terça-feira, 10 de setembro de 2013

MWRGate

Faltavam poucas voltas para o final da corrida em Richmond, prova em que se definia os doze pilotos da Nascar Sprint Cup que iriam para o famigerado play-off, onde decidiriam o campeonato nas dez corridas finais. Os dez primeiros da classificação iriam direto para a 'fase' seguinte, enquanto os dois restante passariam como 'wild card', por terem conseguido mais vitórias entre o décimo primeiro e vigésimo colocado no campeonato. A corrida era tensa e cheia de alternativas por causa da decisão de quem seriam os últimos a se classificarem aos play-offs. Nesse momento, o tetracampeão Jeff Gordon estava garantindo a décima posição por um ponto, mesmo sem nenhuma vitória. Como Joey Logano, em 11º, tinha uma vitória, passaria ao lado de Kasey Kahne, com duas vitórias, para os play-offs. Porém, Ryan Newman assumia a primeira colocação da corrida neste instante e com duas vitórias, tirava Logano dos play-offs. Mais atrás, Ryan Truex Jr, da equipe Michael Waltrip Racing, estava em sexto lugar na corrida, logo à frente de Gordon, e precisando de um milagre para se classificar para a fase final. Mostrado o contexto, eis que Clint Bowyer, companheiro de equipe de Truex Jr, roda sozinho e com isso trazendo a bandeira amarela. Foi o início de um complexo, polêmico e escandaloso quebra-cabeças.

A corrida, que parecia decidida, fica embaralhada e querendo ter o melhor equipamento, os primeiros colocados vão aos boxes e Newman perde a ponta para Carl Edwards. Gordon e Truex Jr voltam na mesma posição, mas cada um ganhando o posto de Bowyer, que vinha bem colocado na corrida. De forma imperceptível para quem acompanhava a tensão dos últimos momentos das 400 voltas de Richmond, Bryan Vickers, no terceiro carro da MWR, faz um pit-stop sem ver nem para crer. A bandeira verde é dada faltando duas voltas e nada muda na relargada, com Edwards vencendo e um carrossel de mudanças na definição de quem iria aos play-offs acontecendo. Toda uma movimentação havia influído definitivamente no campeonato e só foi-se perceber depois da corrida. Com a rodada de Bowyer e a parada de Vickers, Logano ganhava duas posições e o piloto da Joe Gibbs reassumia o décimo lugar. Como Gordon não tinha vitórias e Newman havia perdido o que seria sua segunda vitória na temporada, quem faria companhia a Kahne nos play-offs seria o 12º colocado, com uma vitória e esse era... Martin Truex Jr!

As equipes prejudicadas ficaram uma arara! Enquanto Truex Jr dava entrevistas onde dizia estar sem palavras, a equipe Hendrick (Gordon) e Stewart-Hass (Newman) reclamavam para todo mundo ouvir. Numa estripulia parecida com a da Renault em 2008 em Cingapura, a equipe MWR (Michael Waltrip Racing) teria mandado Bowyer, já garantido nos play-offs, rodar para forçar uma bandeira amarela e causar toda a ação vista no final da prova em Richmond. A gravação no rádio era nítida. O chefe de mecânicos de Bowyer, Brian Pattie, avisou o piloto sobre as chances de vitória de Newman "Isso não é bom”, disse Pattie, que deu a letra ao piloto. “É o seu braço que está doendo? Aposto que está quente”, logo após a rodada de Bowyer.

Lembrando o escândalo de cinco anos atrás na F1, o que houve em Richmond é, no mínimo, tão escandaloso quanto e a Nascar não esperou muito para efetuar as punições. A MWR foi apenada em 300.000 dólares, suspendeu o chefe da equipe, Ty Norris, deixou os chefes de mecânicos dos três pilotos em obervação, além de ter subtraído 50 pontos de Bowyer, Vickers e Truex Jr. Com a perda de pontos, Truex caiu para 17º e com isso, fazendo uma licença poética, foi Newman quem assumiu o lugar de Truex Jr nos play-offs, porém, Gordon permaneceu de fora da decisão e Boywer, o provocador de toda a confusão, praticamente não sofreu nenhum arranhão da presepada.

Para quem dizia que isso só acontecia na arrogante F1, foi mostrado de forma amarga nesse final de semana que a maracutaia de Cingapura/08 não foi aprendida, pois mais dia, menos dia, a justiça acaba sendo feita. Se não fosse a grande notícia de hoje, essa punição entraria como a manchete de toda a semana no automobilismo mundial. 

Um comentário:

Vinicius disse...

Ironia

Gordon e Bowyer se atracaram em Phoenix ano ano passado e agora voltam a se pegar novamente...

Bowyer dando o troco em Gordon,mais rounds a vista?