segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Mais novidades

De forma inesperada, a Red Bull anunciou quem seria o piloto que estará ao lado de Jean-Eric Vergne em 2014 na Toro Rosso. Uma espécie de celeiro de jovens pilotos preparatória para a matriz Red Bull, era esperado que um novato do programa de jovens pilotos fosse escolhido e o favorito era o português Antonio Felix da Costa. Era. Também de forma inesperada, a Toro Rosso anunciou o russo Daniil Kvyat como novato para o próximo ano.

Muita gente estranhou a escolha do russo de apenas 19 anos de idade. O luso Felix da Costa já vinha mostrando serviço desde 2011 e tinha andado bem nos testes para jovens pilotos, mas a verdade é que o português acabou patinando na World Series deste ano, quando era amplamente favorito e acabou superado pela dupla de protegidos da McLaren, Kevin Magnussen e Stoffel Vandoorne. É conhecido a rigidez da Red Bull com seus jovens pilotos, como ficou claro com Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari dois anos atrás. Por mais que Kvyat tivesse mostrado bons serviços nas categorias de base, como ele é russo, se especula que há bastante dinheiro envolvido na ida de Daniil na Toro Rosso, ainda mais com a Rússia entrando no calendário da F1 no ano que vem, mas a Red Bull não chega a ser uma empresa com o pires na mão e não aparenta ter vendido a vaga por um piloto... que ela mesmo apóia!

A verdade é que Kvyat vem de duas temporadas muito fortes nos dois últimos anos, com um título na F-Renault Alps, junto com um vice-campeonato na versão europeia da categoria de base, onde foi derrotado por Vandoorne. Esse ano o russo vem participando com destaque na GP3 e na F3 Europeia, com vitórias e pódios nas duas categorias. Apesar de anteriormente parecer estar ainda na fila para chegar na Toro Rosso, Kvyat surpreendeu a todos e estará no grid da F1 em 2014. Por sinal, algo me chamou a atenção. Kvyat nasceu apenas cinco dias antes da morte de Senna e com certeza será o primeiro piloto dessa geração que não terá o brasileiro como ídolo.

Nenhum comentário: