sexta-feira, 4 de outubro de 2013

De Sebastien para Sebastien

Durante as nove temporadas anteriores, o WRC teve apenas um nome e sobrenome como campeão: Sebastian Loeb. Pois em 2013 se mudou o sobrenome, ficou o nome. O francês Sebastien Ogier faturou o seu primeiro título no Mundial de Rally antes mesmo do primeiro dia de competições da etapa francesa do WRC, que com o triunfo de Ogier, a França conquista seu décimo título consecutivo e décimo primeiro na história.

Sebastien Ogier surgiu como o sucessor do seu xará Loeb na Citröen, mas o grande problema foi que os dois franceses não tiveram uma convivência pacífica em seus anos juntos no time gaulês e isso acabou resultando na saída de Ogier para o projeto da VW na época, pois dois anos atrás, a marca alemã ainda engatinhava seu projeto Polo para 2013. Enquanto desenvolvia o novo carro da VW, Ogier via Loeb garantir seu nono título e anunciar sua aposentadoria no final de 2012. Era a porta que Ogier necessitava.

Mesmo com um carro novo, Ogier aproveitou a força e organização da VW, que não nos esqueçamos, dominou o Rally Cross-Country por anos a fio antes de investir no WRC, e o momento de fragilidade da Citröen, carente de Loeb, além da saída da Ford como equipe oficial. Foi uma temporada dominante de Ogier, vencendo seis provas em dez, parecendo muito o que fazia Loeb nos seus anos de domínio. Ogier estaria a emular seu compatriota e iniciar uma nova era? 2013 provou que Sebastien poderá representar muito bem o nome de uma lenda do WRC nos próximos anos.

Nenhum comentário: