sábado, 26 de outubro de 2013

Tira o Vettel, Galvão!

Tomara mesmo que Bernie Ecclestone não esteja ouvindo Galvão Bueno em sua filosofia  de retrocesso em voltar ao antigo sistema de classificação de uma hora com voltas limitadas, em que o próprio narrador global vivia criticando, dizendo que era muito chato. O atual sistema de classificação, na minha opinião, é o melhor que eu já acompanhei e ainda pode proporcionar surpresas, como a queda de Grosjean no Q1. Se a pole estava definida com poucos minutos de treinos no Q3, a única coisa que pode ser feita é simples: tirar Sebastian Vettel da disputa!

O alemão não tem culpa de ser excepcional e de ter um carro do mesmo nível. Com isso, Vettel é capaz de colocar 1s em qualquer carro ou piloto com o mesmo tipo de pneu com a facilidade de ir na esquina para comprar pão. Por isso os treinos estão chatos, não o formato dele. Mudar o sistema de classificação é mesmo que dar um remédio para febre para uma pessoa que está com febre, sendo que ele pode estar com uma grave infecção, porém, nesse caso, não há muito o que fazer para dar o remédio certo para a doença (a chatice dos treinos), que é frear o domínio de Vettel, pois além da Red Bull estar bem superior, é escancarado como as demais equipes não estão nem aí para o que acontece nas pistas em 2013. Se pudessem, pediriam para faltar essas últimas provas e se concentrar no difícil carro para 2014.

Observando o quanto Vettel domina e incomoda muita gente, fico imaginando se ele fosse brasileiro. Provavelmente o formato dos treinos seria sensacional! A F1 não estaria chata ou desequilibrada, como Reginaldo Leme deixou a entender. A transmissão do treino de hoje foi tão ruim, que a quase confirmação de Massa na Williams para os próximos anos transformou a Lotus em uma equipe de ponta em quase num time falido, enquanto a Williams se transformou numa equipe estruturada e cheia de potencial, sendo que desde a saída de Montoya (há dez anos atrás....) a Williams não sabe mais o que é brigar pelo título. Nós reclamamos da Globo, mas há coisas muito piores por aí, como os comentários do energúmeno do Eduardo Homem de Mello (um exemplo: o ex-piloto acha que Vettel é apenas um piloto bom e nada mais...), mas hoje o trio Galvão-Reginaldo-Burti não estava num dia muito feliz, com comentários cheio de saudosismo de um tempo em que os brasileiros dominavam, não que a F1 estivesse melhor ou pior do que a atual. Resumindo: o comentário do Galvão para mudar o treino (não nos esqueçamos que o narrador certa vez disse que está tendo mudanças demais na F1...) deverá cair em uma de suas várias abobrinhas.  

E a corrida tende a ser muito parecida, com Vettel dominando para confirmar seu tetracampeonato, enquanto os demais pilotos tentam alguma coisa diferente na base da estratégia, pois vários pilotos largarão entre os dez primeiros amanhã com pneus médios, mas não há muitas dúvidas que o resultado será outra vitória de Vettel amanhã, consolidando o tetra. Chato, não? Ver um piloto fazendo história... #sqn

Nenhum comentário: