domingo, 29 de setembro de 2013

Quebrando o bom momento

Mesmo a Honda tendo a melhor moto na MotoGP em 2013, as duas vitórias de Jorge Lorenzo nas duas últimas etapas mostraram que a boa vantagem do novato sensação Marc Márquez no campeonato poderia ser derrubada com mais algumas das ótimas exibições de Lorenzo nas provas restantes. Se quisesse se manter como favorito ao título, Márquez necessitava urgentemente de uma reação para quebrar o bom momento de Lorenzo. Aragão é uma pista que favorece a Honda, mas Lorenzo só tinha ficado 0.01s atrás de Márquez nos treinos. A corrida tinha tudo para ser tensa. E realmente foi, mas principalmente entre os pilotos da Honda.

Como virou tradição, Lorenzo pegou a ponta na largada, com as duas Hondas logo atrás. Márquez caiu para terceiro na primeira curva, mas ultrapassou Pedrosa na curva seguinte. Apesar de Lorenzo ter conseguido abrir uma pequena diferença na primeira volta, não foi como em Misano, quando o piloto da Yamaha disparou na ponta. A aproximação das motos laranjas da HRC era inexpugnável, mas com Márquez e Pedrosa se engalfinhando. Dani parecia ter um melhor ritmo e ultrapassou Marc para partir para cima do seu velho rival. Porém, se quisesse vencer e manter uma boa vantagem sobre Lorenzo, Márquez sabia que não poderia deixar que seu companheiro de equipe abrisse vantagem. Fora que o novato precisava se ficar por cima do experiente piloto da Honda. Numa tentativa de ultrapassagem, Márquez chegou a sair da pista, mas voltou sem maiores problemas, mas aparentemente Pedrosa se desconcentrou e quando foi dar motor, sua moto ejetou-o e Dani estava fora da corrida e numa maca rumo ao centro médico numa ambulância.

Mesmo perdendo tempo, Márquez rapidamente tirou a vantagem para Lorenzo e o ultrapassou com facilidade, com Jorge chegando a olhar para trás, incomodado com a chegada do compatriota. Márquez administrou muito bem a briga com Lorenzo, com ambos chegando a marcar exatamente o mesmo tempo de volta, mas Marc não deu chances a Lorenzo e venceu pela sexta vez no ano, abrindo mais cinco pontos no campeonato e não precisando mais vencer para se tornar campeão da MotoGP. Lorenzo foi elegante na derrota, mas sua cara no parque fechado mostrava que a vaca estava indo para o brejo, pois como vem acontecendo, Jorge mostrou outra grande exibição, mas não o suficiente para fazer frente ao poderio da Honda e o talento de Marc Márquez. Com Pedrosa fora, Valentino Rossi também quebrou a sequencia de quatro quarto lugares consecutivos, mas o piloto da Yamaha teve que lutar muito com os dois pilotos da Honda satélite Stefan Bradl e Alvaro Bautista. Contudo, os 13s atrás do líder mostra bem o quanto Vale esta atrasado frente aos líderes do campeonato.

Com essa vitória, Marc Márquez voltou às vitórias e deu um passo importante rumo ao incrível primeiro título em sua estreia na MotoGP. Com a queda de Pedrosa, que nada tinha de mais grave em seu acidente, Márquez deverá ocupar todas as atenções da Honda, que deverá ter que convencer a Pedrosa a ajudar Márquez na luta pelo título com a Yamaha de Lorenzo, mas com a queda de hoje, no dia do seu aniversário, mais as constantes brigar em que estão envolvidos, será que Pedrosa quererá ajudar Márquez? Eis um abacaxi que Suhei Nakamoto, presidente do HRC, deverá ter que descascar nas próximas semanas.

Nenhum comentário: