domingo, 29 de setembro de 2013

Jogo de equipe

Com o mês de outubro chegando, muitos campeonatos vão se definindo e hoje o DTM viu Mike Rockenfeller conquistar seu primeiro título da categoria, após um 2012 de evolução e um 2013 de consagração. O alemão da Audi foi constante ao extremo, vencendo duas provas e chegando na zona de pontuação nas demais corridas, conquistando o troféu com uma etapa de antecedência, algo não muito comum no competitivo mundo do DTM.

O principal rival de Rockenfeller foi o brasileiro Augusto Fafus Jr da BMW. Vencedor da etapa de abertura, Farfus não foi tão constante quanto Rockenfeller, deixando de marcar pontos três vezes, mas vindo de uma vitória em Oschersleben. No tradicional circuito de Zandvoort, Farfus teria a ajuda do pole Marco Witmann, também da BMW, mas o problema seria o pelotão de Audis atrás deles. Isso seria crucial. Na largada, Witmann larga mal e Farfus assume a ponta, de onde não sairia mais. Porém, precisando apenas de um terceiro lugar, Rockenfeller larga tão bem que suscitou dúvidas de uma queimada de largada, não confirmada nos replays. Mike tomou a segunda posição de Witmann e comboiou Farfus até o brasileiro começar a ter problemas com seus pneus macios. Rockenfeller chegou a esboçar uma pressão, mas sem necessitar forçar demais, o alemão desistiu da briga após a primeira parada de box.

Quando trocou seus pneus, Farfus disparou na ponta, chegando a abrir 15s sobre Rockenfeller, devidamente protegido pelo piloto Audi Timo Scheider. Um safety-car ainda criou certa tensa ansiedade, mas estava claro que Scheider não atacaria Rockenfeller, que apenas viu de longe Farfus conquistar sua terceira vitória no ano, e definir seu primeiro campeonato do DTM com o segundo lugar. Destaque negativo para a Mercedes, longe da briga pelo título e com seu melhor carro apenas em décimo em Zandvoort.

Mike Rockenfeller, um piloto discreto, mas eficiente, como são conhecidos os alemães, é uma cria da Audi e além do DTM, piloto os belíssimos R18 nas 24 Horas de Le Mans. Rockenfeller teve todos os méritos no campeonato desse ano, mas deverá ter em Farfus um rival duríssimo em 2014. 

Nenhum comentário: