quinta-feira, 26 de setembro de 2013

História: 15 anos do Grande Prêmio de Luxemburgo de 1998

Após outro fim de semana ruim de Mika Hakkinen em Monza, as chances de Michael Schumacher conquistar o tricampeonato aumentavam cada vez mais, algo que soava impossível no começo do campeonato de 1998, quando a McLaren dominou as primeiras corridas a seu bel prazer. Porém, Schumacher usou sua magia para chegar à Nürburgring empatado com seu velho rival Hakkinen e usaria outro fator para favorece-lo: o fator casa. Nürburgring ficava menos de 100 km da cidade natal de Schummy.

Por isso, hordas de torcedores alemães invadiram o velho circuito de Nürburgring para ver Michael Schumacher tentar derrotar Mika Hakkinen novamente. Como é comum naquela região alemã, a chuva se fez presente naquele final de semana e foi Schumacher, conhecido como um ás na chuva, que saiu da pista no começo do treino, ainda com asfalto úmido, mas secando claramente. Com pista seca, Hakkinen fez o melhor tempo, mas em sua segunda volta rápida, Schumacher colocou meio segundo em Mika, espantando a todos com a exibição do alemão. Para melhorar, Irvine consegue sua melhor posição de largada e faria uma primeira fila toda vermelha, enquanto Coulthard corroborava com o fim de semana infeliz da McLaren ao perder seu lugar na segunda fila para Fisichella. 

Grid:
1) M.Schumacher(Ferrari) - 1:18.561
2) Irvine(Ferrari) - 1:18.907
3) Hakkinen(McLaren) - 1:18.940
4) Fisichella(Benetton) - 1:19.048
5) Coulthard(McLaren) - 1:19.169
6) R.Schumacher(Jordan) - 1:19.455
7) H.H.Frentzen(Williams) - 1:19.522
8) Wurz(Benetton) - 1:19.569
9) Villeneuve(Williams) - 1:19.631
10) Hill(Jordan) - 1:19.807

O dia 27 de setembro de 1998 estava claro e Nürburgring teria pista seca para o segundo Grande Prêmio luxemburguês da história. No warm-up a McLaren se recuperou com seus dois carros sendo os mais rápidos. Ron Dennis diria que seus carros estavam com algum combustível  no tanque, mesmo nos treinos de classificação. A largada se deu sem problemas com as duas Ferraris disparando rumo à primeira curva, mas para surpresa de todos, foi Irvine quem apareceu na ponta, seguido por Schumacher, enquanto Coulthard até larga melhor do que Hakkinen, mas respeita a hierarquia da McLaren e tira o pé para que o finlandês ficasse em terceiro.

Porém, não demorou muito para que Schumacher retomasse a ponta ainda no início da segunda volta e o plano da Ferrari parecia perfeito. Com Hakkinen preso atrás de Irvine, Schumacher poderia impôr o seu ritmo forte para disparar na ponta rumo à vitória. Porém, Hakkinen parecia estar mais confortável em ritmo de corrida e pressionava Irvine, que já estava 4s atrás do companheiro de equipe. Mika sabia que não podia perder muito tempo e após apenas 14 voltas, efetuou uma tranquila ultrapassagem sobre Irvine na chicane Veedol. A Ferrari esperava que Irvine dificultasse ao máximo a ultrapassagem, mas o irlandês não tinha um bom acerto e logo seria alcançado pelo quarto colocado Coulthard. Durante a rodada de paradas, o escocês assumiria o terceiro lugar. Com pista livre e com a confiança cada vez maior, Hakkinen começou a tirar a diferença para Schumacher, que imediatamente respondeu levando sua Ferrari e os pneus Goodyear ao limite extremo. Mesmo separados por 4s, era uma briga de gato e rato entre os dois postulantes ao título.
Na volta 24 Schumacher fez sua primeira parada e ele voltou à pista ainda em segundo lugar, com Irvine segurando uma fila de carros atrás de si, já completamente sem ritmo. Nesse momento Hakkinen estava 3.5s atrás de Schummy. O finlandês sabia que aquela era a sua chance. Com quatro voltas a mais de combustível, Mika voou na pista, enquanto Schumacher era atrapalhado por retardatários. Quando Hakkinen fez seu pit-stop, estava 19.3s à frente de Schumacher, mas ajudado por um pit-stop assombroso, o finlandês da McLaren conseguiu sair à frente do rival, para um longo suspiro da torcida alemã. Schumacher ainda tentou efetuar a ultrapassagem, mas Hakkinen segurou a pressão do alemão nas voltas posteriores e com o tempo, Mika começou a aumentar a vantagem.

A segunda rodada de paradas não mostrou mudanças. Mika Hakkinen estava administrando sua posição e mantinha a liderança ao redor 4-5s. Quando recebeu a bandeirada para a sua provável vitória mais importante de sua carreira, Mika Hakkinen estava mais feliz do que o costume. Muitos duvidavam que Hakkinen seria capaz de enfrentar Schumacher numa briga pelo título na F1, mas naquele final de setembro de 1998 Mika mostrou ao mundo que estava mais do que preparado para conquistar o seu primeiro título na carreira e derrotar uma lenda Michael Schumacher. Isso se confirmaria um mês depois na última prova em Suzuka.

Chegada:
1) Hakkinen
2) M.Schumacher
3) Coulthard
4) Irvine
5) Frentzen
6) Fisichella

Nenhum comentário: