como nanicas e parece ter havido uma diminuição de distância entre elas, com a Caterham estacionando e a Marussia se aproximando.

Com a mudança radical dos carros em 2014, iniciar bem em 2013 será fundamental para as equipes. O desenvolvimento não deverá acontecer da forma alucinante dos outros anos e quem ficar para trás em 2013, automaticamente pensará em 2014 mais cedo do que o usual. O regulamento não mudou muito, apenas os pneus. Se haverá um ano espetacular como 2012? Melbourne nos responderá!

Nenhum comentário: