sábado, 12 de outubro de 2013

Salvando a honra

Desde que Mark Webber anunciou sua aposentadoria no meio do ano, o australiano baixou claramente sua guarda frente a Vettel, ainda se lembrando do 'Multi 21' na Malásia, e já nessa reta final de campeonato, Webber era o único piloto do grid que ainda não havia derrotado seu companheiro de equipe em classificações. Porém, Webber aproveitou o problema de Vettel com o Kers, algo que o australiano experimentos algumas vezes nesse ano, para superar o alemão e conseguir sua primeira pole em quase um ano de tentativas, podendo fechar sua temporada de despedida com uma vitória.

Com o clima ainda pesado pelo anúncio da morte de Villota e muito vento, os treinos em Suzuka não foram muito tranquilos, com dois incêndios durante o Q1. O mais perigoso foi de Esteban Gutierrez, pois apesar do fogo do mexicano tenha sido bem menor do que o de Jean-Eric Vergne na pista, os boxes de uma equipe de F1 é cheio de líquidos inflamáveis e uma tragédia poderia ter acontecido dentro do pit da Sauber. Desde os treinos livre que Vettel estava lidando com problemas no kers e com a Red Bull imparável nos últimos tempos, Webber viu sua grande chance surgir. Na briga particular entre os dois carros azuis, Vettel ainda fez mágica ao ficar um décimo atrás do australiano mesmo com seu carro não estando 100%, mas Webber finalmente superou o alemão para ficar com a pole. Na briga do 'resto', mais uma vez Hamilton ficou com o terceiro lugar superando por muito pouco Romain Grosjean, em grande fase nesse final de campeonato. Destaque positivo para Felipe Massa, que vinha fazendo um treino discreto, sempre escapando da degola na última volta, ao conseguir um quinto tempo colocando três décimos em cima de Alonso, que largará três posições abaixo. Não me lembro de uma diferença tão grande a favor de Massa, que necessita urgentemente de bons resultados para conseguir um bom lugar em 2014. O problema é que seu adversário na vaga mais atraente para o ano que vem, a Lotus, também foi muito bem, com Nico Hulkenberg fazendo um algo mais com a limitada Sauber. Pelas informações vindas do oriente, se depender unicamente do talento, a Lotus escolherá Hulkenberg. Hoje, pode-se dizer que Massa é visto como 'Pay-Driver'.

Amanhã Webber terá a chance de conseguir sua primeira vitória no ano, mas para isso terá que fazer algo que ainda não o fez em 2013: largar bem. Se conseguir completar a primeira curva na frente de Vettel, com ar limpo na frente, Webber terá boas chances de terminar sua carreira com uma vitória final.

Nenhum comentário: